Descubra de uma vez por todas o que é UX Writing e por qual motivo você deve aplicá-lo em seu e-commerce.
Com o mundo digital em constante mudança, é possível afirmar que os usuários estão se relacionando de uma forma mais intensa com as marcas em seus ambientes online. Por esse motivo, o UX Writing se mostra como um método inteligente e atualizado de criar uma conexão mais direta e intuitiva com seu consumidor.
Neste artigo, vamos te explicar esse conceito, e iremos te mostrar como o ato de criar mensagens simplificadas e otimizadas pode potencializar os resultados da sua loja virtual.
O que é UX Writing?
Em tradução livre, UX Writing significa “escrita de UX”. UX, por sua vez, é uma abreviação de “user experience”.
Em outras palavras, estamos falando de um modelo de redação focado na experiência do usuário, que pode ser integrado à interface do seu site com o objetivo de ajudar os visitantes a se envolverem mais com seus produtos e serviços.
A escrita UX depende do equilíbrio entre a habilidade de um redator, com a especialização do mesmo em um contexto único de promover uma experiência de leitura mais imersiva, intuitiva e dinâmica.
Além do mais, o UX Writer não se limita apenas a criação dos textos mais longos, pois esse especialista também vai ser responsável pelo conteúdo de diferentes componentes de um espaço digital, incluindo exemplos como:
- Textos dos botões do e-commerce ou APP;
- Pop-ups;
- Avisos de erro;
- Mensagens de prompt;
- Tutoriais;
- Entre outros.
Ou seja, essas frases curtas comunicam ao visitante o que fazer, abordam eventuais preocupações do usuário e fornece contexto para diversas situações.
Diferença entre Copywriting e UX Writing
Por mais que possam fazer parte do mesmo universo, o Copywriting e o UX Writing possuem diferenças bem importantes.
Logo abaixo, vamos apresentar algumas comparações para que você possa compreender esses conceitos com mais clareza:
- Enquanto o Copywriting aposta em palavras de poder para convencer os clientes, o UX aposta em termos simples para elucidar as coisas;
- Enquanto o Copywriting foca exclusivamente nas conversões, o UX prioriza a conexão do usuário com o site/app (o que leva, consequentemente, a um aumento de vendas);
- Enquanto o Copywriting se relaciona de maneira mais direta com o marketing, o UX está mais relacionado com o design (contudo, todos os departamentos precisam estar alinhados);
- Enquanto o Copywriting conta um storytelling, o UX promove uma experiência intuitiva;
- Enquanto o Copywriting é utilizado em e-mails, landing page, ads e social media, o UX é utilizado em sites, e-commerces, produtos e aplicativos.
Conseguiu compreender a diferença entre essas duas propostas?
Ambas devem ter lugar em sua estratégia de marketing digital, afinal, quando estão bem alinhadas, podem impulsionar o faturamento da sua empresa.
Benefícios do UX Writing para o seu e-commerce
Estabelece uma empatia com os usuários
A escrita UX permite que uma conexão mais humanizada se forme entre a interface digital e o usuário. Para entender como isso pode funcionar na prática, imagine a seguinte situação:
Um potencial cliente que não conhece sua empresa decide acessar o seu e-commerce, ele não tem familiaridade com o site e deseja fazer a compra o mais rápido possível.
No entanto, existem algumas etapas que precisam ser cumpridas antes de concluir a venda, e a criação de um novo cadastro é uma delas.
Cada novo cadastro pede uma confirmação via e-mail. Então… o que fazer quando você tem um usuário interessado no produto, mas que, ao mesmo tempo, também está com pressa para finalizar o processo e concluir a venda?
Nessas horas, uma boa técnica de UX Writing pode te ajudar a deixar a situação mais tranquila para o lead.
Frases simples como “Falta pouco para você concluir a compra” ou “Aguarde apenas um instante, estamos processando sua confirmação!” podem ser a chave para fazer com que o visitante não abandone sua jornada.
Melhora o engajamento e potencializa as conversões
O UX Writing também pode causar um impacto pleno no envolvimento e nas conversões dos usuários com sua empresa!
Um estudo realizado por Torrey Podmajersky, uma das maiores especialistas na área, mostra que os usuários tendem a clicar em CTAs , que apresentam duas palavras ou menos, com uma frequência significativamente maior do que as que apresentam frases mais longas.
Ou seja, ao mesmo tempo que o UX permite interações mais densas e personalizadas entre o usuário e a interface (o que, por si só, potencializa o engajamento), ele também se mostra relevante para criar experiências mais concisas e objetivas (indicadas para situações onde a conversão é a principal meta da estratégia).
Inclusive, a escrita de UX mais direta e clara pode ajudar a posicionar o foco da interação em um objetivo específico, tornando os usuários mais produtivos e as vendas mais ativas.
Nessas horas, a melhor opção é investir em testes A/B para entender o comportamento dos seus usuários e as possibilidades mais compatíveis com o seu e-commerce.
Permite a elaboração de uma análise dos pontos de estagnação
Ao adotar o UX Writing, você terá a chance de fazer um Raio X em seu e-commerce para identificar quais pontos de navegação estão dando resultados ou não.
Com isso, é possível descobrir os pontos de estagnação do seu site, que podem se referir a informações desencontradas, falta de dados ou até mesmo a escolha equivocada de algumas palavras em determinadas páginas.
Dessa forma, você terá em mãos informações valiosas sobre a sua loja virtual, e poderá pensar em eventuais soluções para gerar mais conversões.
Conclusão
Saber o que é UX Writing é uma tarefa imprescindível para quem está buscando as melhores estratégias para alavancar um e-commerce.
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