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Tendências do marketing para ficar de olho em 2022

Você já está por dentro das principais tendências do marketing para o próximo ano?

Por incrível que pareça, 2022 já está batendo na porta. Pensando nisso, no conteúdo de hoje, vamos abordar algumas das principais tendências do marketing para o ano que vem.

São diversas previsões, conceitos e estratégias que prometem movimentar o setor durante os próximos meses, proporcionando experiências diferenciadas para quem quer conquistar os melhores resultados. 

Por isso, não deixe de ler o conteúdo até o final, dessa forma, você poderá elaborar um planejamento mais sólido e assertivo para o período de retomada do mercado.

Tendências do marketing digital: 5 exemplos para aplicar em seu negócio! 

1. Vídeos curtos devem ganhar ainda mais espaço 

Os vídeos desse formato começaram a se destacar no início de 2020, ganharam muito mais força em 2021, e prometem conquistar ainda mais espaço em 2022.

Tamanha ascensão se deu pelo crescimento exponencial do TikTok, e pela presença cada vez intensa da geração Z na cultura e no mercado.

Inclusive, levou um tempo para que o público, de maneira geral, se acostumasse com a proporção da tela vertical, e com o ritmo acelerado dos conteúdos. Porém, no momento atual, esses vídeos se tornaram parte do dia a dia de pessoas de diferentes estilos e idades.

E com o lançamento de ferramentas como o Reels, no Instagram, e o Shorts, no Youtube, esse modelo de vídeo ganhou ainda mais players no mercado, que hoje disputam a atenção dos usuários.

Com isso, novas possibilidades de anúncios surgiram, posicionando as campanhas nesse formato como uma das principais tendências do marketing para o ano que vem.

Para se destacar em um cenário que promete ser ainda mais competitivo, é preciso ficar atento a algumas características do seu anúncio. 

A trilha sonora, por exemplo, é um dos pontos mais importantes desse tipo de vídeo, ela precisa conversar com a marca e envolver o espectador. Por isso, procure vídeos produzidos por outras empresas e navegue por esses aplicativos para se inspirar.

Elaborar conteúdos realmente originais e criativos é outro ponto muito importante. Com tão pouco tempo disponível, é preciso captar a atenção do seu público desde o começo, equilibrando aspectos como roteiro, estética e edição.

E se você não quiser produzir os próprios vídeos, também pode aproveitar essa febre por meio de parcerias com influenciadores digitais. Dessa forma, sua empresa poderá se comunicar com o público-alvo de uma maneira dinâmica e interativa.

2. Marketing de influência

Uma pesquisa promovida pelo Opinion Box, mostra que, 67% dos usuários do Instagram, seguem influenciadores na plataforma. Além do mais, 55% já compraram produtos indicados por essas personalidades da internet.

Esse cenário também se destaca no ambiente do Youtube. Nesse caso, 69% das pessoas disseram que são inscritas em canais desse nicho, e metade dos entrevistados também já compraram algum item divulgado por esses produtores de conteúdo.

Por esse motivo, o marketing com influenciadores promete continuar em alta durante o próximo ano. Além de promover mais engajamento e alcance para sua marca, esse tipo de marketing também conta com um alto retorno sobre investimento (ROI), ideal para quem busca por uma estratégia lucrativa, que envolve criatividade e alta exposição.

Aliás, no ano de 2021, houveram diversos cases de sucesso que conquistaram ótimos frutos com essa tendência. 

A empresa Vigor, por exemplo, chamou bastante atenção e gerou muito engajamento ao fechar uma parceria com o “Gil do Vigor”, ex-participante do Big Brother Brasil, que se tornou um dos perfis mais influentes das redes sociais deste ano. 

No entanto, com um orçamento menor, também é possível conquistar ótimos resultados por meio de campanhas com micro influenciadores (personalidades influentes, mas que possuem menos de 100 mil seguidores).

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3. Conteúdo de áudio em constante evidência

Se de um lado, os vídeos mais curtos estão gerando mais interesse, do outro, temos uma crescente adesão aos conteúdos de áudio mais extensos.

Para se ter uma ideia, por conta da pandemia, o Brasil se tornou a quinta nação que mais cresceu na produção de podcasts no último ano.

Além do mais, o país conquistou mais de 7 milhões de novos ouvintes com idade superior a 16 anos, que consomem esses programas de áudio por meio de plataformas como Youtube, Spotify, Google Podcast, ou em grandes portais da internet, como o G1.

Com esse mercado totalmente estabelecido, é possível afirmar que esse formato deve fazer parte de diversas estratégias de marketing em 2022, seja através da produção de conteúdos próprios, ou mesmo por meio de anúncios em podcasts já consolidados.

4. A importância da experiência por voz

Ainda no contexto dos áudios, a experiência por voz é outra tendência do marketing que promete se fortalecer ainda mais no que vem.

Inclusive, um estudo realizado pela Juniper Research, apresenta perspectivas que mostram que o comando de voz pode proporcionar cerca de US$ 19,4 bilhões em transações até 2023 

O mesmo levantamento mostra um potencial de crescimento de 50% nas vendas de dispositivos inteligentes com assistentes virtuais, como, por exemplo, a Alexa, da Amazon

Além do mais, boa parte dos smartphones com Android ou iOS já contam com esse tipo de recurso, que promete ser cada vez mais utilizado por usuários ao redor do mundo.

Por esse motivo, procure adaptar suas estratégias de SEO para esse contexto. Pesquisas por voz tendem a serem mais extensas, por isso, utilizar palavras-chave de cauda longa pode ser uma ótima opção.

5. O Inbound Marketing permanece relevante

Em 2022, o Inbound Marketing deve continuar em alta, potencializando a demanda por conteúdos capazes de atrair, nutrir e converter os leads.

Por meio dessa estratégia, é possível cativar o seu potencial cliente de maneira orgânica, identificando os interesses da sua persona e transformando seus visitantes em leads qualificados.

Dessa forma, além de aumentar o tráfego do seu site, você também será capaz de conquistar mais credibilidade, fortalecendo as relações e alcançando mais resultados.

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Conclusão

O ano de 2022 promete ser bastante agitado para o mundo da comunicação digital. Por isso, é importantíssimo estar a par das principais tendências do marketing..

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