Como desenvolver liderança informal na sua equipe de Marketing Digital?

Liderança informal refere-se à capacidade que um indivíduo tem de influenciar o comportamento de outras pessoas, mesmo sem um cargo de gestão.

Mesmo quem não tem um cargo de autoridade em seu local de trabalho, ainda poderá influenciar pessoas, ganhar prestígio, destacar, desenvolver e aplicar a liderança informal no dia a dia. 

Líderes informais podem preencher a lacuna entre líderes formais e colaboradores, atuando como verdadeiros porta-vozes ou mediadores para ambas as partes.

Além disso, são pessoas que, mesmo sem uma posição formal, são respeitadas pela equipe porque estão comprometidas com os resultados, costumam ser apaixonadas pelo que fazem e vestem a camisa da companhia.

E é por isso que muitas agências de marketing digital, do país e do mundo, já compreenderam a importância de desenvolver a liderança do seu time, mesmo que não tenham muitas posições de gestão.

Por isso, se na sua agênciavocê ainda não parou para prestar atenção em seus funcionários de alto potencial, e não está oferecendo-lhes oportunidades adequadas para eles alavancarem, saiba que você pode estar perdendo grandes talentos, que fariam a diferença.

Neste artigo, você vai entender o conceito teórico de liderança informal, ver quais são as características mais comuns de um líder informal e o que você pode fazer para explorar isso com seus funcionários.

O que é liderança informal?

Liderança informal refere-se à capacidade que um indivíduo tem de influenciar o comportamento de outras pessoas por outros meios, mesmo sem um cargo de gestão formal, aquele que é conferido pela organização, por meio de suas regras e procedimentos.

Dessa forma, esse colaborador é percebido como líder pelo restante das pessoas por causa de sua reputação, credibilidade e influência no local de trabalho, tornando-se “dignos” de serem seguidos ou ouvidos. 

Embora os líderes informais não tenham uma posição de poder formal dentro de uma agência, eles ainda conseguem influenciar e liderar aqueles que estão ao seu redor, independentemente do cargo.

De forma geral, os líderes informais têm três bases de poder:

  • Poder de referência: em outras palavras, eles lideram pelo exemplo.
  • Poder de especialista: outras pessoas (funcionários e gestores) os procuram em busca de conhecimentos e habilidades que ninguém mais na organização possui. 
  • Poder de recompensa: a empatia é a base e elogiam e reconhecem os membros da organização por um trabalho bem executado.

Traços de quem exerce lierança informal

Normalmente, os líderes informais têm um determinado conjunto de características que os ajudam a ganhar esse reconhecimento. 

Mas, lembre-se: aqueles que são reconhecidos como líderes informais desenvolvem essas características com o tempo. 

Confira alguns atributos comuns de um líder informal:

Agem de forma natural e sem interesses ou intenções

Os líderes informais oferecem sua ajuda sem um motivo oculto. Eles reconhecem o que precisa ser feito e o fazem – mesmo que não traga nenhum benefício para eles. Em outras palavras, eles não querem ganhar nada com a ajuda que oferecem.

Conhecem a agência de forma aprofundada

Colaboradores que atuam de forma tão engajada costumam conhecer muito bem as políticas da agência, seus objetivos, sua cultura, sua história e seus líderes. Ter esse conhecimento permite que eles o compartilhem com outras pessoas.

Constroem bons relacionamentos 

Ao invés de apenas interagir com um pequeno grupo de pessoas, os líderes informais passam a conhecer muitas pessoas dentro de sua organização. Fazer amigos e criar relacionamento com pessoas diferentes os ajuda a construir confiança e lealdade entre seus colegas; é isso que faz eles serem tão respeitados.

Praticam a escuta ativa

Mesmo sem ter a necessidade de escutar reclamações ou sugestões, esses funcionários, geralmente, ouvem todos os pontos de vista de seus líderes e colegas, mostrando assim que se preocupam com todos os envolvidos e não apenas com seus próprios interesses.

Leia também: O que é gestão de carreira e porque ela é tão importante para o sucesso da sua agência de Marketing Digital

Como desenvolver a liderança informal do seu time?

Saiba que esse comando pode aflorar espontaneamente em qualquer colaborador, desde que o líder formal, sabiamente, o estimule e crie situações propícias para o exercício da liderança.

E para que isso aconteça também na sua agência ou na sua agência, é preciso identificar pessoas que podem ajudá-lo na missão de conduzir o time, dá-lhes voz nas tomadas de decisão cotidianas e, em decorrência disso tudo, transformá-las em importantes aliadas nos desafios encontrados. 

Veja alguns exemplos do que pode ser feito a partir de agora:

1) Desafie os funcionários

Dê aos funcionários da sua equipe a chance de se desafiarem, atribuindo-lhes tarefas desconhecidas. Essa é uma forma eficaz de forçá-los a testar seus níveis de habilidade e mostrar o que sabem para os outros.

2) Crie um clima amigável

Embora seja importante conhecer as políticas e os prazos da agência, conhecer cada pessoa pessoalmente é essencial para obter mais respeito e admiração. 

Em vez de permitir que seus colaboradores construam relacionamentos apenas com pessoas que trabalham num mesmo departamento, permita que eles estabeleçam amizades com o maior número de pessoas possível. 

Um líder informal sempre busca se relacionar com pessoas cujo apoio ele precisará, no futuro, para concluir uma tarefa e alcançar um resultado. 

3) Peça ideias e opiniões

Se você, como gestor, identifica em sua agência alguns funcionários-chave, aproveite para pedir alguns conselhos ou compartilhar suas ideias com eles. 

Ao pedir feedback e fazer boas perguntas você pode avaliar o nível de conhecimento e comprometimento daquele colaborar e entender que, mesmo sem um cargo formal de liderança, ele é uma pessoa de confiança e pode assumir algumas responsabilidades futuramente.

4) Ofereça cursos e treinamentos rápidos focados em liderança

Algumas iniciativas simples, que podem ser desenvolvidas internamente ou com a ajuda de facilitadores externos, podem fazer a diferença no dia a dia de trabalho de uma equipe.

Por isso, promova palestras, cursos, workshops e treinamentos sobre liderança e incentive o time a estudar sobre o tema.

5) Estabeleça metas

Nada melhor do que alguns objetivos bem definidos para medir o grau de entrega e comprometimento de um membro da sua equipe.

Ao estipular determinadas metas, você poderá acompanhar, passo a passo, o que cada um está fazendo para atingir o esperado e eles terão a oportunidade para atuar de forma autônoma dentro da companhia.

A metodologia de metas que usamos na Agência Mango são as OKRs (Objectives and Key Results). De maneira simples e direta, OKR é um modelo ou framework para gestão ágil de desempenho.

Leia mais: O que significa KPI? Entenda porque é importante acompanhar os indicadores-chave de desempenho

Conclusão

A capacidade de desenvolver talentos e líderes dá ao seu negócio uma grande vantagem competitiva. É por isso que cada vez mais, empresas de todos os portes têm percebido a importância de investir na formação de sua equipe

Além das habilidades de gestão, os verdadeiros líderes são determinados, corajosos e capazes de inspirar outras pessoas, afinal, liderança não é um cargo, mas sim, é a capacidade de influenciar a si mesmo, aos outros e o ambiente em que está inserido.

Dê as ferramentas necessárias para seus colaboradores e prepare-se para ver um time completamente diferente e muito mais engajado!

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Leia mais: O que é liderança e porque desenvolver novos líderes em sua empresa



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