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Por que aplicar técnicas de SEO no e-commerce? Descubra agora!

SEO é um conjunto de aprimoramentos e estratégias durante a produção de conteúdo que visam fazer com que um site seja encontrado mais facilmente pelos seus usuários. Quer saber o motivo dessas técnicas de SEO serem tão importantes para seu e-commerce? Continue a leitura e descubra! 

 

Segundo pesquisas do NetMarketShare, 94% das buscas orgânicas realizadas na Internet são feitas através do Google. Isso quer dizer que quando um usuário pesquisa sobre algo que precisa saber, na maior parte das vezes utiliza o Google para encontrar suas respostas.

Agora, imagine que você possua um e-commerce de camisetas personalizadas e seu público alvo sejam pessoas que estão a procura desse produto para ocasiões especiais ou até mesmo para uso como uniformes de empresas. Ao buscar o termo “camisetas personalizadas” no Google são encontradas quase 32 milhões de buscas em apenas 1,41 segundo. Agora, como uma marca faz para se destacar em meio a tantos resultados? É nesse momento que entra o SEO

Nesse artigo você vai aprender o que é SEO, como funcionam os serviços de buscas e entender de uma vez por todas por que é fundamental aplicar essas técnicas em seu e-commerce. 

O que é SEO?

A sigla SEO vem de “Search Engine Optimization” que traduzido seria “otimização para motores de busca”.

Ou seja, pode ser definido como uma série de técnicas e estratégias de aprimoramento durante a produção do conteúdo de um site, blog post, descrição de produtos e muito mais que fazem com que estes sejam melhor ranqueados pelos sites de busca e, consequentemente, recebam mais acessos. 

Surgimento do termo SEO

Segundo pesquisadores da área do Marketing, existem três principais teorias para o surgimento do termo SEO. São elas:

  1. Leland Harden e Bob Heyman definiram o termo verbalmente após perceberem que o posicionamento do site de uma banda havia caído após o termo pesquisado ser mencionado menos vezes. Eles registraram o termo no livro “Net Results” em 1997;
  2. Muitos estudiosos apontam que Danny Sullivan mencionou o termo em um post spam que escreveu em 26 de julho de 1997 na Usenet;
  3. Outro grupo acredita que John Audette criou e postou o termo em um post feito para a sua empresa Multimedia Marketing Group (MMG).

Seja qual das teorias que você acredita, não podemos negar a enorme importância que esse termo tem para todos que estão ligados ao Marketing Digital, seja como produtores de conteúdo ou como empresas que precisam que seus produtos/serviços tenham maior visibilidade

O QUE É MARKETING DIGITAL?

Como funcionam os Serviços de Busca? 

Antes de definirmos os motivos de ser tão importante para seu negócio aplicar as estratégias de SEO, acreditamos ser relevante uma breve explicação sobre como funcionam os serviços de busca. 

Os sites de buscas revolucionaram a popularização da internet devido a facilidade de utilização pela população para encontrarem informações em um só lugar. 

Para realizar essas buscas, o servidor “vasculha” a informação pedida entre todos os sites e páginas que estão indexadas por ele. 

É estimado que o Google receba cerca de 3,5 bilhões de buscas por dia e para oferecer os conteúdos que mais se encaixam no procurado pelos seus usuários, além dos que considera de melhor qualidade e confiabilidade, o servidor utiliza diversos critérios para ranquear os sites.

Quais são as técnicas de SEO?

Falamos sobre o que é SEO e como funcionam os serviços de buscas, mas sabemos que você está curioso para saber quais são essas técnicas, não é mesmo? Algumas estratégias que podem ser adotadas são:  

  • Palavra-chave: o conteúdo deve partir do termo que apresenta mais buscas e que é mais relevante sobre o assunto em questão. Toda a produção do conteúdo gira em torno disso – desde a escolha do título, subtítulos, url, descrição…;
  • Conteúdo: deve ser pensado estrategicamente para abordar temas eficazes e relevantes, sempre com o objetivo do leitor ficar mais interessado e querer continuar lendo sobre o tema/produto;
  • Otimização: é importante ficar atento a detalhes de otimização que parecem pequenos, mas que fazem toda a diferença. Como imagens com legendas usando a palavra-chave, títulos adequados e na formatação correta, url curta e apenas com palavras e hífens e diversos outros detalhes;
  • Link building: outro ponto que faz a diferença para que seu conteúdo seja relevante é, durante o corpo do texto, fazer a construção de links com outros sites parecidos. Os buscadores entendem que seu site possui autoridadee no assunto e ranqueia-o melhor;
  • Estrutura: é sempre importante lembrar que a estrutura do texto ajuda a organizar e hierarquizar as informações de uma página, fazendo com que os buscadores compreendam melhor seu conteúdo. Para blog posts podem ser utilizadas H1, H2, H3 e assim por diante e em sites de produtos organizar o tamanho do título do produto, descrição, detalhes e preço, por exemplo. 

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Afinal, por que aplicar as técnicas de SEO?

Agora que você entendeu o que é SEO e como os serviços de buscas funcionam, vamos desvendar os motivos das técnicas de SEO fazerem tanta diferença para seu e-commerce deslanchar na internet:

1. Visibilidade: 

Atualmente, boa parte da população que possui acesso a internet utiliza os serviços de buscas online para encontrar informações que precisa durante seu dia a dia. 

No decorrer dessas buscas, no entanto, a maior parte das pessoas param na primeira página do Google, pois acreditam já terem informações suficientes. Assim sendo, a visibilidade de estar entre os primeiros links ranqueados pelo Google é muito importante para se fazer presente e aumentar consideravelmente a chance de seu site ser acessado.

2. Tráfego 

Já que mencionamos o aumento na visibilidade da sua página, essa ação gera, consequentemente, aumento no tráfego de pessoas que passam pelo seu site e que consomem seu conteúdo ou veem seus produtos

Essa questão é de suma importância para seu negócio, pois é dessa forma que os leads serão captados

3. Lead

Acho que a essa altura você já entendeu que um ponto leva a outro, né? 

O aumento de visitas em seu site possibilita que mais leads sejam coletados. E afinal, esse é o nosso objetivo

É nessa hora que você pode oferecer e-books, cupons de descontos, promoções exclusivas, conteúdos especiais e diversos outros benefícios que farão com que o usuário forneça seus dados. E ao final, você tem a oportunidade de gerar mais vendas

4. Credibilidade

Estar entre os primeiros que aparecem na pesquisa do Google também gera maior credibilidade e confiabilidade com os usuários. Afinal, se o Google te colocou entre as primeiras posições é porque também confia em seu conteúdo. 

Leia também: Gatilhos mentais: como utilizar em sua estratégia de marketing!

Depois de todos os tópicos abordados, você ficou convencido da importância das técnicas de SEO para seu e-commerce? São elas que farão a diferença para que você seja encontrado mais facilmente pelos usuários e que farão com que seus números de leads disparem. 

Gostou do conteúdo? Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários! E ah, se tiver sugestões de conteúdos, pode mandar aqui embaixo que ficaremos muito felizes em atender! 🙂