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Inteligência Artificial no Marketing Digital: Quais os benefícios para sua empresa?

 

 

Falar sobre Inteligência Artificial (AI) no marketing digital é o assunto mais recorrente entre os profissionais do marketing em geral. A verdade é que a AI está cada vez mais presente em nossas vidas, em todas as áreas. Ou seja, é uma tecnologia que pode ser aplicada tanto no ambiente de trabalho, como no doméstico.

Para as empresas, a chegada da Inteligência Artificial em seus diversos setores e processos traz  grande vantagem competitiva frente à concorrência. No marketing, isso não seria diferente.

Pensando nisso, neste conteúdo você vai conferir quais as vantagens, benefícios e quais atividades do seu time de marketing digital podem ser otimizadas pela IA. Aproveite ainda para saber como ela pode contribuir com o retorno sobre investimento, engajar seu público-alvo e muito mais.

 

Como a IA pode ser aplicada no setor de marketing digital do seu negócio?

 

Se você já entende o que é a Inteligência Artificial, sabe que ela se manifesta na capacidade de aprendizado, raciocínio e outras habilidades que são típicas da inteligência humana.

Dessa maneira, o computador pode ser treinado, por exemplo, para reconhecer ou isolar uma voz, como feito na gravação do último lançamento dos Beatles. 

Na música, “Now and Then”, uma IA aprendeu e isolou a voz de John Lennon, permitindo que a composição fosse produzida e finalmente lançada pelos membros remanescentes da banda de Liverpool.

O novo lançamento trouxe novo fôlego, tanto de audiência, quanto comercial para tudo que cerca os Beatles. Porém, no marketing digital, existem outras possibilidades de aplicação da IA. 

 

Análise de dados

Todos os dias, sua empresa capta e analisa uma quantidade exorbitante de dados. Essa montanha de números traz inúmeras informações sobre tendências, padrões e comportamentos que poderiam passar despercebidos para um ser humano.

Uma máquina é capaz de analisar dados o dia inteiro, sem parar e sem cansar. Mais ainda, é possível ensinar a IA a buscar e analisar dados específicos. Eles podem ter impacto decisivo no seu negócio, mas também para suas estratégias e ações de marketing.

Sem dúvida, sua forma de comunicar com o público pode ser mais assertiva e próxima, quando os dados certos são coletados e bem interpretados.

Aproveite para conhecer tudo sobre a instalação do Google Analytics 4 e aplicar essa poderosa ferramenta de análise de dados no seu planejamento e execução de marketing.

 

Qualificação de leads

Quer saber o quanto seus leads estão qualificados para realizar uma compra ou receber uma comunicação do seu time de vendas? É possível utilizar o aprendizado de máquina e a IA para ter esses números em mãos. 

Com os dados, fica mais fácil estabelecer uma abordagem coerente com o momento do seu cliente, melhorando de forma considerável a gestão de leads

O resultado disso é entregar leads qualificados para o time de vendas, aumentar a conversão e proporcionar uma experiência de compra de alta qualidade para o cliente.

 

Chatbots

Os chatbots alimentados por IA têm como objetivo trazer agilidade e soluções rápidas para o cliente. Além disso, eles podem desafogar o time de atendimento, para focar apenas nas demandas mais complexas e que demandam acompanhamento humano.

A verdade é que os chatbots estão caminhando para uma perspectiva de um atendimento cada vez mais humano e pessoal. 

serviços de chatbot capazes até de se adaptar a linguagem do cliente, o que pode ser extremamente vantajoso se relacionar com seu tipo de público. Já pensou nisso?

 

Estratégia e produção de conteúdo

O conteúdo é parte fundamental e um dos pilares do marketing. Nesse sentido, um dos benefícios da Inteligência Artificial é auxiliar na criação e na produção de diversos formatos de conteúdo.

Ferramentas como chatGPT, ChatSpot e outras podem facilitar o alinhamento de todas as ações, que ficam mais consistentes e interligadas entre si. Isso pode ser bastante vantajoso, principalmente se seu marketing é multicanal.

A inteligência é capaz de entregar dados para a segmentação de público em cada um das plataformas, mas também a partir de outros critérios, como idade, gênero, localização, entre outros.

 

Otimização de campanhas de publicidade

A otimização de campanhas de publicidade é outro plus que a Inteligência Artificial pode proporcionar para o marketing digital. Com ela, é possível criar estratégias mais alinhadas ao público.

A AI também permite que as campanhas sejam mais assertivas na escolha de palavras-chave. Mas também que o monitoramento do desempenho da ação seja feito praticamente em tempo real. Com isso, é possível aumentar o ROI e o sucesso do planejamento de marketing.

 

Brainstorm

Se você está tendo um bloqueio criativo, ferramentas como o chatGPT podem ajudar a descomplicar seu fluxo criativo.

Além disso, é uma ótima maneira de sair do lugar comum e explorar novas maneiras de abordagem de conteúdo, por exemplo.

 

Confira 5 benefícios da aplicação de inteligência artificial no marketing digital

Agora que você já sabe em quais processos do marketing digital a Inteligência Artificial pode ser aplicada, confira 5 vantagens competitivas e benefícios que essa dupla pode proporcionar para sua empresa.

 

1.Trabalhar com maior agilidade e eficiência nos processos

A Inteligência artificial pode trazer mais rapidez e eficiência para os processos do setor de marketing. Assim, a equipe ganha mais tempo para despender energia e foco em atividades estratégicas e de planejamento.

 

2. Ter mais precisão e assertividade na comunicação com o público

Além de agilidade, a Inteligência Artificial tem a capacidade de operar com alta demanda de trabalho.

Essa característica também pode ser decisiva para o sucesso de suas ações, principalmente em um cenário em constante mudança. Ou seja, a IA contribui com a gestão na rápida tomada de decisões, traz maior exatidão e reduzr riscos.

 

3. Formar uma comunidade com alto engajamento de público

Quando você fala a língua do seu público, entende as dores e compreende os desejos dele, aumenta muito as chances de criar uma comunidade engajada. 

Sem contar que criar uma experiência personalizada no atendimento e na solução de dúvidas faz toda a diferença nos resultados de satisfação.

 

4. Ter maior retorno de investimento

Quando se fala em negócios, cada centavo conta. Dessa forma, a Inteligência Artificial aplicada ao marketing digital pode fazer com que a utilização dos recursos financeiros seja otimizada.

Assim, você evita rasgar dinheiro em campanhas de publicidade infrutíferas, ganha em conversões e vende mais!

Que tal aprender como fazer o cálculo do ROI? Descubra como fazer essa conta com sete dicas de ferramentas que vão trazer mais exatidão na hora de monitorar seu investimento em tráfego pago.

A Inteligência Artificial pode substituir aquelas tarefas repetitivas, como construção de e-mails, relatórios, postagens e outras atividades.  Esse cenário permite com que você possa direcionar seus recursos humanos para atividades mais estratégicas.

Mais do que isso, a IA é um instrumento que vai contribuir para que sua empresa faça investimentos de forma bem direcionada.

Dessa forma, é possível ainda investir no crescimento do seu negócio, ao investir em novos serviços, produtos e soluções por meio de inovação constante. Claro, nesse ponto a IA também é um recurso que pode e deve ser aplicado.

Percebeu que os benefícios da Inteligência Artificial no marketing digital são colhidos por toda a empresa? Por aqui, você viu ainda em quais tarefas ela pode ser uma grande aliada.

O blog da Mango espera que essas informações sejam muito úteis para te ajudar a alcançar o sucesso. Aproveite para conhecer soluções de marketing digital para indústrias que desejam se destacar no mercado.

Até o próximo conteúdo!