O que faz um analista de mídias sociais e porque sua empresa deve contar com a ajuda desse profissional

O analista de mídias sociais desenvolve a presença online de uma empresa e ajuda a marca a se fortalecer no mercado através das redes sociais.

Empresas estão recorrendo cada vez mais ao mundo digital para aumentar a sua lucratividade e fortalecer sua imagem. Dentro deste cenário, o analista de mídias sociais é fundamental para garantir o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital.

As mídias sociais, quando bem utilizadas, podem contribuir para o aumento das vendas de um negócio. Além disso, elas são importantes para criar um relacionamento mais próximo com o consumidor e melhorar o posicionamento de uma instituição no mercado em que atua, ou na sociedade de forma geral.

Portanto, se você deseja que o seu negócio tenha uma boa presença na internet, é necessário contar com o trabalho deste profissional e identificar a importância das atividades que ele realiza. 

Pensando nisso, a Agência Mango elaborou este artigo para que você entenda a importância do analista de mídias sociais

Dessa forma, será muito mais fácil começar a lucrar no Facebook, Instagram, Linkedin e em várias outras plataformas. 

O que é um analista de mídias sociais?

analista de mídias sociais ícones gif

O analista de mídias sociais desenvolve a presença online de uma empresa e ajuda a marca a se fortalecer no mercado digital. 

O social media é a pessoa responsável por planejar e gerenciar conteúdos e campanhas estratégicas para Instagram, Facebook, LinkedIn e outras redes sociais, por meio da coleta de briefings com clientes, análises de personas e guidebook, acompanhando e analisando o desempenho dos perfis e principais KPI’s

Responsável por cuidar dos perfis de uma organização, seja ela privada, governamental ou filantrópica, esse profissional desempenha um papel fundamental na construção da imagem online da marca.

Além disso, deve trabalhar em conjunto com mídia paga para impulsionar postagens nas redes sociais e realizar a criação de relatórios para apresentação de dados e acompanhamento de KPIS.

Ou seja, aplicando as estratégias corretas, ele busca o crescimento dos canais de redes sociais que ele gerencia

Um bom analista de mídias sociais não é um mero “publicador” de conteúdo. Ele planeja, executa e acompanha os resultados.

O que faz o analista de mídias sociais?

No dia a dia de trabalho, o social media costuma acumular muitas tarefas. Parecem atividades simples, mas não são. Veja algumas funções atribuídas a esse profissional:

  • Programar e publicar posts em múltiplas redes sociais;
  • Fazer checagens e ajustes nas postagens;
  • Responder as dúvidas e reclamações nos principais canais de comunicação;
  • Interagir constantemente com o público e outras marcas;
  • Otimizar o perfil para os mecanismos de buscas;
  • Atualizar as informações da página corporativa;
  • Desenvolver as estratégias de Inbound Marketing adequadas para aquela empresa;
  • Monitorar a concorrência;
  • Delegar tarefas a outros membros da equipe e envolvê-los nas redes sociais;
  • Estabelecer parâmetros e processos;
  • Analisar e monitorar as métricas corretas;
  • Elaborar e apresentar relatórios de resultados;
  • Avaliar as menções sociais;
  • Reelaborar todo o plano de ações mediante às necessidades.

GUIA GRATUITO | INBOUND MARKETING

Como é a rotina de um analista de mídias sociais?

Para que as atividades executadas pelo profissional de mídia social sejam eficazes, é necessário assumir e estruturar uma rotina. 

O dia a dia de trabalho deve estar sincronizado com as especificações e requisitos de cada empresa ou cliente. 

Manter uma agenda atualizada (seja digital ou física) auxilia nesse processo diário e garante que nada passe despercebido. 

Em suma, o processo adotado pelo gestor de mídias sociais tem várias etapas. A seguir, conheça as mais comuns.

1) Planejamento (calendário editorial)

analista de mídia social calendário planejamento

Como em qualquer ação de Marketing Digital, o planejamento é um fator crucial para atingir bons resultados com as mídias sociais. Essa etapa é fundamental para estabelecer objetivos, prazos e pensar como as ideias sairão do papel.

Por isso, um analista de mídia social deve criar um calendário editorial prévio, a fim de desenvolver conteúdos com antecedência que atendam aos requisitos da marca. 

Manter este documento atualizado evita imprevistos e organiza o andamento das tarefas e garante a entrega de conteúdos que sejam realmente relevantes para a persona daquela marca.

Nele são inseridos os escopos de todas as postagens que serão feitas durante o período determinado.

Formato, sugestões de legenda, conteúdo audiovisual, datas, horários, responsáveis pela execução das etapas e qualquer outra informação relevante é documentada aqui.

BAIXE GRÁTIS | MAPA DA EMPATIA

2) Criação e produção de conteúdo

analista de mídias sociais trabalhando no computador edição de vídeos

Produzir conteúdo para redes sociais requer um alto grau de criatividade. Como as redes sociais são muitas e suas funções são diversificadas, os formatos permitidos também variam. 

Veja alguns exemplos:

  • Texto
  • Imagem
  • Vídeo
  • Áudio
  • Podcast
  • Apresentação de slides
  • GIF
  • Stories
  • Reels

3) Publicação

teclado de computador botão publicar redes socais

As publicações ou os agendamentos dos posts podem ser feitos diretamente nos gerenciadores das próprias redes sociais. Como por exemplo, o Facebook, que além de ter uma ferramenta super interessante e intuitiva, também possibilita a integração direta com o Instagram.

Mas, como os conteúdos de uma marca podem ser encontrados em diversas redes sociais, o que favorece o contato e o engajamento dos usuários, talvez seja necessário optar por um gerenciador de mídia.

Um gerenciador de redes sociais é uma ferramenta, que pode ser gratuita ou paga, que auxilia o profissional a realizar ações relacionadas às mídias sociais. 

Ou seja, através desse recurso, é possível otimizar as publicações em várias mídias sociais diferentes sem perder tempo (Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest etc] e formatos também: imagem, vídeo, IGTV, etc.

Algumas das funcionalidades mais conhecidas incluem a criação de posts, calendário de publicação, agendamento de posts nas redes sociais, composição de relatórios, publicação multicanal, SAC, entre outras.

Aqui na Mango utilizamos a plataforma da MLabs e ela é uma forte aliada dos nossos analistas de mídias sociais. 

4) Avaliação dos resultados

analista de mídias sociais avaliação de resultados mensurar kpi

Muitas pessoas ainda acreditam, de maneira errada, que trabalhar com mídia social se restringe apenas a curtidas e seguidores. Mas saiba que vai muito além disso.

Um analista de mídias sociais deve saber acompanhar e analisar dados. É exatamente isso que garante que a estratégia se torne mais eficiente a cada ciclo.

Eles têm responsabilidades adicionais, como rastreamento de campanhas, uso de ferramentas de análise de redes sociais para obter insights de dados importantes, seguir práticas de SEO, fazer acompanhamento de KPI’s, compreender o comportamento humano e os relacionamentos, acompanhamento de tendências, memes que gerem insights, entre outras coisas.

A análise e monitoramento também é um trabalho constante para um analista de redes sociais. Essa etapa inclui:

  • Monitoramento de menções do público com a marca;
  • Monitoramento da concorrência;
  • Número de impressões;
  • Monitoramento e constante análise de métricas essenciais;
  • Criação de um plano de ação para amplificar resultados;
  • Produção de relatórios frequentes com os resultados das estratégias de redes sociais.
  • Mensurar o engajamento da marca. Para obter esse número é muito simples: basta somar as interações (curtidas, comentários) e dividir pelo alcance daquela publicação.

Leia mais: O que significa CTA? Um guia prático para você aplicar essa técnica em seu e-commerce

Quais habilidades necessárias em um analista de mídia social?

analista de mídias sociais simpsons computador gif

Como você deve ter percebido, o analista de mídia social faz muito mais do que apenas monitorar as curtidas e compartilhamentos que sua marca recebe nas redes sociais. 

E para garantir que sua empresa está sendo assessorada por alguém competente, dê uma olhada em algumas das qualidades que se esperam de analistas de redes sociais.

Formação e conhecimento técnico

Um analista de mídias sociais deve ser alguém especializado na produção de conteúdos e possuir uma qualificação técnica adequada para o exercício da função. 

Por isso, conhecimentos aprofundados sobre internet e uso adequado das plataformas sociais, é fundamental para esse profissional atingir os resultados necessários. 

O ideal é que essa pessoa tenha alguma graduação em: Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade e Marketing ou possua experiência de trabalho na área.

Ter uma boa escrita

Como esperado, um profissional de redes sociais deve ter boas habilidades de comunicação. Trabalhar a ortografia, coesão, coerência, estruturação de frases e a criatividade é essencial para exercer a função.

E não é apenas a parte gramatical que deve ser levada em conta. Quando falamos em textos para estratégias de Marketing Digital, nos referimos, especificamente, às famosas copys, ou, copywriting

Copywriting é uma série de técnicas que usa a escrita para persuadir o leitor a realizar uma ação. No caso do marketing, o objetivo final é gerar conversão e vendas. Porém, para atingir essa meta, é preciso percorrer várias etapas, além do uso de estratégias e gatilhos mentais que despertem interesse no público-alvo

Ser um heavy user

Um bom analista de redes sociais precisa ter perfis pessoais impecáveis e entender muito bem o objetivo e como usar cada canal da melhor forma.

Sua experiência pessoal na internet funciona como um “cartão de visitas” para que outras pessoas avaliem suas habilidades.

Possuir uma forte afinidade com números

Como este é um trabalho que envolve mineração de dados, é essencial que os analistas de mídia social sejam “pessoas que lidam com números”. 

Ou seja, saibam analisar dados, gráficos e interpretá-los. Além disso, precisam manusear as ferramentas que mensuram essas informações (Google Analytics, Google Search Console, Gerenciador das próprias plataformas das mídias sociais e outras)

Entender o aspecto humano da mídia social

O profissional de mídia elabora ações que ajudam a divulgar a marca e interagir com o público consumidor nas redes sociais. Eles são responsáveis por conquistar as pessoas e gerar fidelização. 

Esse profissional precisa ser sensível aos interesses do público-alvo, desenvolver e aplicar uma linguagem que faça com que as pessoas se identifiquem com determinada marca e sintam que fazem parte de uma comunidade real.

Manter-se atualizado sobre as tendências nas redes sociais: 

Os analistas de mídia social devem estar sempre atentos. Eles precisam se atualizar sobre os tópicos de tendência em seu setor, as novas ferramentas do mercado, as técnicas atuais de SEO e as práticas de otimização da web. 

Essas descobertas o ajudarão a tomar decisões sobre conteúdos futuros e iniciativas de sua marca. Além disso, devem saber verificar cada informação recebida para não compartilhar conteúdo errado, como as famosas “fake news”.

Entender do negócio em que atua

Não adianta nada conquistar vários likes e promover o engajamento nas redes sociais se a persona alcançada não gera leads qualificados. Por isso, é importante que o social media fique atento ao perfil do consumidor e ao mercado.

Entender sobre o seu negócio de atuação pode ser um divisor de águas na hora de gerar mais oportunidades para as empresas através das mídias sociais.

Leia mais: Aprenda como prospectar clientes e aumentar o número de vendas da sua empresa

Você precisa de um profissional especializado em Mídia Social

Segundo uma pesquisa realizada pela Content Trends, 91,7% das empresas brasileiras entrevistadas utilizam o Facebook como parte de sua estratégia de Marketing Digital. E mais: 47% também utilizam o Instagram e 42% estão no Youtube.

Os resultados também comprovaram que um analista de redes sociais é a segunda profissão mais requisitada em times de marketing pelas empresas brasileiras. 

Isso quer dizer que: se os seus concorrentes estão lidando com pessoas qualificadas para atuar nesse setor, por que você vai colocar o seu sobrinho de 15 anos para cuidar das redes sociais da sua empresa?

Investindo em uma pessoa altamente capacitada, você garante destaque e uma melhor segmentação.

Além disso, para o proprietário de uma empresa, o tempo é escasso! Ao equilibrar inúmeras tarefas de trabalho, adicionar mídia social à mistura pode parecer assustador ou quase impossível de manter. Portanto, a importância de um analista de mídias sociais torna-se muito mais significativa

O analista de redes sociais não é apenas alguém responsável por alimentar os canais de uma empresa, mas, sim uma figura extremamente estratégica, responsável por resultados reais.

Ter um colaborador dedicado a elas 100% do tempo é a única maneira de garantir que o usuário receberá o melhor conteúdo, nas datas e horários propícios e terá suas mensagens respondidas com agilidade.

Conclusão

Cada vez mais as redes sociais são uma forma eficaz de vender, conseguir novos clientes, propagar sua marca, aumentar sua audiência, criar diálogos e atender melhor o seu público. E você precisa de um profissional de confiança tomando conta de tudo isso.

Ter paciência e cuidado para atender clientes, ser criativo e criar conteúdo que gere engajamento, ter uma mente analítica capaz de entender dados e métricas, ser organizado, curioso e antenado não é para qualquer um.

Um erro cometido nas redes sociais não é esquecido. E milhões de pessoas poderão ter acesso a ele, queimando a imagem pública de uma marca.

Lembre-se de que a internet é um campo competitivo. Por isso, ter um grande destaque no mundo digital não é uma tarefa simples. 

A importância do analista de mídias sociais na Mango

“O analista de mídias sociais é muito importante em uma estratégia digital e marketing de relacionamento e é por isso que prezamos por contar com esse profissional na nossa equipe.

Através de técnicas e de conteúdos de qualidade, nós geramos valor para marcas que estão vendendo um produto/serviço e, também, construindo uma relação de proximidade com seu público.

E com tantas responsabilidades, é necessário muito estudo e atualização, já que todo dia uma tendência nova chega no mundo digital, né? 

Então, aqui na Agência Mango, nossos colaboradores estão sempre estudando e aprendendo coisas novas! Fazemos questão de investir na educação e no aprendizado dos social medias do nosso time.

Ser social media é sinônimo de qualidade e conteúdo. Dois fatores essenciais para qualquer marca!”

Raquel Leal Customer Success Agência Mango
Raquel Leal – Customer Success na Agência Mango

Quiz gratuito

Agora deu para entender profundamente a importância do trabalho realizado por um analista de mídias sociais, fica uma pergunta: será que você divulga a sua empresa corretamente nas redes sociais?

Faça o nosso QUIZ GRATUITO e descubra! Essa é uma ótima oportunidade para você fazer um Raio-X do seu plano de Marketing Digital e obter dicas exclusivas sobre como aplicar as melhores práticas estratégias no seu negócio!

Preencha o formulário abaixo e teste seus conhecimentos:


Gostou deste texto? Aproveite e deixe um comentário ou coloque suas dúvidas sobre redes sociais. 

Leia também: Vantagens de contratar uma agência de marketing digital



Artigos Relacionados




Deixar um comentário