Bem-vindo ao Google Analytics 4, a mais nova versão do Google de sua plataforma Google Analytics. Neste artigo separamos tudo o que você precisa saber (até agora) sobre esse assunto. Confira!
Você leu certo: o Google Analytics 4 já está disponível, a mais nova versão do Google Analytics Universal, o famoso software de coleta de dados e análise de tráfego da web.
Com mais e-commerces ativos, e empresas investindo em campanhas de Marketing Digital, ferramentas de análise são essenciais para medir e acompanhar as KPIs.
Desde 2005 no ar, o Google Analytics é amplamente usado por milhões de empresas para rastrear a interação de seus usuários em sites e aplicativos.
E agora, com o Google Analytics 4, é possível acessar tudo isso de forma completa, através de uma interface bem mais intuitiva.
Então, pronto para aprender mais? Leia este artigo até o final e vamos conhecer juntos o novo Google Analytics 4!
O que é o Google Analytics 4?
O Google Analytics 4 é a mais nova atualização da plataforma de rastreamento lançada pelo Google.
O Google descreve o objetivo do novo Google Analytics como uma abordagem de medição de canais e dados preditivos baseados em Inteligência Artificial, tudo de uma só vez.
O GA4 foi atualizado tendo como base a propriedade App + Web, introduzida na versão beta em 2019.
Após 15 anos do lançamento do Google Analytics Universal, a versão 4.0 da plataforma vem para se adequar às novas realidades de mercado e às necessidades de empresas e usuários.
Essas mudanças são decorrentes de leis de proteção de privacidade (como a LGPD) e a diminuição da estabilidade das análises tradicionais, como as opções de consentimento de cookies exigidas por essas leis.
Como funciona o Google Analytics 4?
Diferente do GA Universal, que era baseado em pageviews (sessões ou visitas) , a forma de coleta do GA4 é baseada em eventos.
Entende-se por eventos toda e qualquer interação que o usuário executa em um site ou aplicativo (clicar em um botão, descer a barra de rolagem, abrir uma imagem, realizar uma pesquisa no site etc).
Tudo isso significa que seu principal objetivo é mudar a forma como os dados são mostrados para focar nos usuários – principalmente na jornada do visitante, desde a primeira visita até a conversão final.
Resumindo: o Google Analytics 4 nos dará as informações essenciais para entender ainda mais sobre o gosto, perfil e interesses do nosso público.
Leia mais: Saiba o que é Google Shopping e como funciona essa ferramenta para e-commerce
Novos recursos do GA4
Relatórios de alto nível são o fator chave das propriedades do Google Analytics 4!
Você encontrará vários relatórios diferentes listados no lado esquerdo da interface do Analytics.
Esses relatórios podem mostrar dados sobre seus usuários, como eles encontraram sua empresa e como estão interagindo com ela.
Se você quiser se aprofundar em um tópico específico, poderá explorar um relatório mais aprofundado e abrangente.
Além disso, o GA4 permite edições, correções e ajustes na maneira como os eventos são rastreados em suas análises, sem precisar editar o código no local.
A importação de dados agora pode incluir uma ampla variedade de dados de fontes que não são do site (como aplicativos, por exemplo), tudo em uma propriedade.
O acompanhamento de vários domínios que também não requer ajustes de código e pode ser feito na interface do usuário.
Como instalar o Google Analytics 4?
Passo 1: criar uma conta do Google Analytics
Crie uma conta no Google Analytics clicando em “+ Criar Conta”. Preencha as informações de conta e propriedade.
IMPORTANTE: Clique em “Mostrar opções avançadas” conforme imagem abaixo:
Nessa tela que se abrirá, selecione a chavinha e as opções de “Criar uma propriedade do Google Analytics 4 e outra do Universal Analytics” ou “Criar apenas uma propriedade do Universal Analytics” aparecerá.
Você deve preencher a URL com o endereço do seu site (sem o http ou https – que deve ser selecionado à esquerda desse campo).
Selecione a opção “Criar uma propriedade do Google Analytics 4 e outra do Universal Analytics”.
ATENÇÃO: Se você já tem uma conta do Google Analytics, antes de começar, certifique- se de estar fazendo tudo em uma cópia da sua propriedade.
Passo 2: configurar o Google Tag Manager
Primeiramente, você deve criar uma conta no Google Tag Manager. Para isso, após logar na conta do Google Tag Manager, clique em “Criar Conta”
Ao criar sua conta, preencha o nome da conta e da Propriedade, selecione Web para a versão do Google Analytics Web.
Agora você deve inserir os códigos abaixo nas tags <head> e <body> do seu site. Dessa forma, você finaliza o primeiro passo de configurar o Google Tag Manager.
Passo 3: adicionar a tag com a métrica de fluxo de dados do Google Analytics 4
Volte para a conta do Google Analytics 4, copie o “ID da métrica” (caso você não o encontre, ele pode ser localizado na aba “Fluxo de Dados”).
Você vai usar o ID da métrica em uma nova tag. Para isso, na conta do Google Tag Manager que você criou, selecione “Tags”, “Criar nova tag” e por fim, “Google Analytics – configuração do GA4”.
Insira o “ID da métrica” que você copiou (Google Analytics 4) no campo abaixo.
Por fim, selecione o acionador de “All pages” para ser disparado em todas as páginas.
Pronto! Você acabou de instalar o Google Analytics 4!
Agora sim! Você já está com sua conta do Google Analytics 4 instalada mantendo a versão do Universal Analytics.
Se você não tem um site e quer começar a dar os primeiros passos e usar o Google Analytics 4, basta acessar o link da Conta Demo do Google Merchandise Store: https://support.google.com/analytics/answer/6367342?hl=en
Essa conta já trará a versão do Google Analytics 4, onde você poderá navegar por todas as abas dessa nova versão do Google Analytics.
E-book grátis:
E se você chegou até aqui, e deseja potencializar o tráfego orgânico do seu site, não deixe de fazer o download do eBook “Aprenda SEO Avançado“, material exclusivo e complementar, que apresenta técnicas incríveis que vão fazer o tráfego do seu blog decolar.
Clique no banner abaixo e faça o download agora mesmo!