Pinterest Ads: um guia completo para você conhecer a nova plataforma de anúncio

Saiba o que é o Pinterest Ads, seus benefícios e como usá-lo para aumentar o tráfego do seu e-commerce

Se você está avaliando a possibilidade de usar o Pinterest Ads para expandir suas estratégias de Marketing Digital, saiba que a opção traz muitos benefícios para as marcas, principalmente para as lojas virtuais.

Geralmente seus usuários utilizam a rede para encontrar ideias e inspiração para tudo, desde decoração e estilo até acessórios para animais de estimação, receitas e atividades diversas.

Neste artigo você vai saber como funcionam os PINs promovidos, os diferentes tipos de anúncios do Pinterest disponíveis e como começar a anunciar na plataforma. Confira.

O que é Pinterest Ads?

O Pinterest foi lançado em 2010 e, desde então, tem promovido um local de encontro online para pessoas em busca de ideias para presentes, receitas, projetos e inspiração geral. 

Ele é uma combinação de mecanismo de pesquisa e mídia social projetada para ajudar seus usuários a descobrir, salvar e compartilhar conteúdos. Já os anúncios do Pinterest Ads são uma forma das marcas e empresas promoverem suas ofertas na plataforma através de mídia paga.

Esse é um ambiente social onde compartilhar e promover produtos não é percebido como intrusivo, mesmo que organicamente (como pode ser em outras redes sociais) – é realmente incentivado.

E é justamente por isso que ele é uma ferramenta de marketing digital poderosa, porque entende seu público, por exemplo, fazendo curadoria de gostos ou vendo tendências antes mesmo que elas aconteçam.

Entenda:

Já o Pinterest Ads é um recurso que permite que as empresas patrocinem suas publicações dentro da própria plataforma.

É o mesmo que acontece em outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram, através do Facebook Ads, onde as marcas criam campanhas bem definidas para atingir suas personas e encontrar seus potenciais clientes.

O anúncio do Pinterest Ads também é chamado de PIN promovido. A plataforma mostra os PINs promovidos com base nos interesses de seus usuários, atividades anteriores e ações em sites como parte de anúncios de retargeting.

Com recursos de negócios aprimorados, como feed de produto e checkout nativo, ele se tornou um importante canal de vendas e marketing para grandes e pequenos varejistas.

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Vantagens do Pinterest Ads

Com um número relatado de 478 milhões de usuários ativos a cada mês e um número crescente de consumidores que frequentam o canal para descoberta de produtos, o Pinterest emergiu como uma plataforma social poderosa para marcas que buscam diversificar seu mix de mídia social paga .

Além disso:

  • 98% dos usuários experimentaram algo novo que encontraram no Pinterest;
  • 97% das pesquisas realizadas dentro do aplicativo são feitas por pessoas, e não por empresas; 
  • 84% dos usuários realizam pesquisas de compras na plataforma
  • 77% encontraram uma nova marca ou produto;
  • 72% dos pinners relatam que o Pinterest os inspira a comprar quando não estão realmente procurando nada;
  • em 2020, a rede teve um aumento de 37% no volume de usuários ativos;
  • a receita do quarto trimestre de 2020 atingiu 706 milhões de dólares, um aumento de 76% com relação ao mesmo período do ano anterior.

Dependendo do tipo de negócio, a publicidade com Pinterest Ads pode oferecer muitos benefícios para crescer online.

Mesmo as empresas que acham que a demografia do Pinterest pode não ser adequada para eles descobrem que, com a grande base de usuários que a ferramenta alcança, você pode encontrar um público-alvo lucrativo para maximizar seus lucros online.

Entender como o Pinterest funciona é essencial ao descobrir uma forma adequada para usá-lo em seus negócios. 

Veja alguns dos benefícios do Pinterest Ads:

  • Conquistar a atenção do usuário no momento em que ele está buscando por inspirações;
  • Aumentar o alcance e o reconhecimento da sua marca e/ou produto;
  • Gerar mais tráfego para o seu site ou conta dentro do Pinterest;
  • Melhorar a conversão de visitantes em leads e/ou clientes na sua landing page ou loja virtual;
  • Impulsionar as vendas do seu e-commerce.

Outra vantagem atrativa é o acesso ao Pinterest Partner. Através de programa de parcerias, é possível atuar com diferentes empresas que dominam tudo sobre o Pinterest e podem ajudar o seu negócio a crescer. Publicidade, conteúdo, criativos, públicos ou análise de métricas são algumas das frentes atendidas.

Alguns tipos de anúncios do Pinterest

O tipo de campanha de publicidade no Pinterest Ads determinará qual formato de anúncio você usa, bem como seu tipo de lance e canais disponíveis. 

Portanto, é bom conhecer os atributos de cada formato antes de iniciar uma campanha.

PINs promovidos

Os PINs promovidos aparecem no feed da página inicial e nos resultados de pesquisa da mesma forma que um PIN comum, exceto pelo fato de serem aumentados e direcionados para fornecer muito mais alcance. 

Além do rótulo “Promovido” no PIN, eles têm a aparência e se comportam da mesma forma que outros Pins. Os usuários podem fixá-los em painéis, compartilhá-los e comentar sobre eles.

Talvez a melhor característica dos pins promovidos seja que, depois que um Pinner os compartilha, o rótulo “Promovido” desaparece e os repins subsequentes são considerados mídia ganha.

Em outras palavras, você obtém mais exposição gratuitamente. Quando um usuário toca ou clica em seu anúncio, ele é levado diretamente para sua página de destino.

Especificações do PIN promovido:

  • Objetivo da campanha: reconhecimento da marca
  • Tipo de arquivo: .PNG ou .JPEG
  • Proporção ideal: 2: 3
  • Tamanho do arquivo: máx. 10 MB
  • Cópia da descrição: máximo de 500 caracteres

Carrosséis promovidos

Os carrosséis promovidos apresentam de duas a cinco imagens que os Pinadores podem percorrer.

Esses anúncios de várias imagens podem ser exibidos onde quer que os alfinetes possam e se comportam da mesma forma, exceto pelos pontos abaixo que indicam a opção de deslizar.

Cada cartão em um anúncio de carrossel promovido pode apresentar uma imagem, título, descrição e página de destino diferentes. Esse formato é ótimo se você tiver vários produtos ou vários recursos para mostrar, porque diferentes imagens e pontos de venda podem falar para diferentes pinners.

Especificações do carrossel promovido:

  • Tipo de arquivo: PNG ou JPEG
  • Proporção ideal: 1: 1 ou 2: 3
  • Tamanho do arquivo: máx. 10 MB
  • Cópia do título: máximo de 100 caracteres
  • Cópia da descrição: máximo de 500 caracteres

PIN de vídeo promovido

Os PINs de vídeo promovido são como os Pins promovidos, exceto que a imagem estática é substituída por vídeo. 

Assim como os Pins promovidos, o vídeo promovido aparece no feed da página inicial, nos resultados de pesquisa e na seção “mais como isto” em um close-up de alfinete.

Os vídeos do Pinterest são reproduzidos automaticamente assim que estão 50% à vista. Para maior acessibilidade, e porque muitos espectadores assistem a vídeos sem som, é importante produzir um vídeo que não dependa de áudio ou que esteja legendado.

O Pinterest oferece dois tamanhos para anúncios de vídeo: largura máxima e padrão.

  • Vídeos de largura padrão: têm o mesmo tamanho dos PINs regulares.
  • Vídeos de largura máxima: se espalham pelo feed, minimizando a distração dos Pins concorrentes. A exposição máxima do vídeo pode ser mais cara, já que os lances mínimos começam mais altos.

Os vídeos são ideais para campanhas de conscientização e um bom formato para contar a história de uma marca ou produto.

Um estudo do Pinterest descobriu que os vídeos promovidos são quatro vezes mais memoráveis ​​do que os anúncios de imagem e 67% dos pinners disseram que o vídeo os inspira a agir.

Especificações do vídeo promovido:

  • Objetivo da campanha: exibições de vídeo
  • Tipo de arquivo: .MPR ou .MOV
  • Codificação: H264
  • Proporção ideal: 1: 1, 2: 3, 9:16 ou 16: 9.
  • Tamanho do arquivo: máx. 2 GB
  • Duração do vídeo: mínimo de 4 segundos, máximo de 30 minutos
  • Cópia da descrição: máximo de 500 caracteres

Story PIN

Os Story PINs apresentam até 20 páginas de imagens, texto e links e aparecem nos feeds iniciais dos usuários com uma imagem de capa e um título. 

Eles também dizem “História” embaixo. Tocar em um Story PIN permite que você veja todas as suas páginas. Eles também podem ser salvos em painéis como qualquer outro PIN. 

Como anunciar no Pinterest ADS

pinterest ads gif homem de ferro

Agora que você entendeu o que é o Pinterest Ads e seus benefícios, vamos te ensinar a configurar a sua nova campanha de anúncios.

1) Crie uma conta comercial

Se você já tiver uma conta no Pinterest é possível convertê-la para uma conta empresarial, ou criar uma nova conta para o seu negócio.

2) Instale o Pinterest Tag

Antes de iniciar uma campanha publicitária no Pinterest, certifique-se de ter instalado o Pinterest Tag. Com a tag promovida, você poderá rastrear as ações que as pessoas realizam em seu site depois de ver seus anúncios no Pinterest, incluindo checkouts, inscrições e pesquisas.

3) Escolha a meta da sua campanha

Cada campanha começa em ads.pinterest.com com um objetivo. Escolher a meta certa é importante porque determinará quais formatos de anúncio estão disponíveis e como você licita no leilão de anúncios.

Existem quatro objetivos de campanha disponíveis:

  • Obtenha tráfego para seu site: ganhe leads de alta qualidade e envie Pinadores para o seu site. Você paga por cada clique.
  • Desenvolva o conhecimento da marca: ganhe ampla exposição com clientes atuais e potenciais. Você é cobrado por 1.000 impressões.
  • Aumente as instalações do seu aplicativo: existem duas maneiras de promover downloads de aplicativos no Pinteres – 1) quando você paga por instalação, o Pinterest ajusta regularmente seu lance com base no seu orçamento; 2) quando você paga por clique, seu anúncio é otimizado para o tráfego de cliques.
  • Aumente a conscientização por meio de exibições de vídeo: os vídeos de reprodução automática são ideais para promover reconhecimento e consideração. Você paga por 1.000 impressões.

4) Escolha o orçamento da campanha

Adicione o nome da sua campanha e, em seguida, defina o limite de gastos diários e vitalícios. Parâmetros de preços mais específicos virão mais tarde.

Se você estiver criando uma campanha de anúncios carrossel, certifique-se de habilitar a opção. Isso só funcionará se você tiver selecionado o reconhecimento da marca como objetivo da campanha.

5) Crie um grupo de anúncios

Escolha um grupo de anúncios pré-existente ou crie um novo. Pense em um grupo de anúncios como um contêiner para seus PINs promovidos. 

Cada grupo de anúncios pode ter um orçamento atribuído diferente e uma segmentação diferente. Planeje o lançamento com dois a quatro PINS por grupo de anúncios.

Os grupos de anúncios ajudam você a gerenciar várias metas em uma única campanha. Por exemplo, talvez você queira direcionar um conteúdo específico para uma determinada região, mas tem um orçamento limitado para isso.

6) Escolha seu público-alvo

Defina os parâmetros para o público que deseja alcançar com sua campanha. Você pode segmentar com base em gênero, localização, idioma e dispositivo. 

Se os objetivos de sua campanha publicitária no Pinterest são tráfego ou conscientização, use uma ampla estratégia de segmentação para evitar baixo volume de cliques.

7) Selecione o posicionamento do anúncio

Se o seu orçamento permitir, use o padrão de todos os canais. Caso contrário, existem duas vias principais para os seus anúncios aparecerem: Navegar e Pesquisar.

Os canais de navegação acabam no feed da página inicial e nos pins relacionados. Eles combinam perfeitamente com a segmentação por interesse, enquanto os canais de resultados de pesquisa têm melhor desempenho com a segmentação por palavras-chave.

8) Adicione interesses e palavras-chave

Você pode expandir sua segmentação adicionando também a segmentação por interesse e palavra-chave. Essa configuração garantirá que seus anúncios sejam direcionados automaticamente para pesquisas e interesses relevantes.

O Pinterest constata que, em geral, as campanhas melhoram o alcance, as taxas de cliques e melhor alcançam a escala quando a segmentação por interesse e palavra-chave está ativada.

Para obter os melhores resultados, use 25 palavras-chave. As palavras-chave podem ser formatadas para indicar correspondência ampla, correspondência de frase ou correspondência exata. Palavras-chave negativas também podem ser adicionadas para impedir que certos termos de pesquisa acionem anúncios.

9) Defina seu orçamento e cronograma

Insira as datas de início e término para sua campanha de publicidade no Pinterest. Em seguida, defina seu orçamento diário ou vitalício. 

Seu orçamento diário define o limite de gastos diários de seu grupo de anúncios. O orçamento vitalício é o valor total que você deseja gastar entre as datas de início e término.

Cuidado com o que você adiciona aqui, porque isso não pode ser editado posteriormente.

10) Determine seu ritmo

Existem dois tipos de opções de ritmo para sua campanha de publicidade no Pinterest: padrão e acelerado. 

O andamento padrão alinha seus lances com o gasto geral e a duração da campanha. O ritmo acelerado pode ser melhor para campanhas de alto impacto, pois permite uma entrega mais rápida de seu orçamento e resultados mais rápidos.

O Pinterest nunca vai gastar além dos limites de orçamento diário ou total, mas o ritmo acelerado pode esgotar seu orçamento antes da data de término da campanha.

11) Escolha seus PINs promovidos

Clique em “Escolher” um PIN para adicionar PINs ao seu grupo de anúncios. Lembre-se de que cada grupo de anúncios deve ter como objetivo incluir dois a quatro PINs. 

Você pode criar novos PINs ou escolher outros que adicionou antes. Atribuiu a cada PIN um nome e um URL. Para que os PINs sejam qualificados, eles devem:

  • Ser salvo em seu perfil
  • Não ser salvo em placas secretas
  • Têm URLs de destino (não devem ser encurtados)
  • Não apresentar vídeos de terceiros ou GIF

12) Monitore o desempenho da campanha

Clique em “Analytics”, no painel do Pinterest Ads Manager, para medir o desempenho de sua campanha. 

Em primeiro lugar, você terá uma visão geral de todas as campanhas e suas principais métricas, incluindo o total de cliques ou impressões; taxa de engajamento ou CTR; e CPM médio (custo por impressão ganho e não ganho) e CPC (custo por clique efetivo); e gasto total. Clique em uma campanha específica para detalhar seus detalhes de desempenho.

Cada campanha é diferente, mas algumas maneiras de otimizar ainda mais sua campanha são: ampliar seu público, aumentar seu orçamento, experimentar formatos diferentes ou planejar eventos.

Leia também: O que significa KPI? Entenda porque é importante acompanhar os indicadores-chave de desempenho

8 práticas criativas para seus anúncios no Pinterest Ads

Ao investir nos anúncios do Pinterest, é importante lembrar que esta é uma mídia social com foco visual, onde cada postagem (chamada de pins) apresenta uma imagem atraente. 

Portanto, seus anúncios devem seguir a mesma ideia, aliás, devem até dar um passo adiante para se destacar entre os outros pins. 

As práticas recomendadas a seguir o ajudarão a criar ativos virtuais fortes para destacar sua marca e tornar sua campanha de publicidade no Pinterest Ads um verdadeiro sucesso.

1) Use formatos verticais

PINs verticais são uma ótima maneira de ocupar o máximo de espaço na tela para comunicar sua mensagem. Essa prática recomendada é ainda mais eficaz em dispositivos móveis, pois apenas um pequeno número de pinos é mostrado simultaneamente. 

O Pinterest recomenda criar seu pino com uma proporção de 2:3 ou um pouco mais alto: 600 × 900 pixels no mínimo, 600 × 1560 pixels no máximo.

2) Vá direto ao ponto

Seu PIN normalmente permanecerá nas telas dos usuários por menos de dois segundos. É importante que seu ativo criativo comunique sua mensagem de forma eficiente. 

3) Sobrepor texto a imagens (mas não muito!)

O texto pode realmente dar vida às suas imagens. Além disso, torna mais fácil para os consumidores entenderem sua mensagem de relance.

Embora não haja uma regra de texto de 20%, ao contrário do Facebook e Instagram, recomendamos manter a sobreposição de texto no mínimo.

4) Use vídeos!

Nesse ponto, o Pinterest não é diferente de outras redes de mídia social: os vídeos funcionam muito bem! 

A publicidade em vídeo já é popular há alguns anos, mas com o recente aumento de vídeos curtos como Instagram Reels, TikTok Vídeos e YouTube Shorts, é inegável que os vídeos valem pelo menos um teste. 

Eles promovem a história da sua marca de uma forma divertida e envolvente e capturam a atenção dos usuários rapidamente. 

Mantenha seu vídeo curto, direto ao ponto e conduza com um gancho claro nos primeiros segundos. Certifique-se de que seu vídeo faça sentido sem som e insira o logotipo de sua marca com bom gosto.

5) Incorpore o logotipo de sua marca

Adicionar o seu logotipo ao seu anúncio é uma tarefa simples. É uma maneira fácil de ajudar sua marca a ser reconhecida e sempre lembrada.

6) Ofereça conteúdo valioso

Não é segredo que os consumidores navegam no Pinterest em busca de instruções e inspiração. 

Usar seus anúncios como uma forma de mostrar como seu produto se encaixa na vida de seu mercado-alvo é uma maneira incrível de criar uma conexão rápida com os usuários E oferecer dicas úteis: PINs de instruções, PINs de lista de verificação, guias e receitas são opções populares e envolventes.

7) Motive o pinner a engajar

O Pinterest não é diferente do Facebook ou do Google neste ponto: investir em uma copywriting clara sempre ajuda a aumentar os cliques e o engajamento. 

Incentive os usuários a realizarem uma ação desejada (call to action), como baixar, comprar, inscrever-se, registrar-se etc. 

8)Personalize sua cópia do anúncio com base em consultas 

Como mencionado anteriormente, os usuários navegam no Pinterest em busca de inspiração em diferentes partes de suas vidas: decoração, estilo, culinária, viagens, etc. os interessados ​​em seu produto ou serviço.

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