6 estratégias que vão impulsionar suas vendas de Natal

Aproveite o período de vendas de Natal para potencializar os resultados da sua empresa!

Chegamos em uma das épocas mais intensas e movimentadas do comércio brasileiro, onde os consumidores buscam pelas melhores oportunidades de compra, enquanto os lojistas trabalham incansavelmente para potencializar as vendas de Natal.

No entanto, fazer com que o seu negócio se destaque em meio a um mercado cada vez mais concorrido, pode acabar se tornando uma missão bastante desafiadora, principalmente quando pensamos no núcleo de compras e vendas online.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos te apresentar 6 estratégias que irão te ajudar a impulsionar os resultados e aumentar o seu faturamento no final do ano. 

6 estratégias para intensificar suas vendas de Natal

1) Provoque um senso de urgência

Os gatilhos mentais de urgência foram desenvolvidos por conta de um costume bastante comum entre os consumidores brasileiros: o de deixar tudo para a última hora.

E pensando no contexto das vendas de Natal, esse conceito se mostra ainda mais poderoso, afinal, estamos falando de compras que devem ser feitas com uma data limite estabelecida.

Ou seja, a ideia aqui é aproveitar a ocasião para provocar esse sentimento nos visitantes da sua loja. Para colocar isso em prática, é possível inserir um relógio com contagem regressiva em seu site, ilustrando o tempo limitado que suas ofertas estarão disponíveis.

Também é possível utilizar o argumento de que, comprando até determinada data, o consumidor poderá receber o seu produto antes do Natal, proporcionando mais confiança e incentivando a conversão.

Lembre-se de apostar em termos que façam referência à brevidade. Exemplos como “só até amanhã!” ou “tempo limitado” são muito poderosos, principalmente quando estão alinhados a uma campanha de sucesso.

2) Otimize as descrições dos seus produtos

Levar o potencial cliente até a sua página de venda, é uma garantia de que o produto será adicionado no carrinho? Claramente não. Porém, essa ação mostra que você já está no caminho certo. 

Em outras palavras, a tarefa aqui é convencer o visitante a concluir a ação, e nesse contexto, a descrição pode ser uma peça essencial para estimular o lead a realizar uma compra.

Por esse motivo, não deixe de atualizar as descrições dos seus produtos, mencionando que eles são ótimas opções de presentes para o Natal. Também é importante utilizar algumas palavras-chave compatíveis com a ocasião, dessa forma, você aumenta as chances de deixar sua página bem posicionada no Google.

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3) Trabalhe com sua base de leads

Se você já tem uma base de leads, não deixe de utilizá-la em suas estratégias de vendas de Natal. Trata-se de um público com alto potencial de conversão, que já possui um relacionamento prévio com a sua loja, e que provavelmente vai estar em busca de novos produtos para o natal.

Por isso, comece a se comunicar com eles o mais rápido possível, apresentando as condições especiais para a ocasião. Também vale a pena oferecer um cupom de desconto exclusivo para essa segmentação, assim, você estimula novas compras, ao mesmo tempo que fortalece o relacionamento com o seu cliente.

4) Deixe sua loja virtual personalizada

Nessa época do ano, é possível encontrar referências natalinas em todos os lugares imagináveis, seja na decoração dos shoppings, nos rótulos dos produtos ou nos comerciais de TV. Com isso em mente, fica fácil entender o tamanho da importância de adaptar a comunicação da sua empresa para o tema de Natal. 

Confira abaixo duas dicas simples para colocar essa estratégia em prática:

  • Capriche na personalização dos CTAs:

Ao definir seus CTAs, procure trabalhar com cores e textos que conversem de maneira direta com a data festiva. Tons de vermelho, verde e dourado, por exemplo, casam muito bem com o clima natalino. 

Ao mesmo tempo, textos mais básicos, como “Comprar xxxx agora!”, podem ser substituídos por “Comprar seu presente de Natal”, aumentando as chances de conversão e garantindo uma entrega mais personalizada.

  • Atualize seus banners e pop-ups: 

O banner, muitas vezes, será responsável por causar a primeira impressão aos novos visitantes do seu e-commerce, em razão disso, é possível atualizá-los com imagens que apresentem e ilustrem suas campanhas para as vendas de Natal.

E não se esqueça de deixar alguns pop-ups ativos com esse mesmo conceito, dessa forma, você poderá coletar informações dos potenciais clientes, enquanto impulsiona o crescimento da sua base de leads.

5) Aposte nos descontos progressivos

Apostar nos descontos progressivos é uma ótima tática para aproveitar o momento aquecido das vendas de Natal. A partir desse conceito, você poderá alcançar o seu lead com ofertas que ofereçam frete grátis ou descontos especiais (ideal para aumentar o ticket médio das compras).

Também é possível fidelizar o seu cliente através de ofertas de “compre e ganhe”, determinando um valor mínimo para que o visitante possa receber um bônus por concretizar a conversão (que pode ser tanto um item físico quanto um cupom para a próxima compra).

6) Não deixe de investir em mídia paga

As estratégias com base em mídia paga são imprescindíveis para quem deseja se destacar em períodos concorridos, como no caso das vendas de Natal.

No entanto, para garantir os melhores resultados, será preciso estar atento às segmentações de cada um dos seus anúncios, levando em conta as características da sua persona, o nicho do mercado e as ofertas que serão divulgadas durante essas ações. 

Procure dedicar um orçamento exclusivo para esse período, e escolha as plataformas mais adequadas para o seu público. O Google Ads, por exemplo, permite que você posicione seu site entre as primeiras opções do mecanismo de pesquisa, através de  palavras-chave determinadas previamente. Além do mais, ele também oferece a oportunidade de divulgar suas ofertas por meio de displays em diversos formatos.

E se você deseja que seu site, produto ou serviço seja encontrado nas redes sociais, considere investir no Face Ads, ou mesmo no Pinterest Ads, assim, você poderá atingir o seu alvo de maneira direta e personalizada.

E para conquistar os melhores resultados em suas campanhas, também é possível contar com a ajuda de uma agência que ofereça serviços de marketing digital. Dessa forma, você terá em mãos o suporte de profissionais focados nessa área, que poderão te ajudar a percorrer o melhor caminho rumo ao alcance das suas metas.

Coloque tudo em prática

Seguindo as dicas compartilhadas, você terá em mãos a oportunidade perfeita para potencializar os resultados do seu negócio durante as vendas de Natal.

No entanto, se a sua loja virtual ainda não tem muita experiência com campanhas tão concorridas, procure conversar com um especialista. A partir daí, você poderá esclarecer suas dúvidas para colocar em prática seus planejamentos estratégicos para cada data comemorativa.

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Leia mais: O que faz um analista de mídias sociais e porque sua empresa deve contar com a ajuda desse profissional



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