O rebranding pode ser a atualização que a sua empresa precisa
É comum que algumas marcas consolidadas do mercado sejam um pouco resistentes a mudanças. No entanto, empresas tradicionais podem conquistar diversos benefícios por meio de um rebranding.
Pensando nisso, a Geloni Sorvetes, uma das marcas mais reconhecidas do segmento na região do Paraná, decidiu atualizar a sua marca, e contou com os serviços da Agência Mango para concluir essa missão.
Por esse motivo, neste artigo, você vai descobrir quais foram os processos necessários para desenvolver essa nova identidade visual.
O que é rebranding?
Rebranding é o processo de mudança da imagem corporativa de uma organização. É uma estratégia de mercado que consiste em modificar os principais aspectos de uma marca, contemplando tópicos como nome, símbolo, ou, nesse caso, a identidade visual.
Diversos fatores podem acabar motivando o investimento em mudanças. De maneira geral, essa decisão costuma ser impulsionada pela necessidade de manter a organização alinhada com as demandas atuais do mercado, enquanto proporciona uma conexão maior com os clientes.
No caso da Geloni, a ideia principal foi inovar tanto a parte visual quanto o posicionamento, atingindo uma faixa etária mais jovem, sem deixar de lado a persona mais tradicional.
Sobre a Geloni
A Geloni é uma empresa que nasceu no dia 1º de janeiro de 1986, em Guaraci, no estado do Paraná (Brasil). Trata-se de uma das marcas de sorvete mais reconhecidas do estado, que se tornou uma grande referência, principalmente nas cidades do interior.
No início, o negócio consistia em um pequeno espaço, de 80 metros quadrados, com dois freezers e uma máquina de fazer sorvetes e picolés.
Atualmente a fábrica conta com quase 4 mil metros quadrados, cerca de 100 funcionários, possui diversos equipamentos de alta tecnologia, e uma produção diária de até 30 mil litros de sorvete, em média.
Tamanho sucesso foi resultado do amor pelo produto produzido, do trabalho sério, da dedicação e do carinho e confiança dos clientes, colaboradores e parceiros.
Nessa nova proposta, uma das personas que a marca busca atingir, contempla perfis adultos (com mais de 40 anos), que prezam por viver bons momentos em família, e que costumam contar com o sorvete durante os encontros especiais.
Ao mesmo tempo, também existem os jovens adultos (entre 21 e 29 anos), um perfil com uma rotina repleta de tarefas, e que encontra nas sobremesas uma forma de proporcionar carinho para as pessoas importantes.
Com tudo isso definido, coube a Agência Mango transformar essa demanda em um rebranding único.
Como o rebranding foi feito?
A partir daqui, você vai acompanhar um passo a passo que ilustra todo o procedimento de atualização da marca, abrangendo desde a coleta de informações até a entrega final do trabalho.
Passo 1: Reunião inicial
Conhecer o cliente a fundo foi o primeiro passo da produção do rebranding. Trata-se de uma ação imprescindível para esse tipo de proposta, e que deve ser realizada antes de colocar a mão na massa.
Para cumprir o primeiro passo, realizamos uma reunião que uniu os representantes da empresa, com todos os membros da equipe responsável por esse cliente. A partir daí, fomos capazes de estabelecer as demandas, entender as expectativas, tirar todas as dúvidas e identificar a linha de trabalho que teríamos a partir de então.
Passo 2: Aplicação de pesquisa
Após a reunião inicial, nosso time começou a colocar em prática as atividades do rebranding. Primeiramente, foi elaborada e divulgada uma pesquisa, que tinha como principal objetivo, definir tópicos importantes, como:
- Personas: representações fictícias dos perfis dos clientes da marca (já citada anteriormente);
- Jornada de compra: o caminho que a persona percorre no funil de vendas até, de fato, se tornar um cliente;
- Mapa da empatia: um equilíbrio entre as dores e os objetivos do cliente, onde perguntas como “o que vê?”, “o que ouve?”, “o que pensa e sente?” e “o que fala e faz?”, são respondidas.
Além do mais, em conjunto com o cliente, também atualizamos a missão, visão e valores:
Dessa forma, foi possível alinhar as características clássicas da empresa, com os objetivos atuais, determinando, por consequência, uma diretriz sólida para a criação da nova identidade visual.
Passo 3: Definição da direção visual e da paleta de cores
A direção visual do rebranding, teve como objetivo, valorizar todos os atributos da marca, incluindo aspectos como diversão, família, essência, tradição e afeto.
Em paralelo, foi definida a tipografia das publicações em redes sociais, que utiliza a “Nunito”, uma fonte sem serifa e bem balanceada, e que apresenta 2 versões diferentes:
Quanto a paleta de cores escolhida, ela inclui o tom de vermelho Torch Red #f21b2, e o tom de rosa Pale Rose #f1cdd2.
Com todos os direcionamentos definidos, nossa equipe de designers criou a nova logo à mão, produzindo um trabalho personalizado, e que conversa de maneira direta com os ideais da marca.
Com a identidade visual pronta, fizemos diversos mockups para mostrar o rebranding aplicado na prática, seja através do feed do Instagram, ou mesmo por meio de comunicação offline. Confira abaixo:
Cliente satisfeito, nova marca no mercado
Com tudo finalizado, a nova marca foi apresentada ao cliente. E hoje, a identidade visual já está inserida no mercado, sendo utilizada em todos os meios digitais, e atualizada nos estabelecimentos.
O lançamento oficial da nova identidade visual da Geloni foi feito por meio de um vídeo institucional, produzido pela Agência Mango. Você pode conferi-lo agora mesmo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Geloni Sorvetes (@gelonisorvetes.oficial)
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