O que é WordPress? Tudo sobre a plataforma CMS mais famosa do mundo!

O WordPress é uma plataforma CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo) usada para construir e manter websites, blogs, lojas virtuais, aplicativos etc. 

“Então, o que é WordPress, exatamente?” – você pode estar se perguntando. 

Pense desta forma: assim como seu smartphone precisa de iOS ou Android para funcionar, seu site ou blog também precisa de um sistema operacional para funcionar.

Embora o WordPress certamente não seja o único sistema para websites disponível, ele é o líder inquestionável neste espaço. 

Para se ter uma ideia, até o momento em que este artigo foi escrito, o WordPress administrava 61% do mercado de CMS no mundo – o termo CMS vem do inglês Content Management System, que significa Sistema de Gestão de Conteúdo – (fonte: Rock Content).

E sobre essas e outras curiosidades sobre a plataforma CMS mais famosa do planeta, você pode conferir neste artigo completo que preparamos. 

O que é WordPress?

O WordPress é uma plataforma CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo) usada para construir e manter websites, blogs, lojas virtuais, aplicativos etc

Sua primeira versão foi criada em 2003 por Matt Mullenweg e Mike Little. Tudo começou como uma plataforma simples, projetada para pessoas que queriam criar blogs básicos e hospedá-los na internet. 

Com o tempo, entretanto, ele se tornou uma ferramenta flexível e poderosa para a criação de quase qualquer tipo de site.

o que é wordpress gif

As principais funcionalidades de um CMS?

Publicar uma página avulsa na internet (como uma landing page) ou um site completo envolve uma série de etapas e elementos. E cada um desses itens precisam de um suporte CMS para aparecer.

Veja algumas das principais funcionalidades de um CMS:

  • Criação e publicação de páginas;
  • Edição de texto e de código do site;
  • Moderação de comentários;
  • Controle de estoque e sistema de vendas (no caso do e-commerce);
  • Instalação de plugins e extensões para aumentar as funções do site;
  • Biblioteca de mídias, para carregar imagens e vídeos que serão usados no site.

Leia mais: Como fazer uma newsletter de valor? Entenda porque essa ferramenta é importante para o seu negócio + 10 dicas infalíveis

Quais tipos de sites criar com o WordPress?

Muitos anos atrás, o WordPress era principalmente uma ferramenta para criar blogs, ao invés de sites mais tradicionais. 

Hoje em dia, graças às mudanças realizadas no código principal, bem como ao enorme ecossistema de plugins e temas do WordPress, você pode criar qualquer tipo de site utilizando essa ferramenta.

Por exemplo, o WordPress não apenas alimenta um grande número de sites de negócios e blogs, como também é a maneira mais popular de colocar um e-commerce no ar. 

Veja quais tipos de sites criar com o WordPress:

  • Sites de negócios: seja sua empresa grande ou pequena, você pode compartilhar informações, fornecer detalhes de contato, incorporar sua marca e construir uma forte presença online.
  • Sites afiliados: se você deseja criar um site de marketing de afiliados (ou monetizar seu site de alguma outra forma), a comunidade WordPress oferece muitas soluções dedicadas.
  • Lojas de comércio eletrônico: se você administra uma loja virtual (ou planeja transformar a sua loja física em um e-commerce), existem várias ferramentas do WordPress, como o plugin WooCommerce, para simplificar seu trabalho.
  • Portfólio online: com o tema WordPress certo é fácil configurar um portfólio online para mostrar suas realizações e habilidades, exibir seu trabalho e projetos anteriores e (o mais importante) atrair novos clientes.
  • Fóruns: você pode criar facilmente fóruns, fanpages, bases de conhecimento, wikis ou qualquer outro lugar para pessoas com interesses semelhantes se reunirem online.
  • Sites de notícias e blogs: o formato do WordPress funciona bem para artigos e muitos dos mesmos recursos são adequados para blogs e sites de notícias.

O WordPress é fácil de usar

Com o WordPress você não precisa ser um desenvolvedor ou ter um diploma de engenharia da computação para postar e atualizar os seus conteúdos na internet!

Na verdade, ele é construído para pessoas que não possuem essas habilidades técnicas.

Com uma interface intuitiva e amigável até mesmo quem não tem conhecimentos sobre linguagens ou gráficos web, consegue construir e gerir o seu site sem a necessidade de saber nada sobre programação. 

Para adicionar um novo design ao seu site, você pode simplesmente baixar um tema. Se você precisar adicionar uma nova função, como um formulário de contato, basta instalar um plugin. 

As tarefas de desenvolvimento que costumavam levar horas para serem concluídas podem ser feitas em questão de minutos.

Como instalar o WordPress?

Embora o WordPress seja incrivelmente simples de instalar, você deve ter algum conhecimento básico sobre o que são domínio, provedor, hospedagem e banco de dados. 

Uma instalação dura cerca de 5 minutos se você já tiver dados de hospedagem e instalação.

O WordPress é gratuito?

O WordPress é gratuito para download e uso. O software é de código aberto, distribuído sob a licença GPLv2, que permite download, uso, modificação e distribuição gratuitos. 

Essa liberdade permite que o usuário faça diversas instalações, customizações, desenvolvimento de templates, gráficos, plugins, etc.

Com o WordPress, existem centenas de modelos e plugins gratuitos, mas também há uma infinidade de modelos e plugins comerciais que você pode comprar. 

Muitas vezes, os módulos comerciais são bem geridos pelos desenvolvedores que os mantêm atualizados, acrescentam funcionalidades e corrigem os erros que podem ocorrer com o tempo, o que nem sempre acontece com os recursos livres.

Qual é a diferença entre WordPress.org e WordPress.com?

Agora que você já está mais familiarizado sobre o que é WordPress, vamos definir diferenciar suas duas opções.

WordPress.org: é o site oficial onde você pode baixar o pacote de instalação gratuitamente, descobrir o guia, contribuir para o desenvolvimento ou encontrar plug-ins e modelos gratuitos. 

Para iniciar o seu site, você terá que comprar o espaço de hospedagem de qualquer fornecedor, instalar e configurar o seu WordPress de forma independente.

WordPress.com: é um serviço em nuvem que fornece software WordPress já pré-instalado e rodando com seu próprio domínio sitoweb.wordpress.com sem pensar em (quase) nada. 

Você tem a possibilidade de abrir seu próprio blog ou site gratuitamente, mas as funções são muito limitadas.

Posso fazer SEO com WordPress?

O WordPress é uma plataforma muito útil para trabalhar as estratégias de SEO.

Ao adicionar alguns plugins, como o Yoast SEO, por exemplo, você pode estender a funcionalidade e configurar melhor as diferentes opções para melhorar a classificação do seu site nos motores de busca como o Google.

Yoast SEO é um plugin de renome mundial e provavelmente atrai muita atenção por possuir um sistema de semáforos que, graças à análise automatizada, nos indica se a página é compatível ou não com os fatores de rankeamento. 

Observe, entretanto, que instalar o plugin sem ter pelo menos um conhecimento básico de SEO não é muito útil.

Fazer SEO de qualidade vai além do que escrever um artigo de um determinado comprimento ou inserir palavras-chave ao longo do texto. 

Mangonews

Espero que você tenha gostado deste conteúdo e aprendido os pontos mais relevantes sobre o que é WordPress!

E se você gosta de  receber mais novidades sobre e-commerce e marketing digital, inscreva-se em nossa newsletter e faça parte da nossa lista vip.


Leia também: Como funciona o inbound marketing? Entenda o que é essa estratégia a partir de uma história da vida real!



Artigos Relacionados




Deixar um comentário