Algumas ferramentas de análise podem te ajudar a realizar o cálculo do ROI com mais facilidade e exatidão.
O cálculo do ROI é uma das principais etapas em uma campanha de mídia paga, afinal, é por meio desse procedimento que você poderá avaliar o desempenho das suas estratégias.
No entanto, realizar essa tarefa pode ser uma missão um pouco complexa, principalmente se você ainda não tem muita experiência no assunto.
Pensando nisso, preparamos este artigo para indicar 7 ferramentas de análise que irão te ajudar a calcular o ROI dos seus investimentos em marketing digital.
A importância do cálculo do ROI para o seu negócio
Antes de indicarmos as ferramentas, vale reforçar o quanto o cálculo do ROI (Return on Investment) é imprescindível para qualquer empresa.
Trata-se de um indicador capaz de fornecer uma visão ampla da performance de cada campanha, apontando de maneira clara as iniciativas que apresentaram os melhores e os piores resultados.
A partir daí, é possível definir estratégias de Marketing Digital de maneira mais assertiva, reforçando os métodos que funcionaram e descartando (ou adaptando) as campanhas ineficazes.
Leia mais: “O que é ROI no Marketing Digital e como calculá-lo?”.
Nele, você vai conhecer mais detalhes sobre esse conceito, e encontrará fórmulas e dicas de como realizar esse cálculo.
Ferramentas que vão te ajudar a calcular o ROI das suas campanhas:
Agora que você já sabe o conceito básico do ROI, chegou a hora de apresentar algumas ferramentas que podem te ajudar na hora de realizar essa tarefa.
Por meio delas, você poderá mensurar resultados com mais exatidão e de maneira automatizada e precisa.
1. Google Analytics
Considerada uma das ferramentas de análise mais completas do mercado, o Google Analytics permite que você acompanhe seus resultados de maneira detalhada e personalizada.
Por meio dele, você terá acesso a dados importantes relacionados à performance dos seus anúncios, contemplando informações como fonte de tráfego, taxa de rejeição, informações demográficas, conversões assistidas, entre outras.
Uma plataforma ideal para quem deseja estar a par do desempenho das suas campanhas de marketing digital.
2. Google Ads
Os anúncios realizados por meio do Google Ads também apresentam resultados muito relevantes para quem deseja calcular o ROI das suas campanhas.
Você pode conferir diversos tipos de dados como, por exemplo, o CPC (custo por clique), bastante indicado para quem deseja ter total controle, tanto da performance, quanto do orçamento de cada anúncio.
Ainda no mesmo conceito, também é possível conferir a taxa de cliques, índice que aponta de maneira direta o nível de eficácia das palavras-chave escolhidas.
Leia também: Saiba o que é Google Shopping e como funciona esta ferramenta para e-commerce
3. Quintly
A Quintly é uma ferramenta focada em análise de redes sociais, onde você poderá ficar a par dos resultados de diferentes mídias.
Entre as redes sociais contempladas pela plataforma, estão o Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, LinkedIn e o Pinterest.
Através dela, é possível personalizar uma dashboard com as métricas mais pertinentes para o seu contexto.
A partir daí, você terá acesso fácil aos resultados de cada mídia, podendo colher informações valiosas que irão te ajudar a calcular o ROI.
A plataforma é paga, no entanto, você pode realizar um teste gratuito durante o período de 14 dias.
4. Facebook Insights/Facebook Ads
O Facebook Insights é mais uma das grandes invenções de Mark Zuckerberg para a plataforma.
Além de apresentar dados extremamente relevantes sobre os hábitos, costumes e o comportamento de consumo dos usuários, essa ferramenta também permite que você tenha acesso a informações de performance de todas as publicações da sua página.
Por outro lado, o Face Ads é a plataforma ideal para desenvolver e mensurar os anúncios de mídia paga, apresentando todos os resultados de maneira direta e detalhada.
Ao utilizar as duas plataformas em paralelo, você poderá ter uma visão mais ampla sobre seus investimentos, identificando e comparando o desempenho dos canais pagos e orgânicos.
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5. AgoraPulse
Os comentários nos anúncios são ótimos indícios de que as campanhas estão, ou não, funcionando bem.
No entanto, monitorar essa métrica pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente quando há diferentes anúncios ativos ao mesmo tempo.
Nesse sentido, o AgoraPulse se destaca como uma ferramenta bastante útil, capaz de apresentar todos esses comentários de maneira cronológica e em uma caixa de entrada unificada.
A partir daí, você terá acesso a todo engajamento gerado nos dark posts, permitindo uma visão mais detalhada sobre os resultados de cada anúncio na plataforma.
6. Scup
O Scup é outra ferramenta indicada para criar, monitorar e analisar o desempenho das suas campanhas nas redes sociais.
Seu principal diferencial está na possibilidade de gerenciar o SAC 2.0, permitindo uma visão detalhada sobre a interação dos usuários com as empresas presentes em diferentes redes sociais.
Todas essas informações são apresentadas de maneira centralizada, dessa forma, você terá acesso a dados importantes que, de maneira geral, não são tão fáceis de coletar, permitindo um cálculo do ROI ainda mais detalhado.
7. RD Station
Considerada uma das plataformas mais conhecidas do mercado, o RD Station apresenta ferramentas de análise que oferecem informações ricas sobre os resultados das suas campanhas.
Com todas as configurações estabelecidas, é possível ter acesso a dados como canais de entrada dos leads, páginas mais acessadas, alcance digital e número de conversões reais, tudo isso de maneira minuciosa e acessível.
Coloque em prática
O cálculo do ROI é uma atividade capaz de demonstrar o valor dos seus esforços em relação às campanhas de mídia paga, apresentando informações relevantes para que você possa aplicar o seu dinheiro de forma correta.
E utilizando as ferramentas citadas neste artigo, você será capaz de colocar essa tarefa em prática com muito mais facilidade e precisão.
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