Estratégia poderosa! Saiba como escrever email marketing corretamente e encante seus leads!

O email marketing é uma estratégia de Marketing Digital que foca no relacionamento entre empresa e consumidor através do envio de emails.

Na lista dos veículos de comunicação digital, o email certamente é um dos mais antigos e continua sendo utilizado até hoje. Mesmo com o avanço das redes sociais ele não morreu, e é um dos queridinhos do Marketing Digital! Por isso, saber como escrever email maketing de forma poderosa pode encantar seus leads e aumentar suas vendas.

Se durante muito tempo o email marketing era sinônimo de spam, e enchiam as caixas de entradas, hoje esse canal se tornou uma das melhores opções para quem deseja impactar as pessoas certas, na hora certa. 

Quer produzir emails incríveis, atrair seus clientes e aprender a usar a estratégia de copywriting em suas mensagens? Aproveite a leitura deste texto e aprenda conosco!

Saiba o que é email marketing

Há muito tempo o email deixou de ser uma simples ferramenta de troca de mensagens. O email marketing é uma estratégia de Marketing Digital que foca no relacionamento entre empresa e consumidor através do envio de emails, gerando mais resultados nas vendas e melhorando a retenção de clientes. As campanhas podem ser desenvolvidas em texto ou HTML e conter produtos, promoções, conteúdos, newsletter etc. 

Com o uso de ferramentas de automação, como o RD Station, por exemplo, é possível segmentar os contatos em conjunto, personalizar as mensagens e escalar o processo de envio.

Diferente do spam que é encaminhado para todo mundo, sem uma “lógica”, a estratégia de email marketing visa chegar até os interessados na informação, serviço ou produto que se deseja oferecer. Assim, você pode enviar mensagens que estejam de acordo com o estágio de cada pessoa no funil de vendas.

como escrever email marketing great email joinha gif

Vantagens do email marketing

De acordo com a Campaign Monitor um email é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que redes sociais como Facebook e Twitter. Além disso, quando se trata de compras realizadas como resultado direto de uma mensagem de marketing, o email tem maior taxa de conversão que mídias digitais e canais offline.

Se você não está convencido de que o email marketing é uma estratégia realmente eficaz, confira alguns dos motivos que o tornam tão vantajoso para a sua empresa.

Foco total

A partir de uma boa campanha de email marketing, você pode atrair toda a atenção do seu lead ou prospect. Assim que a mensagem é aberta, ela ocupa boa parte da tela do dispositivo, podendo ser adaptada perfeitamente ao smartphone, tablet ou notebook

Ou seja, ninguém é interrompido por anúncios pop-up, formulários flutuantes ou outras propagandas na internet, que geralmente ficam no caminho e tiram o foco do seu público-alvo. 

Atraente aos olhos

Por permitir o uso de HTML e CSS, que são as mesmas linguagens de marcação e formatação utilizadas em blogs e sites, o email pode gerar uma boa experiência visual e interativa através de uma mistura atraente de cores, imagens, textos e links.

Acompanhamento das métricas

O email fornece uma maneira fácil de rastrear sua própria eficácia para quem faz um bom acompanhamento de indicadores, como as KPI’s (métricas de abertura, clique, CTR, etc), sendo fundamental para tomadas de decisão e mudanças na captação e nutrição de leads futuros.

Alcance em potencial

Em 2019, os usuários de email totalizaram 3,9 bilhões de pessoas ao redor do mundo, segundo pesquisas do site Statista. Esses dados mostram claramente que o email marketing é uma oportunidade que você não pode (e não deve) perder, afinal, entre tanta gente, com certeza a sua persona também está ali no meio, esperando receber o seu contato!

Assista o vídeo abaixo e veja um case de sucesso que temos aqui na nossa agência!

Tipos de email marketing

Por meio do email marketing é possível enviar mensagens de formatos variados, como ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos úteis etc. Cada opção deve ser usada de acordo com estratégias específicas.

Por exemplo, alguns são mais voltados para a venda de um produto, outros servem para notificar sobre um novo blog post ou indicar um material para download.

Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre alguns desses formatos para você ter uma visão geral sobre o que pode ser feito.

Newsletter

Newsletters são uma boa forma de se comunicar para nutrir o relacionamento com seus leads e clientes de maneira mais leve e com mais proximidade. Muitas organizações enviam para seus contatos atualizações mensais ou semanais com os principais posts do blog e notícias da empresa ou do mercado.

como escrever email marketing newsletter

E falando nisso, que tal se inscrever na newsletter da Agência Mango, hein?! Assim você também pode receber nossas novidades por email e ficar por dentro de tudo que acontece no universo do Marketing Digital! É só preencher o formulário abaixo!


Email promocional

O email promocional tem como objetivo promover uma oferta, seja ela um conteúdo gratuito, como um e-book, por exemplo, ou um produto ou serviço. Eles possuem um potencial enorme de levar a mensagem ideal para a sua persona em qualquer etapa do estágio de compra.

como escrever email marketing email promocional

Email para clientes inativos

Para aumentar a taxa de engajamento de suas campanhas e alcançar o objetivo que provocou o envio, invista em seus clientes inativos, ou seja, aqueles que já efetuaram negócios com a sua empresa e que há algum tempo não consomem nada. Por isso, ofereça algo interessante e que esteja alinhado com as características do público que receberá o email.

como escrever email marketing email clientes inativos

Convites para eventos

Vai promover um evento que seja aberto ao público? Convide seus clientes e leads para vivenciarem esse momento com você e sua equipe. Mas, fique atento aos detalhes e lembre-se de incluir todas as informações necessárias, como local, data, hora, limite de participantes, entre outros.

como escrever email marketing convites para eventos

Atualizações de blog

Publicou um novo blog post? Manda um email para seus leitores avisando sobre a novidade! Essa é uma ótima maneira de manter a sua lista ativa e em contato com os novos conteúdos postados, além de aumentar as chances de gerar leads com os CTAs dentro dos seus textos, fazendo eles avançarem no funil de vendas.

como escrever email marketing atualização de blog

Leia também: Como criar um blog para e-commerce? Dicas essenciais para o sucesso!

Como escrever email marketing

Antes de pensar em escrever um email, precisamos pensar no nosso destinatário, ou seja, ter o contato das pessoas que receberão a nossa mensagem. Infelizmente muitas marcas tinham o péssimo hábito de comprar uma lista de emails prontas. Porém, a regra de ouro do email marketing é nunca comprar listas de contatos! 

Para manter uma comunicação transparente é necessário começar um relacionamento da forma correta: adquirindo e coletando os dados das pessoas de forma voluntária. Seja honesto e construa uma base de leads do zero! O esforço é grande, mas vale a pena!

Leia também: LGPD: o que é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e o que muda nas empresas a partir de agora

Ferramentas e templates

Antes de iniciar a sua estratégia de email marketing, você precisará de um ingrediente fundamental: encontrar a ferramenta ideal, ou software, que realize disparos de email em massa.

Para iniciantes a opção mais indicada é o Mailchimp, pois além de possuir uma versão gratuita, sua utilização é fácil e intuitiva.

Mas se quiser, e puder, fazer um bom investimento, o seu email marketing também pode ser enviado por meio de softwares completos de automação de marketing, como RD Station, que já mencionamos, e o Hubspot.

5 Dicas básicas para escrever um texto de email

Agora que você já sabe como adquirir sua lista de contatos e escolheu uma ferramenta para enviar os emails, está na hora de colocar a mão na massa, quer dizer, no teclado (rs)!

como escrever email marketing digitando computador gif

Existem algumas boas práticas que devem ser seguidas se você quer escrever emails incríveis para seus contatos.

  • Priorize textos curtos e que tragam mensagens claras e objetivas;
  • Use uma linguagem que seja adequada para a sua persona (tom de voz, jargões, gírias etc);
  • Estabeleça um tom de conversa e busque criar proximidade com seus leitores;
  • Trate seu leitor pelo nome e fale de uma maneira que você gostaria que falassem com você.

1) Escolha um assunto interessante

Entre tantas novas mensagens que as pessoas recebem diariamente, pode ter certeza que elas só vão abrir – e ler – aquelas que chamaram a atenção delas e oferecerem algum tipo de benefício.

O aperfeiçoamento da linha de assunto pode ser a diferença entre os destinatários abrirem seu email, excluí-lo ou, ainda pior, denunciá-lo como spam.

2) Conheça a sua persona

Identificar a sua persona é fundamental para escrever um texto de email marketing que atenda as reais  necessidades do seu público. Quando você conhece seus clientes, é muito mais fácil elaborar uma estratégia e escrever um texto eficaz.

3) Escreva para pessoas

Parece bobagem, mas algumas empresas escrevem de forma tão robotizada e automática, que parecem se esquecer que seus leitores são pessoas reais, com uma vida, sonhos, desejos, dúvidas etc. 

Tenha uma linguagem gentil, empática e evite usar termos muito técnicos e mostre-se interessado nas opiniões e necessidades dos seus clientes, como se estivesse falando com alguém que está sentado do outro lado da mesa.

4) Faça uso de gatilhos mentais

Os melhores textos para email marketing sempre usam gatilhos mentais poderosos. Isso porque a escolha de algumas palavras é crucial para que nosso cérebro recebam estímulos que influenciam nossas decisões.

5) Invista em call to action (CTA)

Se você tem a oportunidade de falar com o seu leitor, não deixe de “incentivá-lo” para que ele realize alguma ação e caminhe no funil de vendas. Investir nos CTAs é uma parte muito importante na sua campanha de email marketing, porque é ali que os assinantes vão clicar, comprar, responder etc, ou seja, engajar com a sua marca!

Por isso, destaque o seu botão de call to action com um texto inspirador e uma cor contrastante, para que ele seja visto facilmente pelos seus leitores.

E aí? Viu como escrever email marketing de maneira eficaz pode alavancar o seu e-commerce? Claro que além dessas estratégias, existem muitas outras coisas que você pode fazer! Mas, inicie aplicando as técnica que você viu neste texto e com certeza será possível ver ótimos resultados! 

Baixe o nosso e-book grátis

E se você quiser começar saber mais sobre marketing digital, baixe agora mesmo o nosso Guia Completo do Inbound Marketing.

Neste e-book GRÁTIS você vai aprender sobre as principais diferenças do Inbound Marketing, as vantagens do Inbound Marketing para o seu e-commerce e mais 7 Estratégias de Inbound Marketing para você testar no seu negócio! 👇👇

banner ebook inbound marketing agência mango

Este conteúdo te ajudou? Aproveita e deixa um comentário sobre o que achou deste texto e compartilha com seus amigos! 😉😉

Leia mais: Vantagens de contratar uma agência de marketing digital



Artigos Relacionados




Deixar um comentário