O Inbound Marketing é uma das diversas estratégias que a sua empresa pode usar para aumentar os resultados de marketing. E nós sabemos que a escolha das táticas ideias para o momento da sua empresa pode ser desafiante.
Contudo, se o que você está buscando neste momento é a aquisição de leads qualificados e a conversão eficiente em vendas lucrativas, o Inbound Marketing é a estratégia que você precisa. Afinal, você sabe o que ele significa?
Quando pensamos nas estratégias de Marketing Digital que podem ser aplicadas, algumas são voltadas para o resultado a curto prazo e outras a longo prazo. Dentro desse último recorte, temos o Inbound Marketing. Em outras palavras seria o marketing de atração ou marketing de conteúdo e vamos falar de todas essas etapas e mais sobre o que é Inbound Marketing na sequência.
Cada uma dessas estratégias têm benefícios, desafios e precisam ser bem planejadas para que o investimento em Marketing Digital seja rentável e sustentável. No entanto, elas precisam ser colocadas em prática corretamente e por profissionais dessa área, assim essas estratégias se tornam mais duradouras.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma estratégia que tem como objetivo nutrir potenciais clientes por meio de conteúdos, e-mail marketing e e-books, os chamados materiais ricos. E para receber esses materiais, as empresas precisam que esses leads façam cadastro em um formulário e, dessa forma, ela coleta os dados dos interessados.
Ao contrário do marketing tradicional, que muitas vezes impacta o consumidor com anúncios ou com outras intervenções, o Inbound busca construir um relacionamento com o público-alvo. A essência sobre o que é Inbound Marketing está em atrair, engajar, encantar e fidelizar clientes.
Segundo um levantamento realizado pela Demand Metric, o Inbound Marketing é 62% mais barato que o Marketing convencional. Além do custo médio por lead, que pode diminuir em até 80% depois de 5 meses da estratégia aplicada. Em suma é uma estratégia focada em realizar essas ações de forma orgânica, por meio da criação de conteúdo relevante.
Essa estratégia busca construir um relacionamento com o público, oferecendo informações que ajudam a resolver seus problemas e a tomar decisões mais assertivas. Para isso, há a elaboração de conteúdos e utilização de ferramentas de automação.
Desse modo faz com que a autoridade da marca aumente, se posicionando no mercado, se tornando mais confiável para o usuário e, assim, seja a escolha do cliente no momento de realizar a compra. Outra estratégia de atração é o Outbound Marketing. Como introduzimos sobre o que é Inbound Marketing, vamos para a diferença entre eles.
Inbound Marketing vs Outbound Marketing
Tanto o Inbound Marketing como o Outbound Marketing são estratégias de Marketing Digital. Ambas têm um objetivo em comum: atrair clientes. No entanto, utilizam métodos, processos e formas diferentes para alcançar esse resultado.
Quando pensamos sobre o que é Inbound Marketing temos em mente a busca por educar e oferecer soluções para os problemas do cliente. O foco está na construção de um relacionamento, onde o cliente tem o controle do processo de compra e fornece espontaneamente seus dados, permitindo que uma empresa entre em contato com ele.
Já o Outbound Marketing é uma tática de prospecção ativa, em que a empresa faz o contato com os potenciais clientes, sem que eles conheçam necessariamente os produtos ou serviços que ela oferece.
Além desse ponto, temos alguns outros que podem ser comparados abaixo:
O que significa Inbound Marketing?
Conforme comentamos anteriormente quando explicamos o que é Inbound Marketing, é uma estratégia dividida em etapas, isso quer dizer que os usuários passam por um funil e há uma caminhada até a finalização dessa jornada.
Para entender melhor o que é Inbound Marketing, vamos explicar essas etapas e a primeira é a Atração. Nessa etapa, o objetivo é atrair usuários para site ou canais de captação – como Landing Pages – para entregar conteúdos relevantes como artigos em blogs, vídeos, eBooks e aulas gratuitas.
Para essa atração é possível utilizar artigos, publicações das redes sociais ou até eventos presenciais. Dessa forma, o visitante que se inscreve é convertido a lead e há troca de informações de contato, como e-mail, pelo conteúdo de valor que interessa a esse usuário.
Essa fase é importante porque, sem o cadastro desses leads, as próximas etapas, como conversão, não terão o impacto necessário. E, ao atrair o público certo, você aumenta as chances de engajar e converter esses usuários em futuros clientes.
A próxima etapa que fala mais sobre o que é Inbound Marketing é a de Nutrição. Nessa fase, os leads consomem o conteúdo que é oferecido e começam a entender quais soluções são possíveis para suas dores.
A fim de levar esse lead para a outra fase, a Conversão, os conteúdos devem reforçar a autoridade da marca por meio desses conteúdos. Ferramentas como email marketing e automação são fundamentais para manter a comunicação personalizada e eficiente.
Mesmo na etapa de Conversão, você deve continuar o relacionamento com o cliente. Se for preciso, oferecer suporte e conteúdos que continuem a acrescentar valor. Assim, esses leads se tornam clientes satisfeitos e irão para a etapa final: a de Encantamento, ou Fidelização. Clientes percebem valor e diferença no serviço ou produto, se fidelizam e são mais propensos a se tornarem promotores da marca, gerando indicações.
Agora que você sabe o que é Inbound Marketing, você deve ter notado a importância dessa estratégia. Além da relevância, há outros pontos do porquê investir nessa estratégia.
Por que investir em Inbound Marketing?
Essa estratégia se prova eficiente, ainda mais quando precisamos atrair e engajar clientes no meio digital. Um dos principais atrativos do que é Inbound Marketing é seu alto retorno sobre o investimento, especialmente quando comparado com estratégias tradicionais de marketing.
Por isso, ao focar na criação de conteúdo relevante e na construção de relacionamentos com clientes, é possível reduzir os custos de aquisição, atraindo leads qualificados de forma orgânica. Em uma pesquisa do HubSpot, 59% dos profissionais de marketing dizem que Inbound Marketing entrega leads de melhor qualidade para fechar negócio.
Além disso, temos pontos como:
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Automação de disparos de emails;
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Personalização de conteúdo;
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Fidelização do Cliente;
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Aumento do Valor de Vida do Cliente (LTV);
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Construção de Credibilidade e Autoridade de Marca;
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Decisões Baseadas em dados;
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Compatibilidade com outras Estratégias de Marketing.
Invista em Inbound Marketing com a Agência Mango
Depois de esclarecer o que é Inbound Marketing, temos certeza que irá escolher essa estratégia para trabalhar. A fim de manter um negócio sustentável e viável, sua empresa precisa investir em Inbound Marketing, dessa forma, você atrai e engaja seus clientes de maneira eficaz.
Para isso, nós, da Agência Mango, podemos te ajudar. Temos uma equipe especializada e as ferramentas necessárias para as estratégias funcionarem de forma escalável e saudável. Além das ferramentas, nossa equipe tem o conhecimento necessário para aplicar e planejar as estratégias certas para as dores do seu dia a dia.
Nós somos o braço que você precisa para melhorar a captação da sua empresa, ajudar o seu time de Marketing Digital e vendas a alcançar seus objetivos, pois somos profissionais no que é Inbound Marketing.
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