Gestão de leads é o processo de capturar os contatos, qualificá-los, nutri-los e convertê-los em clientes. Leia e saiba mais!
Quem utiliza o Inbound Marketing sabe que para ter resultados expressivos é essencial fazer uma boa gestão de leads de forma eficaz.
Os leads são um “tesouro”, afinal, eles são a base para que um negócio possa obter cada vez mais clientes.
Mas, caso você ainda esteja “engatinhando” nesse mundo digital, fique tranquilo que vamos começar pelos conceitos básicos.
Quer entender melhor como tudo isso funciona na prática? Continue a leitura deste texto e entenda porquê é tão importante a gestão de leads para a sua empresa!
O que é um lead?
De forma geral, o lead é um usuário que fornece suas informações de contato (nome, telefone, email etc) em troca de algum benefício.
É como se esses dados funcionassem como uma espécie de “moeda de troca” no Marketing Digital.
O usuário preenche um formulário em um site, blog, redes sociais, landing pages, email etc e recebe algum material que seja relevante para ele. Pode ser um e-book, um quiz, um infográfico, uma planilha, uma newsletter, entre outros.
Quando isso acontece é um sinal de que ele já mostrou algum tipo de interesse pela sua empresa, mesmo que ainda não tenha finalizado uma compra efetivamente.
E a vantagem de descobrir quem é essa pessoa por trás da tela, é que você pode se aproximar de maneira mais direta, nutri-la com bons conteúdos e conquistá-la para que, no futuro, ela se torne um cliente.
O problema é que muitas organizações ainda não sabem o que fazer com todos esses dados e abordam os leads de maneira incorreta.
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O que é gestão de leads?
A gestão de leads se trata de uma série de ações e métodos aplicados na jornada de compra, para guiar a persona nas etapas do funil de vendas.
Todo esse processo se inicia no momento em que os leads são capturados. Assim, eles podem ser qualificados, nutridos e estimulados a avançar nas etapas do funil de conversão, para se tornarem futuros clientes.
Dependendo do canal de origem do lead é possível:
- Reconhecer qual a etapa do funil de vendas em que o lead está;
- Separar os leads não-qualificados das oportunidades de negócio;
- Identificar seus desejos e interesses.
Mas, atenção: o desafio está em como automatizar o máximo possível e criar processos padronizados para garantir eficiência na hora de gerir um número grande de leads.
E lembre-se também que a gestão de leads não é sobre usar artifícios comerciais da publicidade tradicional. E, sim, algo que envolve “educar” os futuros compradores através de conteúdos de qualidade.
Leia também: Vantagens de contratar uma agência de marketing digital
7 Ferramentas de automação de marketing
E para ter acesso a tudo isso, você vai precisar utilizar ferramentas específicas de automação de marketing. São elas que irão potencializar a sua estratégia de conversão!
Existem no mercado inúmeras plataformas que podem ser utilizadas e as opções variam entre programas gratuitos e pagos. Atualmente as mais conhecidas e utilizadas são:
Por que a gestão de leads é importante?
A importância da gestão de leads está na capacidade de, não apenas capturar os contatos, mas também, como já foi citado anteriormente, entendê-los, nutri-los e convertê-los.
Sem o gerenciamento dessas informações você terá um banco de dados lotado de e-mails e nomes, mas nenhuma venda proveniente dessa ação.
Ou seja, investir nesse processo permite atrair e reter potenciais consumidores que ainda não estão no momento certo da compra.
Além disso, aumenta o número de oportunidades com maior chance de fechamento; melhora a produtividade e aumenta a motivação da equipe de vendas; aumenta a fidelização dos clientes atuais e melhora a relação entre as pessoas e a empresa.
Com uma boa gestão de leads também é possível identificar quais são os melhores canais de aquisição, ou seja, de onde estas pessoas interessadas na sua empresa estão vindo.
Isto vai direcionar seu investimento em marketing e fazer com que você gaste recursos apenas nos canais que realmente importam.
Por fim, com essas ações práticas fica mais fácil documentar a história de um usuário durante toda a jornada do consumidor, incluindo as interações e experiências que essa lead teve com sua empresa.
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Como você percebeu, a gestão de leads é algo valioso para garantir o sucesso do seu e-commerce.
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