A presença online é essencial para as empresas que buscam visibilidade e resultados concretos. Por isso, o Site Institucional se tornou fundamental, funcionando como a vitrine digital de uma marca.
Para que um Site Institucional realmente faça diferença no resultado da empresa, é necessário ir além do básico. Precisa ser uma ferramenta estratégica para a equipe de marketing, contribuindo diretamente para a geração de leads, o alcance de metas e o alinhamento com os demais objetivos da empresa.
E nós, da Agência Mango, sabemos a importância e o peso de um bom Site Institucional para uma empresa e nesse artigo, vamos falar sobre as necessidades, pontos principais e ainda mostrar com dados a relevância deste investimento.
O que é Site Institucional?
Um Site Institucional, ou Site Empresarial, é uma das formas que seu cliente, ou futuro cliente, pode encontrar seu serviço ou produto na internet. Ainda é possível que ele seja o primeiro ponto de interação que muitos terão com sua marca.
Em outras palavras, seu Site Empresarial é o cartão de visitas digital da sua marca e ele precisa estar à altura da imagem que você deseja transmitir ao seu público-alvo. Ou seja, estar com identidade visual adequada, fácil navegabilidade e na comunicação.
Visto que ele será responsável por transmitir a essência da empresa, reforçar sua credibilidade e gerar a confiança necessária para iniciar uma relação comercial. E nesses sites para empresas é necessário adicionar informações que são relevantes para o consumidor, como formas de contato, e que também haja uma forma de coletar os dados desses consumidores.
E é exatamente sobre esse último ponto que vamos falar à diante
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Por que criar um Site Institucional?
É provavel que algumas equipes de vendas não percebem como um Site Institucional bem estruturado pode ser considerado mais um vendedor ou atendente 24/7. Para fazer que o cliente tenha uma jornada mais fluída, é necessário trabalhar as ferramentas certas e ter um layout intuitivo.
Além do fato de chegar ainda mais preparado para a equipe de vendas, já que posteriormente navegou pelo Site Institucional e obteve informações iniciais. E isso também tem relação com a estratégia de Inbound Marketing, aplicada pelo time de Marketing.
Estratégias de Inbound, em resumo, é a prática de transformar visitantes em leads e oferecer conteúdos, como webinars ou manuais, em troca de seus dados. E o time comercial trabalhará com essas informações. Assim como conteúdos, cupons de desconto ou ofertas podem ser oferecidas para esses leads.

Além de ser um gerador de leads, o Site Empresarial também desempenha um papel fundamental no alinhamento entre as equipes de marketing e vendas. Quando essas duas áreas estão alinhadas, as metas de ambas se tornam complementares, e o Site é o ponto de convergência.
O marketing trabalha para atrair visitantes qualificados, fornecendo à equipe de vendas informações como dados dos leads capturados, facilitando o processo de prospecção e conversão. Outros pontos para criar um site institucional, é a atração de visitantes de forma orgânica, direcionando tráfego qualificado para páginas que foram cuidadosamente desenhadas para converter.
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Sites pagos X Sites grátis
Um impasse que algumas empresas enfrentam é se devem investir em um Site Institucional pago ou utilizar plataformas gratuitas disponíveis no mercado. Embora a ideia de criar um site gratuitamente possa parecer atraente, as limitações técnicas e estruturais dessas soluções se tornam evidentes a curto prazo.
Sites gratuitos, geralmente, oferecem pouca flexibilidade em personalização, o que pode comprometer a identidade visual da marca e a experiência do usuário. Além disso, eles tendem a não ser otimizados para SEO, o que dificulta o ranqueamento nos motores de busca e, consequentemente, reduz a visibilidade no meio digital.
Em contrapartida, um Site Empresarial pago, desenvolvido por uma agência especializada, garante um produto final sob medida para as necessidades da empresa. Desde a escolha do layout, cores, comunicação e implementação de funcionalidades avançadas, tudo é pensado para otimizar a experiência do usuário e maximizar as chances de conversão.
Sem dúvida, um Site Institucional desenvolvido por especialistas é tecnicamente robusto, possibilitando a integração de ferramentas de análise, como Google Analytics. Além de ser otimizado para performance em todos os dispositivos, especialmente celulares. Isso assegura que o site seja capaz de crescer junto com o negócio, adaptando-se a novas demandas e oportunidades.
Ou seja, as vantagens de um Site Empresarial desenvolvido por uma agência são:
- Personalização Total;
- Melhor Conversão;
- Otimização para SEO;
- Layout único e personalizado;
- Recursos personalizáveis, como formulários de captura de leads;
- Performance e Velocidade;
- Suporte e Manutenção;
- Adaptabilidade e Escalabilidade;
- Segurança Avançada;
Por isso, o desenvolvimento do site para empresas vai além de um simples layout. Ele pode ser uma ferramenta de vendas, gerando resultados diretos e mensuráveis para a empresa.
Case Agência Mango: Colli Bike
Também é possível realizar um relayout de um Site Empresarial. Isso muda a forma que a própria empresa vê esse formato de negócio, gerando mais resultados e possibilitando o planejamento de novas metas. Um exemplo disso é o trabalho que realizamos aqui na Agência Mango com a Colli Bike.
A Colli Bike, que produziu mais de 500 mil bicicletas em 2023, enfrentava um grande desafio: seu Site antigo não refletia o peso e a relevância da marca no mercado. A aparência datada afastava os consumidores, especialmente aqueles interessados em produtos de alta performance, como bicicletas premium.
Juntamente com a falta de funcionalidades adequadas e uma navegação com atritos, que criavam obstáculos e dificultavam a conversão de visitantes em clientes.
Com esses pontos em mente, reformulamos o Site Institucional com o objetivo de transformar ele em uma ferramenta eficiente, seja para a comunicação da marca quanto para a geração de negócios e leads.
Funcionalidade e Identidade Visual para Colli Bike
O processo de reformulação do Site Empresarial começou com um profundo entendimento do público-alvo da Colli Bike e seus objetivos de negócio. A partir daí, desenvolvemos um layout moderno e dinâmico, que refletisse a essência esportiva e inovadora da marca.
Para criar uma conexão emocional com o usuário, as cores e os elementos visuais têm esse objetivo, pensados para criar essa relação. Transmitindo uma imagem de força e inovação, sem perder a leveza associada ao universo esportivo.
Bem como o layout, a funcionalidade também foi um ponto central no desenvolvimento. Reorganizamos o catálogo de produtos de forma clara e intuitiva, permitindo que o usuário navegasse por diferentes categorias sem dificuldades.
Além disso, adicionamos uma página dedicada ao catálogo de produtos, que funciona como uma vitrine organizada e atraente. Todos esses pontos foram pensados para trazer a essência da marca e na jornada do cliente dentro do Site da Colli Bike, para que a experiência de navegação fosse fluida e otimizada.
Seu site desenvolvido pela Agência Mango!
Na Agência Mango, sabemos como transformar sites para empresas em plataformas de comunicação e negócios. Se você sente que seu site empresarial atual não está entregando os resultados esperados, ou se sua empresa ainda não tem um, você deve se planejar para esse investimento.
A experiência do Site da Colli Bike deixa claro que criar um site pode ser uma poderosa ferramenta de vendas e crescimento. Nesse sentifo, um site bem planejado e desenvolvido, ele se torna um ativo estratégico que impacta positivamente todos os setores da empresa, desde o marketing até as vendas.
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