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Como aumentamos mais de 3000% do tráfego orgânico do blog de um e-commerce de pedras e cristais

Case de Sucesso: com estratégias de SEO Avançado e Marketing de Conteúdo, fizemos o blog de um e-commerce de joias e cristais se tornar uma referência em seu nicho de mercado

tráfego orgânico google analytics

Uma das nossas especialidades é aumentar o tráfego orgânico do site e do blog dos nossos clientes para atrair visitantes que se convertam em leads e vendas.

E temos essa expertise porque a Agência Mango é especializada em fazer Inbound Marketing de verdade.

E nossa experiência no assunto atraiu a atenção da empresa Bortoluzzi Shop dos Cristais que desejava se tornar uma referência em seu nicho de atuação e ampliar sua autoridade através do Marketing de Conteúdo.

Neste Case de Sucesso vamos contar como as estratégias de SEO Avançando e a produção de bons textos contribuíram para que eles aumentassem mais de 3000% das visitas orgânicas do blog. Confira:

Conheça a Shop dos Cristais

tráfego orgânico e-commerce de joias e cristais bortoluzzi

A Bortoluzzi Shop dos Cristais é uma tradicional loja de pedras naturais. Conta com uma experiência de mais de 45 anos e três gerações no ramo de pedras.

Foi uma das primeiras a trabalhar desde a mineração e comercialização de ametistas e ágatas do Rio Grande do Sul.

A empresa se destacou por sua especializada em todos os tipos de pedras naturais, brasileiras e internacionais como ametista, quartzo rosa, turmalina, topázio, citrino, esmeralda e muitos outros.

Atualmente é uma das principais exportadoras e varejistas com lojas físicas no próprio estado, no Rio de Janeiro e um e-commerce ativo.

O começo de tudo

Em janeiro de 2020 a Shop dos Cristais firmou parceria com a Agência Mango, nos deixando responsável por toda a estratégia de marketing digital do seu e-commerce.

Como o seu objetivo era aumentar a base de leads e, consequentemente, lucrar mais, percebemos que era necessário investir na criação e manutenção de um blog.

Através da criação de conteúdos, queríamos que esse e-commerce de joias e cristais ganhasse autoridade em seu nicho de atuação e se destacasse da concorrência.

E apesar de sabermos que ganhar reconhecimento na internet é um resultado de longo prazo, nós também sabíamos que utilizando as estratégias corretas de SEO avançado, e fazendo o acompanhamento semanal das métricas do blog, poderíamos alcançar excelentes resultados.

Foco e estratégias iniciais

Em fevereiro iniciamos a produção dos artigos que seriam publicados no blog e, desde então, passamos a acompanhar os resultados através da análise semanal das KPIs. Inicialmente, focamos em 3 estratégias principais. 

1) Análise da concorrência

Ficar de olho na concorrência é sempre importante. Mas quando estamos começando um blog, é necessário fazer boas pesquisas e ver sobre o que as outras empresas (do mesmo nicho) estão escrevendo.

Assim, analisamos os blogs dos principais concorrentes da Shop dos Cristais, verificamos seus textos e focamos em escrever artigos maiores e melhores do que os deles.

Ou seja, nosso objetivo era fazer uma abordagem daqueles assuntos só que de uma forma mais completa, abrangendo pontos que eles deixaram passar em branco. 

2) Foco na persona

Queríamos que a persona da Shop dos Cristais se identificassem com os textos que lessem. Por isso, criamos conteúdos que realmente viessem de encontro às necessidades de suas personas.

Identificamos temas que faziam parte do universo de um e-commerce de pedras e cristais e usamos uma linguagem adequada para que elas se identificassem com os artigos.

3 ) Palavras-chave de cauda longa

As palavras-chaves cauda longa (long tail keywords) são, geralmente, pequenas frases que as pessoas fazem no Google e representam uma busca mais objetiva e personalizada.

Assim, essas palavras-chave costumam ser menos concorridas, o que é ideal para blogs que estão começando.

Por isso, usamos ferramentas como Key Word Planner, SemRush, Ubersuggest e outras para escolher as palavras-chave que mais faziam sentido para o segmento do cliente. 

4) Publicações e otimizações regulares

Para atingir bons resultados em marketing digital é essencial que os conteúdos sejam postados regularmente.

Não adianta deixar o blog abandonado com um único material e achar que isso vai trazer resultados. Publicações recentes atraem a atenção do Google e ajudam a atrair novos visitantes.

Assim, iniciamos com duas produções mensais e fazíamos atualizações em textos que precisassem de ajustes para performar melhor.

 

 

O resultado: aumento de 98,67% no tráfego orgânico

Semanalmente conferíamos e analisávamos várias métricas em relação ao blog da Shop dos Cristais. 

Esse acompanhamento passava pela recorrência de novos usuários, quantidade total de sessões e como estava fluindo o tráfego orgânico.

Mês a mês os dados surpreendiam e os números apontavam para um crescimento significativo do blog.

Alguns dados:

Analisando o número de tráfego orgânico do blog entre o período de fevereiro/2020 a fevereiro/2021, constatamos que as sessões orgânicas aumentaram de maneira expressiva.

Inicialmente o blog atraía um total de 507 visitantes por mês. Exatamente um ano depois, esse número passou para 38.457, indicando um aumento de 98,68% em apenas 365 dias.

Antes:

tráfego orgânico kpi

 

Depois:

tráfego orgânico kpi 2021

Para se ter uma ideia, durante o ano inteiro de 2020 o tráfego do blog vinha 47.9% através de mídia paga e apenas 41,3% através de buscas orgânicas.

Enquanto isso, apenas nos primeiros 2 meses de 2021 essa realidade mudou. De janeiro a fevereiro de 2021, 92,% do tráfego do site chegou através de busca orgânica (gratuita) e apenas 0,02% foi resultado de mídia paga.

E não para por aí. Quando comparamos o número de impressões (número de vezes que aparece nos resultado de busca) e cliques do primeiro trimestre de 2020 com o mesmo intervalo de tempo em 2021.

O blog da Bortoluzzi também teve um crescimento em suas impressões, indicando um aumento de  4.469,46%.

relatório trimestral okr kpi shop dos cristais

Aumento de vendas através do blog

Ao contrário do que muita gente pensa, os blogs também servem para fazer uma marca ganhar mais dinheiro! 

Além da Shop dos Cristais conquistar relevância e autoridade dentro do ambiente digital, o blog também contribui para o aumento da lucratividade do seu e-commerce.

Dos 335.138 acessos que a loja virtual recebeu no primeiro trimestre de 2021, 6.747 foram gerados diretamente a partir do blog. Este resultado equivale a: 2,01% de todo o tráfego do site a partir do blog no 1º trimestre de 2021.

Isso resultou diretamente em 261 conversões assistidas, totalizando R$12.400,09 e registrando um aumento de 265,58% no valor monetário em relação ao mesmo período de 2020.

Leia também: Quer aumentar as vendas de semijoias da sua empresa? Esse e-commerce cresceu 151,39% usando as estratégias corretas

Textos em 1ª posição no Google

shop dos cristais primeira posição google decoração com cristais

O Google considera uma página, ou blog relevante, quando tem uma técnica de otimização consolidada (SEO). 

Cerca de 75% das pessoas que fazem uma busca na internet não passam da primeira página do Google. 

Geralmente, o link que aparece na primeira posição é o mais completo em informações e se destaca da concorrência.

Desde o momento em que iniciamos os trabalhos de com o e-commerce de cristais, conseguimos alcançar excelentes resultados com alguns blog posts.

No período de um ano, tivemos cerca de 9 textos rankeados em 1ª posição para as suas palavras-chave respectivas, conforme mostra a imagem abaixo:

primeiras posições google search console

É por esses, e outros resultados, que o Case de Sucesso da Shop dos Cristais merece destaque na Agência Mango. 

Ele é a prova de que com as estratégias de SEO certas, e com as técnicas aplicadas corretamente, é possível se destacar da concorrência, e gerar lucro com esse canal de comunicação.

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Leia também: O que é sucesso do cliente e por que é tão importante para um e-commerce?

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