Skip to content
  • Marketing digital
  • Cases de Sucesso
  • Materiais Ricos
  • Marketing digital
  • Cases de Sucesso
  • Materiais Ricos
Blog Agência Mango - Marketing Digital
  • Contato
  • Contato
×
Blog Agência Mango - Marketing Digital
×

Marketing Digital

Gestão de leads: o que é e qual a importância disso na sua empresa?

  • Agência Mango
  • junho 14, 2022
  • 9:32 am

Gestão de leads é o processo de capturar os contatos, qualificá-los, nutri-los e convertê-los em clientes. Leia e saiba mais!

 

 

Quem utiliza o Inbound Marketing sabe que para  ter resultados expressivos é essencial fazer uma  boa gestão de leads de forma eficaz.

Os leads são um “tesouro”, afinal, eles são a base para que um negócio possa obter cada vez mais clientes. 

Mas, caso você ainda esteja “engatinhando” nesse mundo digital, fique tranquilo que vamos começar pelos conceitos básicos. 

Quer entender melhor como tudo isso funciona na prática? Continue a leitura deste texto e entenda porquê é tão importante a gestão de leads para a sua empresa!

gestão de leads bob esponja gif

O que é um lead?

De forma geral, o lead é um usuário que fornece suas informações de contato (nome, telefone, email etc) em troca de algum benefício.

É como se esses dados funcionassem como uma espécie de “moeda de troca” no Marketing Digital. 

O usuário preenche um formulário em um site, blog, redes sociais, landing pages, email etc e recebe algum material que seja relevante para ele. Pode ser um e-book, um quiz, um infográfico, uma planilha, uma newsletter, entre outros.

Quando isso acontece é um sinal de que ele já mostrou algum tipo de interesse pela sua empresa, mesmo que ainda não tenha finalizado uma compra efetivamente.

E a vantagem de descobrir quem é essa pessoa por trás da tela, é que você pode se aproximar de maneira mais direta, nutri-la com bons conteúdos e conquistá-la para que, no futuro, ela se torne um cliente.

O problema é que muitas organizações ainda não sabem o que fazer com todos esses dados e abordam os leads de maneira incorreta. 

Quer conhecer melhor a sua persona?

Aproveite e baixe agora mesmo o modelo do MAPA DA EMPATIA que nós usamos aqui na Agência Mango!  

Assim você pode conhecer a fundo a personalidade do seu cliente ideal e vender muito mais!

banner mapa da empatia agência mango gestão de leads

O que é gestão de leads?

A gestão de leads se trata de uma série de ações e métodos aplicados na jornada de compra, para guiar a persona nas etapas do funil de vendas. 

Todo esse processo se inicia no momento em que os leads são capturados. Assim, eles podem ser qualificados, nutridos e estimulados a avançar nas etapas do funil de conversão, para se tornarem futuros clientes.

Dependendo do canal de origem do lead é possível:

  • Reconhecer qual a etapa do funil de vendas em que o lead está;
  • Separar os leads não-qualificados das oportunidades de negócio;
  • Identificar seus desejos e interesses.

Mas, atenção: o desafio está em como automatizar o máximo possível e criar processos padronizados para garantir eficiência na hora de gerir um número grande de leads.

E lembre-se também que a gestão de leads não é sobre usar artifícios comerciais da publicidade tradicional. E, sim, algo que envolve “educar” os futuros compradores através de conteúdos de qualidade.

 

Leia também: Vantagens de contratar uma agência de marketing digital

 

 

7 Ferramentas de automação de marketing

E para ter acesso a tudo isso, você vai precisar utilizar ferramentas específicas de automação de marketing. São elas que irão potencializar a sua estratégia de conversão!

Existem no mercado inúmeras plataformas que podem ser utilizadas e as opções variam entre programas gratuitos e pagos. Atualmente as mais conhecidas e utilizadas são:

  • RD STATION
  • BULLDESK
  • PIPZ
  • APLIQ
  • HUBSPOT
  • LEAD LOVERS
  • MAUTIC

Por que a gestão de leads é importante?

A importância da gestão de leads está na capacidade de, não apenas capturar os contatos, mas também, como já foi citado anteriormente, entendê-los, nutri-los e convertê-los.

Sem o gerenciamento dessas informações você terá um banco de dados lotado de e-mails e nomes, mas nenhuma venda proveniente dessa ação.

Ou seja, investir nesse processo permite atrair e reter potenciais consumidores que ainda não estão no momento certo da compra.

Além disso, aumenta o número de oportunidades com maior chance de fechamento; melhora a produtividade e aumenta a motivação da equipe de vendas; aumenta a fidelização dos clientes atuais e melhora a relação entre as pessoas e a empresa.

Com uma boa gestão de leads também é possível identificar quais são os melhores canais de aquisição, ou seja, de onde estas pessoas interessadas na sua empresa estão vindo. 

Isto vai direcionar seu investimento em marketing e fazer com que você gaste recursos apenas nos canais que realmente importam.

Por fim, com essas ações práticas fica mais fácil documentar a história de um usuário durante toda a jornada do consumidor, incluindo as interações e experiências que essa lead teve com sua empresa.

E-books grátis do Inbound Marketing

Como você percebeu, a gestão de leads é algo valioso para garantir o sucesso do seu e-commerce.

E caso queira melhorar a estratégia de Inbound Marketing na sua empresa e atrair mais leads, te convido a baixar agora mesmo o nosso Guia Completo do Inbound Marketing.

Com ele é possível aprender sobre as principais diferenças do Inbound Marketing, suas principais vantagens para o seu negócio e mais 7 Estratégias para você testar começar a testar hoje mesmo! 

Clique na imagem abaixo e faça o download grátis! 👇👇

banner guia inbound marketing agência mango

Este texto foi útil? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e conte com a ajuda da Agência Mango!

Leia também: Saiba o que é gestão de projetos e sua importância para o Marketing

Facebook
Linkedin
Reddit
Tumblr
Telegram
Picture of Agência Mango

Agência Mango

A Mango é uma Agência focada em Branding e Growth. Por meio de estratégias de Inbound Marketing, Tráfego Pago e uma cultura orientada a dados, trabalhamos do planejamento à execução de estratégias que fazem as empresas escalarem e ter um crescimento saudável.
Como Usar Blog no Inbound Marketing para Gerar Leads em 2025

Como Usar Blog no Inbound Marketing para Gerar Leads em 2025

maio 10, 2025 . Agência, Marketing Digital
Agência MangoPor Agência Mango
Branding + Growth Marketing: Como escalar resultados com essa combinação

Branding + Growth Marketing: A chave para a escala de resultados

maio 5, 2025 . Brading
Agência MangoPor Agência Mango

Marketing digital

Como Usar Blog no Inbound Marketing para Gerar Leads em 2025

Como Usar Blog no Inbound Marketing para Gerar Leads em 2025

maio 10, 2025 . Agência, Marketing Digital
Agência MangoPor Agência Mango
Estratégias de Growth e identidade de marca

Estratégias de Growth que Respeitam a Identidade da Marca

abril 16, 2025 . Marketing Digital
Agência MangoPor Agência Mango
estratégia de branding

Por que investir em estratégia de branding vai além da identidade visual

março 11, 2025 . Brading, Marketing Digital
Agência MangoPor Agência Mango
Veja Mais

E-commerce

Tycket-estrategia-carrinhos-abandonados

Case Tycket: Como a Mango Recuperou mais de 10% dos Carrinhos Abandonados

26 de março de 2025 . Agência Mango

Passo a Passo para Estruturar uma Loja Virtual de Sucesso

7 de novembro de 2024 . Agência Mango
como criar um blog

Como criar um blog para e-commerce? Dicas essenciais para o sucesso!

28 de março de 2022 . Agência Mango

Case de Sucesso

Tycket-estrategia-carrinhos-abandonados

Case Tycket: Como a Mango Recuperou mais de 10% dos Carrinhos Abandonados

26 de março de 2025 . Agência Mango
case colli bike

Case Colli Bike: Como o relayout do site transformou a percepção da marca

30 de outubro de 2024 . Agência Mango

Case de Sucesso Viação Garcia e Brasil Sul Revolucionando a Presença Digital

25 de outubro de 2023 . Agência Mango

Gestão e Liderança

Inteligência Artificial no Marketing Digital: Quais os benefícios para sua empresa?

16 de janeiro de 2024 . Agência Mango
formação de líderes topo

Agência Muito Mais Digital, de Curitiba (PR), investe na formação de líderes internos

11 de fevereiro de 2022 . Agência Mango
como-reter-talentos-na-agência-de-marketing

Como reter talentos na sua agência de Marketing Digital e diminuir sua taxa de turnover 

2 de dezembro de 2021 . Agência Mango

Inscreva-se em nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades!
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
2024 Agência Mango. Todos os direitos reservados.
Agência Mango

Criação de sites