Gatilho da escassez: conheça a técnica que vai te ajudar a vender mais

O gatilho da escassez é uma estratégia poderosa para quem quer potencializar as vendas 

Você já notou que produtos em quantidades limitadas costumam ser muito mais atraentes? Por meio do gatilho da escassez, sua empresa poderá causar esse tipo de sentimento nos seus clientes.

Trata-se de uma estratégia de marketing que pode ser facilmente adaptada para diferentes contextos, capaz de gerar engajamento e impulsionar suas vendas de maneira exponencial.

Por esse motivo, no artigo de hoje, vamos apresentar o conceito, as vantagens e as diferentes formas de colocar essa técnica em prática.

Gatilhos mentais: afinal, o que são?

Gatilhos mentais podem ser considerados situações ou eventos externos que provocam algum tipo de sensação no alvo em questão. Esse efeito pode contemplar sentimentos, como calma, alegria, motivação, apreensão, medo, conexão, entre diversos outros.

Reagir a esses gatilhos é uma ação natural do nosso corpo, por isso, diversas campanhas utilizam essa estratégia com o intuito de provocar algum tipo de emoção específica na persona em questão. 

Dessa forma, é possível gerar um engajamento mais sólido e intenso com seu lead, estimulando as tomadas de decisão e, por consequência, potencializando as chances de conversão.

Aqui no blog da Agência Mango, temos um conteúdo completo e detalhado sobre o assunto, clique abaixo para acessar:

Leia mais: Gatilhos Mentais: como utilizar em sua estratégia no marketing digital

Definição do gatilho da escassez

O gatilho de escassez é aquele que causa uma sensação de possível perda em sua persona, despertando um sentimento de urgência, medo e, de certa forma, entusiasmo, para garantir algum produto por conta de suas condições específicas.

Para apresentar um exemplo mais prático, imagine a seguinte situação:

Em determinado dia, um lead decide acessar a internet para comprar um calçado que entrou em promoção. Ao entrar em um dos sites, ele encontra o produto, e resolve colocá-lo na sua lista de compras.

Alguns dias se passam, e o mesmo visitante decide verificar se o seu calçado ainda está sendo anunciado na mesma loja. Na página de vendas, ele percebe que o calçado ainda está lá, porém, também encontra um aviso dizendo que essa é a última unidade desse modelo disponível em estoque.

Com medo de perder a oportunidade de adquirir o produto desejado, o lead não perde tempo e, finalmente, realiza a compra.

Analisando toda essa situação, você foi capaz de perceber como o gatilho da escassez foi utilizado?

Em outras palavras, se a página já contasse com um aviso de “poucas unidades no estoque” desde o começo, o lead, muito provavelmente, já teria fechado negócio logo de cara.

3 maneiras de utilizar o gatilho de escassez em suas campanhas de marketing digital

Escassez de produtos

Já citado anteriormente, esse tipo de gatilho da escassez é um dos mais utilizados em diferentes e-commerces do comércio eletrônico brasileiro.

Trata-se de uma opção ideal para aquelas empresas que desejam aplicar uma estratégia eficaz, sem necessariamente ter que reduzir o valor do produto.

Nesses casos, o grande atrativo para o cliente é o de não correr o risco de ficar sem o item que deseja. Mensagens como “últimas unidades disponíveis” ou “estoque limitado” são capazes de gerar um estímulo muito potente em nosso cérebro, afinal, é da natureza do ser humano querer evitar a sensação de arrependimento. 

Escassez de prazo

Bastante utilizado em lojas virtuais, a escassez de prazo (também conhecida como escassez de tempo) é uma alternativa interessante para quem deseja ligar o sinal amarelo em seus clientes.

Na prática, essa estratégia tem como base a informação de que determinado produto, ou serviço, tem um prazo definido para continuar em vigor, seja por conta de condições específicas de compra, ou até mesmo para permanecer no estoque.

Essa tática é bastante utilizada em campanhas relâmpago, como as da Black Friday, por exemplo, pois elas são capazes de acelerar a necessidade de uma tomada de decisão.

Para colocar essa ideia em prática, é possível incluir uma contagem regressiva em seu site, assim, seu visitante poderá saber quanto tempo ele tem para fechar a compra, até que o preço volte ao valor original. 

Também é válido utilizar frases como “Só hoje”, “Só até amanhã” ou “Promoção por tempo limitado” em seus anúncios, esses termos são fortes, e podem impactar de maneira direta no engajamento das suas campanhas. 

Escassez de acesso

Esse modelo pode até não ser tão utilizado quanto os exemplos anteriores, porém, ele se apresenta como uma alternativa diferente e muito indicada para quem deseja proporcionar experiências mais personalizadas.

O conceito desse gatilho é o de oferecer determinados benefícios para um grupo limitado de pessoas. Esse grupo, geralmente, só pode ser acessado após o cliente realizar uma ação específica. 

Muitos e-commerces estão apostando, por exemplo, nas landing pages com Listas VIP, que consistem em uma segmentação de clientes que recebem benefícios, promoções, novidades ou qualquer outro tipo de vantagem em relação aos clientes tradicionais.

Dessa forma, é possível trabalhar com estratégias mais direcionadas para um público fidelizado, aumentando, consideravelmente, as possibilidades de venda.

Gatilho da escassez: um cuidado especial

Não é tão difícil encontrarmos campanhas que utilizam esse conceito de maneira irresponsável e, muitas vezes, desonesta. Uma tática bastante comum é a de separar os itens que estão sobrando no estoque, para anunciá-los como produtos com poucas unidades. 

A princípio, essa estratégia pode parecer interessante, mas na prática, ela é bastante perigosa e fácil de ser identificada, podendo colocar em risco a credibilidade da sua empresa. 

Por esse motivo, é preciso trabalhar com campanhas reais, dessa forma, você será capaz de gerar ótimas oportunidades, sem prejudicar a reputação do seu negócio.

Conclusão

Conseguiu compreender como o gatilho da escassez pode impactar os resultados da sua empresa? Quando bem aplicado, esse conceito é capaz de potencializar os números das suas campanhas, garantindo mais vendas por meio de um método inteligente. 

E se você chegou até aqui, e tem interesse nesse tipo de assunto, não deixe de fazer o download do eBook Aprenda SEO Avançado, material exclusivo que apresenta técnicas incríveis que vão fazer o tráfego do seu blog decolar.

Clique no banner abaixo e faça o download agora mesmo!

gatilho da escassez seo

Leia mais: Tendências do marketing para ficar de olho em 2022



Artigos Relacionados




Deixar um comentário