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Marketing de influência: como essa estratégia pode beneficiar sua marca?

Investir no marketing de influência é uma forma de conquistar um público engajado por meio de uma comunicação personalizada.

Encontrar novos formatos para divulgar a sua marca é uma tarefa indispensável para quem deseja se destacar. Nesse contexto, o marketing de influência se apresenta como uma excelente alternativa.

No conteúdo de hoje, vamos te mostrar as características e as vantagens desse modelo de comunicação, que está sendo cada vez mais utilizado por empresas dos mais diferentes setores, por esse motivo, não deixe de ler até o final!

Quem são os influenciadores?

Existem muitas definições do que pode ser considerado um influenciador, mas de maneira geral, se trata de uma pessoa que construiu um público fiel por meio da internet, alcançando números expressivos de seguidores.

Ou seja, são perfis de mídias sociais como Instagram, TikTok, Blogs ou até mesmo de canais do Youtube que, por meio da criação de conteúdo constante, geram muito engajamento em seus ambientes digitais.

Eles são capazes de elevar o alcance da sua marca, causando um impacto acima da média para públicos de nichos específicos, gerando identificação e influenciando de maneira direta a sua persona (daí, o nome, influenciador).

Marketing de influência: afinal, o que é?

Em sua essência, o marketing de influência é o processo de usar influenciadores para compartilhar alguma mensagem que envolva a sua empresa, seja apresentando um novo produto, compartilhando condições especiais ou simplesmente investindo no reconhecimento da marca.

O objetivo principal é converter esses seguidores em novos leads para sua base, através de um conteúdo totalmente direcionado e adaptado para o seu contexto.

Essa estratégia tende a funcionar porque os influenciadores digitais são responsáveis por formar as principais tendências e opiniões do mundo atual. 

Por esse motivo, o mais importante é escolher perfis que sejam compatíveis com o público-alvo que você pretende atingir, encontrando um equilíbrio entre a quantidade de seguidores e a relevância para o seu segmento.

4 benefícios do marketing de influência

O marketing com influenciadores é uma maneira eficaz de melhorar sua estratégia de divulgação, alcançar suas metas e otimizar seus investimentos. Logo abaixo, vamos entrar em detalhes e descobrir os benefícios que essa solução pode proporcionar para sua marca.

Crescimento do reconhecimento da marca

Cerca de 40% dos profissionais da área usam o marketing de influência para potencializar reconhecimento da marca. 

Trata-se de uma estratégia que funciona muito bem porque essas personalidades podem compartilhar a história, a missão e os valores da sua empresa para uma base sólida de seguidores, expandindo automaticamente seu alcance e aumentando o seu posicionamento online.

Enriquecimento da estratégia de conteúdo

O marketing de influenciadores é uma oportunidade de ouro para quem deseja dar um gás nas postagens em redes sociais.

É possível, por exemplo, repostar o conteúdo do influenciador em sua página (quando combinado previamente em contrato) ou incentivar seus seguidores a criarem publicações com base na sua campanha.

Dessa forma, é possível promover uma espécie de viral que, consequentemente, irá impulsionar o engajamento das suas mídias.

Geração de leads de qualidade

36% das marcas usam o marketing de influenciadores para gerar leads. 72% acreditam que este canal traz oportunidades de maior qualidade em comparação com outros canais. 

Isso acontece porque as pessoas tendem a se sentirem mais confiantes sobre as marcas anunciadas por seus influenciadores favoritos. Além do mais, conteúdos como avaliações de produtos, por exemplo, podem servir como uma ótima ferramenta para atrair leads que estão posicionados no meio ou no fundo do funil de vendas.

Custo-benefício

Outros canais de marketing exigem investimentos regulares em seu orçamento. Por exemplo, para promover sua marca por meio do tráfego pago, você precisará inserir dinheiro na plataforma de maneira recorrente, caso contrário, seus anúncios irão desaparecer.

Por outro lado, através de uma estratégia de marketing de influenciadores bem estabelecida, você poderá gerar melhores resultados com taxas mais baixas, que podem ser negociadas de maneira personalizada para cada situação.

Vale dizer que o ideal, na maioria das ocasiões, é utilizar estratégias de marketing em vários formatos, com isso, é possível atingir públicos em diversos estágios de interesse. 

Para colocar isso em prática, pode ser uma boa ideia contar com uma agência de marketing digital, que seja capaz de te ajudar a produzir conteúdos para os mais diferentes contextos.

Leia também: Conheça os serviços de Marketing Digital para contratar na Agência Mango

Como utilizar o marketing de influência?

Existem diversas formas para trabalhar com o marketing de influência em sua marca, entre as principais, estão:

  • Avaliações de produtos nas redes sociais: quando sua empresa envia produtos específicos para serem analisados e, consequentemente, divulgados pelos influenciadores.
  • Unboxing: quando sua empresa envia uma caixa fechada para que os influenciadores abram em um vídeo no formato de “react”, mostrando cada item presente dentro do pacote e, em paralelo, divulgando sua marca.
  • Inserção dos produtos de maneira direta no conteúdo: quando a sua empresa está inserida no contexto no conteúdo criado pelo influenciador.
  • Compartilhamento das campanhas da marca e lançamentos de novos produtos: quando o influenciador divulga uma campanha que já está sendo veiculada em outras plataformas.
  • Divulgação de cupons de desconto: quando seu e-commerce oferece condições especiais de compra para os seguidores de determinados perfis.
  • Envio de brindes nas plataformas do influenciador: quando sua empresa envia brindes personalizados para que o influenciador divulgue por meio de posts, vídeos ou stories.
  • Promoção de eventos que a sua marca irá participar: quando sua empresa utiliza o influenciador como chamariz para algum evento específico. 

Esses são apenas alguns exemplos, pois as possibilidades são muito amplas. Nessas horas, a melhor opção é identificar as expectativas do seu público-alvo, e encontrar o influenciador compatível com esse contexto.

Conte com a ajuda de especialistas

O marketing de influência é um método que vem se mostrando cada vez mais presente no mercado. Contudo, sabemos que criar estratégias personalizadas e encontrar os perfis mais relevantes não é uma tarefa tão simples. 

Por esse motivo, é importante poder contar com a ajuda de profissionais da área. Dessa forma, é possível desenvolver um planejamento de conteúdo sólido, e identificar os influenciadores que estejam mais alinhados com suas expectativas.

Clicando no banner abaixo, você terá a chance de FALAR COM UM ESPECIALISTA da Agência Mango, que irá te ajudar a esclarecer suas principais dúvidas!

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