As estratégias de Branding e Growth Marketing, embora à primeira vista pareçam distintas, são complementares. E, quando trabalhadas em conjunto, podem impulsionar o crescimento de uma marca ou empresa de forma exponencial.
A junção dos dois conceitos nasceu como resultado de estudos e tendências sobre captação de leads e vendas, que se atualizam frequentemente.
Ou seja, combinando uma vertente já conhecida no mundo do marketing, que é Branding, junto de uma estratégia mais nova, que é o Growth Marketing, é possível ter um retorno significativo.
Neste artigo, vamos te explicar como essas estratégias se complementam, quais são suas aplicações e os benefícios para sua gestão. Que inclusive podem ser potencializados se você tiver uma agência especializada nessas frentes, fazendo seus resultados e autoridade crescerem de forma considerável.
O que é Branding?
Antes de entender como funciona a integração entre Branding e Growth, é importante saber com bastante clareza o que cada termo significa.
Branding é o processo de construir, gerenciar a identidade de uma marca e todo o processo de desenvolvimento, que vai além de um simples logotipo. O processo de definição do que é branding começa com um estudo de percepção dos consumidores pela empresa, dos produtos ou serviços e, com base em conhecimentos de colorimetria, formas e referências, se cria logos, conceitos e aplicações.
Profissionais que desenvolvem toda essa ideia geralmente são designers que trabalham diariamente com referências, modelos e materiais de consulta, como padrões de cores e tipografia. Às vezes são realizadas entrevistas e consultas externas, tudo para entender como a marca quer ser vista e reconhecida.
Como resultado desse processo temos o conceito que envolve e faz referência a marca, como estilo, cores e logo. Branding conecta pessoas a marcas, identidade visual é o que faz as pessoas se identificarem com as empresas, sua comunicação e seu posicionamento.
Por que investir em Branding?
Algumas empresas não reconhecem o valor ou a importância de todo o conceito de Branding, mas os benefícios são variados como consolidação de mercado, autoridade, dentre os motivos. E temos alguns listados a seguir.
Distribuição dos investimentos de marketing
Primeiramente, o porquê investir em Branding é o fato de não deixar todo seu esforço em uma única estratégia. Quem investe nessa frente, investe na diferenciação do mercado e dos concorrentes, já que o processo de consolidação da marca passa por etapas importantes, que levam em conta a essência da empresa.
Segundo dados levantados pela Endeavor, em 2022, no período eleitoral o valor para publicar anúncios nos canais digitais aumentou consideravelmente. Para se ter uma ideia, o CPM médio aumentou mais de 100% e os valores médios das campanhas inflacionaram até 1.800%.
Reconhecimento
Outro motivo pelo qual se deve investir em branding é pela longevidade. Uma marca bem estruturada que teve o processo de criação bem pensado e realizado por profissionais que entendem do plano criativo, terá uma valorização de mercado. Além de um maior valor percebido pelos clientes e identificação naquilo que a marca se propõe.
Investir em branding faz com que a marca tenha força e uma identidade sólida. Uma reputação construída ao longo do tempo ajuda a minimizar os danos e a recuperar a confiança dos consumidores. Isto é, em momentos de crise é mais fácil lidar com situações que requerem compreensão do público, principalmente dos consumidores.
Além disso, a volatilidade do mercado e o nascimento de marcas que viralizam pode ser um obstáculo para empresas que não tenham pensando em Branding. Por isso, é necessário uma marca forte e com uma boa reputação, e esse é um dos pontos em que Branding e Growth podem se unir.
Fidelização
Quando o processo de Branding é feito de forma correta e profissional, é possível criar um vínculo emocional entre a marca e o cliente.
No momento em que os consumidores se identificam com os valores e a personalidade da marca, eles tendem a se tornar clientes fieis e promotores da marca. Principalmente quando falamos da geração mais nova, a geração Z é um recorte de consumidores que mais se preocupam com a reputação da marca, seus valores e identidade.
Portanto investir em branding é fundamental para construir uma marca forte, duradoura e capaz de gerar resultados a longo prazo. Por consequência você conquista a confiança dos consumidores, se diferencia da concorrência, ainda mais quando as estratégias de Branding e Growth são trabalhadas e aplicadas juntas.
O que é Growth Marketing?
O Growth Marketing é uma abordagem baseada em dados (data-driven) que tem como objetivo otimizar todos os aspectos do funil de vendas, desde a aquisição de novos clientes até a fidelização. Ou seja, é uma forma de traçar e elaborar estratégias com base em dados reais e atuais da empresa e, por meio destes, alcançar as metas desejadas.
Ao contrário do marketing tradicional, que trabalha com estratégias isoladas, o Growth Marketing tem uma mentalidade de experimentação, que busca identificar e escalar as ações. Dessa forma, gera melhores resultados com menos esforço e combinado outras estratégias, já que ao analisar todas as etapas do funil, é possível identificar gargalos e otimizar cada ponto de contato com o cliente.
No topo, temos a fase da Aquisição, e no meio, da Ativação. Nessas duas etapas criamos demanda, ou seja, tentamos engajar e ter o reconhecimento pelo público alvo. É possível elaborar artigos em blogs, anúncios em mídias físicas e publicações orgânicas nas redes sociais.
Depois temos a etapa da Retenção, onde acontece a captura do público anterior. Ou seja, houve a geração de desejo por esses consumidores e queremos que eles sigam para a próxima fase. Para isso é possível utilizar campanhas de remarketing, emails marketing e até influenciadores.
Por fim, temos o fundo do funil, que é a conversão, etapa em que os consumidores se tornam clientes.
É com esse pensamento que os profissionais que trabalham com essa vertente encontram soluções para as empresas, fazendo elas crescerem por caminhos mais rápidos e com um objetivo claro. Você já consegue ver uma relação entre Branding e Growth Marketing?
Aqui na Agência Mango trabalhamos com Branding e Growth Marketing para evoluir a marca e a empresa dos nossos clientes. Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas.
Por que investir em Growth Marketing?
O Growth Marketing é focado em resultados e busca otimizar todos os processos para gerar um crescimento exponencial do negócio. Por isso, todas as decisões serão baseadas em dados e análises. E esse é um dos principais benefícios dessa estratégia.
A metodologia do Growth Marketing incentiva a experimentação para buscar o melhor resultado e novas soluções, o que garante que a empresa esteja sempre à frente da concorrência. E para que sua marca seja lembrada pelo seu cliente, pois, segundo um estudo da Nielsen, o Digital Brand Effect Study, é necessário aparecer de 5 a 9 vezes para melhorar a lembrança de marca em, pelo menos, 50%.
Por isso, impactar as pessoas de diferentes formas é importante, principalmente com o aumento da exposição de propagandas em um único dia.
Nesse cenário competitivo, as empresas precisam encontrar formas inovadoras e eficazes para impulsionar o crescimento e serem lembradas pelos consumidores. E uma das soluções mais eficientes em 2024 é investir em Branding e Growth.
Branding e Growth Marketing
Como comentamos no início desse artigo, Branding e Growth podem parecer estratégias distintas, mas elas se complementam perfeitamente, principalmente quando uma empresa busca um crescimento constante e saudável.
Enquanto uma cria uma identidade única para a sua marca, estabelecendo um vínculo emocional com os consumidores. Já a outra utiliza dados e testes para identificar as melhores estratégias para adquirir novos clientes.
Ao combinar as duas estratégias, Branding e Growth, você consegue acelerar o crescimento da sua marca de forma mais eficiente e escalável.
Isso porque o principal desafio das empresas e setores de marketing é a geração de leads qualificados de forma saudável e constante. Hoje, no mercado brasileiro, as empresas investem cerca de 20% dos recursos em Branding e os outros 80% em performance. Porém, a dependência dessas estratégias, muitas vezes, acabam deixando os gestores reféns de plataformas pagas, que estão saturadas de anúncios.
O investimento em Branding e Growth faz com que as empresas distribuam melhor o orçamento, tenham metas definidas, assim como o posicionamento da empresa e de suas prioridades.
O movimento de investir nessas duas frentes traz um resultado coordenado, maduro e escalável, já que os usuários serão impactados com diferentes comunicações. Assim, a diferenciação da sua marca funciona como motor da fidelização desses clientes e crescimento da empresa.
Como funciona o Branding e Growth?
As estratégias de Branding e Growth trabalham em conjunto para que toda a jornada do cliente seja orientada ao objetivo da marca: vender e fidelizar o cliente. Em um primeiro momento, os usuários não conhecem a marca ou não adquiriram um gatilho de relacionar uma marca ou produto ou serviço.
Por isso, quando pensamos em um funil tradicional de Growth Marketing, antes da fase de Aquisição, são aplicadas estratégias e ações de conscientização da marca, campanhas de engajamento, anúncios físicos passando a comunicação e valores dessa empresa. E essa fase podemos chamar de Conscientização da Marca.
As demais etapas como, Aquisição, Ativação, e Retenção, são trabalhadas com estratégias de marketing digital e tradicional, para levar esses usuários, que tiveram um reconhecimento pela nossa marca, até as etapas finais, que é a Conversão e Fidelização. Essas últimas etapas acontecem quase simultaneamente, pois há o processo de compra, entrega, utilização do produto ou serviço e a promoção desses para outras pessoas.
O Branding é mais presente nas etapas que envolvem a linguagem e essência da marca e o Growth torna as estratégias mais efetivas. Isso aumenta a fidelidade e o valor do cliente ao longo do tempo, mesmo que seu produto tenha um valor final maior que os concorrentes. Com Branding e Growth você terá uma marca forte e uma estratégia robusta para que seu cliente tenha a melhor experiência em todos os pontos de contato.
Investir em Branding e Growth com especialistas, é com a Agência Mango
Branding e Growth são duas estratégias fundamentais para crescimento contínuo da sua empresa. Não é uma questão de escolher a melhor para investir, mas sim distribuir seu orçamento de marketing em estratégias combinadas para alcançar um crescimento sustentável e duradouro.
Uma frente vai fortalecer a marca e a identidade que é perceptível pelas pessoas. A outra vai definir as melhores estratégias de marketing digital com objetivo de crescimento contínuo e saudável.
A Agência Mango pode fazer isso pela sua empresa, traçamos as estratégias necessárias pensando em sua necessidade e nas metas que sua empresa precisa atingir. Além de termos especialistas que podem transformar a ideia da sua marca em um verdadeiro conceito e passar essa visão para seus clientes.
Converse com um de nossos especialistas e saiba como nós podemos ajudar a evoluir e aumentar a visibilidade da sua marca com Branding e Growth.