Crossmedia e transmídia são técnicas que podem causar um impacto positivo para a imagem da sua empresa
Talvez você não esteja familiarizado com esses termos, mas aposto que já utilizou a estratégia de crossmedia e transmídia em suas campanhas.
Apesar de parecerem relativamente semelhantes, esses dois métodos apresentam conceitos que os tornam consideravelmente diferentes. Por esse motivo, no conteúdo de hoje, vamos te mostrar quais são as principais características de cada um deles, para que assim, você possa identificar a proposta que mais se encaixa com o seu contexto.
Crossmedia e transmídia: estratégias alinhadas com o novo comportamento do público
Antes de abordar as definições em si, é preciso compreender porque elas se mostram tão importantes para o momento atual do mercado.
Há algum tempo, aparelhos como telefones, televisores e computadores eram utilizados de maneira totalmente distinta. No entanto, com o avanço da tecnologia e a presença constante da internet, esses dispositivos se tornaram mais parecidos uns com os outros.
Claro que eles ainda carregam características únicas de usabilidade, porém, a distância entre a experiência promovida por computadores, tablets, celulares e televisões está se tornando cada vez menor.
Quer um exemplo prático? Quem nunca começou a assistir um vídeo pelo celular, e, depois, resolveu transmiti-lo para a tela da Smart Tv?
Ao considerar esse hábito, fica fácil entender o potencial que as estratégias de crossmedia e transmídia podem proporcionar para suas campanhas de marketing digital.
As diferenças entre crossmedia e transmídia
Agora que o mercado atual já está contextualizado, chegou a hora de compartilhar as principais diferenças entre as duas estratégias.
Crossmedia:
Crossmedia pode ser livremente traduzido como mídia cruzada. Trata-se de um termo que foi inserido no mundo do marketing nos anos 1990, e que se refere ao procedimento de compartilhar um mesmo conteúdo, em diferentes ferramentas. No âmbito do marketing digital, essa ação leva em conta as particularidades de cada formato presente na internet.
Ou seja, você pode, por exemplo, criar uma campanha para mostrar todas as vantagens do seu serviço. A partir daí, você pode divulgá-la nas redes sociais, em um blog, por e-mail, ou mesmo em um canal de youtube.
Quer expandir ainda mais? Então faça uma parceria para divulgar esses benefícios em um podcast. A grande questão está na maneira com que essa narrativa será compartilhada em diferentes ambientes.
Lembre-se: o objetivo aqui é transmitir a mesma narrativa, mas também é preciso respeitar a linguagem e as características de cada espaço.
Em outras palavras, não basta apenas replicar o mesmo conteúdo em todos os lugares. É preciso lapidar e adaptar para que a mensagem e a estrutura sempre façam sentido.
Dessa forma, você aumenta o alcance da sua campanha, e ainda garante que sua persona receba todas as informações, independentemente da mídia.
Mas… e a transmídia?
Enquanto a crossmedia utiliza diferentes plataformas para compartilhar a mesma mensagem, a transmídia aproveita as particularidades de cada ambiente, para apresentar diversas frentes de um mesmo conceito.
Nesse caso, o principal objetivo é abordar a mesma temática, mas de maneiras diferentes, buscando atingir públicos mais amplos.
Em outras palavras, é preciso garantir que o conteúdo de cada mídia funcione por si só, ao mesmo tempo, também é válido utilizar essa estrutura para criar ganchos que possam induzir o consumidor a navegar pelas diferentes plataformas.
Utilizando o mesmo exemplo do tópico anterior, imagine que você deseja fazer um conteúdo para blog que mostre todas as vantagens do seu serviço.
Ao aplicar o conceito de transmídia, você poderá conectar esse conteúdo com um vídeo que mostra seu serviço sendo executado, ou um e-mail marketing que apresente depoimentos de clientes que enfatizem esses benefícios.
Essa estratégia permite a criação de campanhas mais instigantes, e depende do equilíbrio entre uma produção criativa intensa, e a consciência plena de como funciona cada espaço.
De maneira resumida, as principais diferenças entras as duas estratégias, são:
- 1) Crossmedia = Uma história, muitos canais
- 2) Transmídia = Um mundo de história, muitas histórias, muitas formas, muitos canais
Crossmedia e transmídia: vantagens de cada estratégia
Agora que você já compreendeu o conceito de cada uma das estratégias, chegou a hora de conhecer as vantagens que essas técnicas podem proporcionar para suas campanhas.
Potencializar o alcance
É comum que a gente saiba onde a maior parte do nosso público se encontra. No entanto, esse contexto pode acabar limitando a abrangência das campanhas.
Por esse motivo, uma estratégia de crossmedia e transmídia se apresenta como uma ótima solução para impulsionar o alcance da sua empresa.
Para colocar isso em prática, basta analisar as características de cada canal. A partir daí, produza seus conteúdos levando em conta essas particularidades, dessa forma, você poderá transmitir suas ideias para muitos usuários que estão presentes em diferentes mídias.
Oportunidade de atualizar a comunicação da sua empresa
Sair de uma linguagem engessada, para entrar em um formato mais dinâmico, pode fazer muito bem para a imagem da sua empresa.
No entanto, muitas organizações se sentem receosas na hora de aplicar esse tipo de mudança, seja por acreditarem que o investimento é, necessariamente, muito alto, ou por terem medo de não se acostumarem com esse tipo de atualização.
Contudo, é possível utilizar essa estratégia, sem gastar muitos recursos. Nessas horas, a criatividade é a chave. Além do mais, também é possível contar com a ajuda de especialistas na área, assim, você poderá otimizar suas campanhas, enquanto desfruta de comunicação mais moderna
Possibilidade de identificar o canal mais adequado para os seus clientes
Após concluir uma campanha desse modelo, você poderá coletar os dados relacionados ao engajamento, interação, visualizações e conversões de cada plataforma.
Dessa forma, você terá em mãos informações extremamente relevantes, podendo criar campanhas em paralelo que sejam focadas nas mídias que mais deram mais retorno.
Conclusão
Conseguiu compreender a diferença e os benefícios envolvidos nas estratégias de crossmedia e transmídia?
Quando bem aplicados, esses conceitos podem transformar a forma com que sua marca se comunica com os potenciais clientes, alcançando mais público e conquistando melhores resultados.
Vale dizer que manter seu site/blog otimizado também pode influenciar de maneira direta no efeito das suas campanhas. Por esse motivo, não deixe de fazer o download do eBook “Aprenda SEO Avançado“, material exclusivo que apresenta técnicas incríveis que vão fazer o tráfego do seu blog decolar.
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