Com tantas novidades surgindo no cenário do Marketing Digital é essencial preparar a sua empresa para conquistar e fidelizar os clientes. E para se destacar é necessário acompanhar tudo de perto para fazer os ajustes necessários. Por isso, é fundamental compreender o que significa KPI e como ela é importante para os seus negócios.
E se você ainda não pratica a análise de resultados por meio de indicadores, é bom se atentar! Muitos gaps podem estar passando despercebidos e comprometendo o sucesso do seu negócio.
Quando uma organização trabalha com a captação e análise de dados, dizemos que ela possui uma cultura data driven (traduzindo, orientação por dados). Ou seja, ela faz a coleta de diferentes informações e os armazena para utilizar em situações estratégicas e na tomada de decisões.
Esses dados são adquiridos sempre que um usuário acessa um site, lê um texto na internet, clica em um link, realiza uma compra etc. São infinitas possibilidades. Através deles as marcas conseguem compreender melhor os hábitos do seu público e traçar novas metas.
Neste post vamos explicar o que é KPI, como usá-la em seu dia a dia e te ensinar a potencializar ainda mais os resultados da sua empresa. Confira o texto na íntegra!
“O que pode ser medido, pode ser melhorado.” Essa famosa citação é de autoria do austríaco Peter Ferdinand Drucker, escritor, professor, consultor e considerado – até hoje – o pai da administração moderna. E essa frase resume bem a importância das KPIs.
A sigla KPI é um acrônimo da expressão em inglês Key Performance Indicator, que, traduzido para o português, significa Indicador-Chave de Desempenho.
Esses indicadores são usados para mensurar e acompanhar o desempenho dos processos de uma empresa, departamentos e até mesmo dos funcionários. Através dessas informações é possível constatar se a organização está alcançando seus objetivos ou não.
Frequentemente, as KPIs são coletadas e distribuídas para os principais interessados, usando softwares e planilhas que ajudam na compreensão desses dados.
Não importa o que seja medido, o objetivo de qualquer KPI é trazer melhorias. Quando bem relacionadas aos propósitos da companhia, ela poderá apontar inclusive onde há falhas de execução ou abordagem.
Por suas próprias naturezas parecidas é normal que muitas pessoas confundam as KPIs com as métricas. Mas, apesar de recorrente, esta confusão não tem nada de verdade, afinal, KPI e métrica não são a mesma coisa!
Apesar de estarem intimamente ligadas, e fazerem parte de uma mesma estrutura, saber a diferença entre elas garante uma apuração mais assertiva sobre os resultados obtidos.
Primeiramente: não é porque algo pode ser mensurado que automaticamente se torna uma KPI. Por exemplo, podemos medir o número de pessoas que curtiram uma foto nas redes sociais, o número de vendas realizadas no dia, no mês, no ano etc. Mas, essas informações isoladas não acrescentam em nada, não direcionam e nem mostram se há evolução ou retrocesso.
As métricas são medidas que servem de base para estabelecer um indicador. Elas costumam ser associadas ao comportamento do usuário e não possuem uma meta de conversão definida, ou seja, a conclusão do objetivo traçado.
Já as KPIs são indicadores criados a partir das métricas e têm o objetivo de mostrarem o alcance de determinado resultado. Além de avaliar a performance organizacional, elas são úteis para analisar tendências do usuário.
Resumindo: métricas são informações e KPIs são resultados!
Imagine que o seu e-commerce recebeu um total de mil visitas no mês passado e, no mesmo período, 50 pessoas compraram algum produto do seu site.
Apenas com esses números fica difícil tomar decisões estratégicas, certo? Mas, e se utilizarmos esses dados para criar uma KPI?
Sendo assim, podemos dizer que no mês passado a taxa de conversão da sua loja virtual foi de 5%. Bem melhor, né?
Esse exemplo nos mostra claramente que:
Com muita frequência, as organizações adotam algumas KPIs e depois se perguntam por que elas não afetam seus negócios nem geram impactos positivos.
Um dos aspectos mais importantes, e esquecido, das KPIs é que elas são uma forma de se comunicar. Sendo assim, elas seguem as mesmas regras de qualquer outra forma de comunicação. Lembre-se que informações sucintas, claras e relevantes têm mais probabilidade de serem absorvidas e aplicadas.
Ao inserir essa metodologia em sua empresa, o melhor é que você e sua equipe comecem do básico. Quais são os objetivos organizacionais? Como vocês planejam alcançá-los? Como tomar decisões com base nessas informações?
Esse processo deve ser interativo, com feedbacks de analistas, gestores de departamento, gerentes e colaboradores. À medida que essa missão de descoberta de fatos se desdobra, você obterá um melhor entendimento de quais processos de negócios precisam ser medidos com um painel de KPI e com quem essas informações devem ser compartilhadas.
Sabemos que definir e analisar os indicadores-chave de desempenho pode ser algo complicado no começo. A gente fica que nem a Nazaré fazendo as contas, sem entender nada (principalmente a galera de humanas, rs). Mas, fique tranquilo(a) que estamos aqui para te ajudar nessa importante missão!
Antes de sair “escolhendo” KPIs por aí, é importante entender alguns pontos básicos. Ao estipular uma KPI, é necessário considerar como ela se relaciona a uma meta ou resultado específico. As KPIs precisam ser personalizadas para o seu negócio e devem ser desenvolvidas para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Uma maneira de avaliar a relevância de uma KPI é usar os critérios da metodologia SMART: Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-bound. Na tradução para o português seria o mesmo que: específico, mensurável, atingível, relevante e temporizável. Ou seja, ao definir um indicador-chave de desempenho você deve avaliar se:
Por exemplo, imagine que você tem uma livraria online e deseja aumentar as vendas de livros neste ano.Você vai chamar essa KPI de “KPI de vendas de livros” . Veja como poderia ser feito:
(S) Específico: aumentar as vendas de livros em 15%;
(M) Mensurável: o progresso será medido com o aumento no número de livros vendidos e receita resultante;
(A) Atingível: direcionar tráfego por meio de um blog para e-commerce, com foco em temas relacionados ao seu nicho de mercado;
(R) Relevante: atingir essa meta permitirá que você contrate um novo funcionário;
(T) Temporizável: durante 12 meses, de 01 de janeiro a 31 de dezembro.
Estão ligados à gestão do negócio e têm o objetivo de avaliar o rendimento e a eficiência dos processos. Basicamente, servem para verificar a quantidade de recursos que a empresa utiliza para gerar um determinado produto ou serviço.
Todo processo tem um limite, em função do tempo. Assim, existe uma quantidade máxima de entregas que poderá ser realizada em um determinado período. Aliados aos indicadores de produtividade e qualidade, eles demonstram a competitividade da organização.
Esses indicadores mostram como o empreendimento se encontra em relação às metas definidas. Através deles é possível fazer um comparativo entre o cenário atual da companhia e o esperado, além de ajudar a compreender as etapas dos processos.
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Basicamente as KPIs são divididas em 3 categorias: primária, secundária e prática (ou terciária). Abaixo, segue uma descrição detalhada de cada uma delas.
Essas KPIs estão na “linha de frente” e são utilizadas para mensurar os resultados diretos. Ou seja, indicam se os objetivos estabelecidos estão sendo cumpridos e se tudo está caminhando conforme o esperado.
Em uma estratégia de inbound marketing podemos citar, por exemplo a análise de:
As KPIs secundárias são utilizadas para justificar as primárias. Elas mostram como aqueles resultados foram atingidos. Alguns indicadores-chave de performance secundários para acompanhar são:
Por último, e não menos importante, temos as KPIs práticas, cuja função é justamente explicar motivos que levaram aos resultados apontados pelas KPIs primárias e secundárias.
A partir delas são analisados os números mais básicos, brutos e visíveis, tais como: número de visualizações em posts e vídeos, alcance total de cada publicação, páginas mais visitadas, palavras-chave mais buscadas pelo usuário para se referir à empresa etc.
Quem trabalha com marketing digital sabe que é necessário gerenciar com frequência esses dados, realizar testes e acompanhar de perto o comportamento dos usuários.
Segue uma listinha de alguns desses itens para você verificar:
A maioria desses dados podem ser adquiridos através de várias plataformas. Duas ferramentas que usamos constantemente aqui na Mango é o Google Analytics e o Google Search Console.
Com esses sistemas é possível medir por completo a audiência de suas páginas, através da instalação de um código no seu site. E o melhor: é completamente grátis!
Sabemos que todo esse conteúdo é complicadinho mesmo e é difícil assimilar logo de início, mas uma ferramenta muito útil e que pode te ajudar é a Biblioteca de Indicadores.
Nessa plataforma é possível encontrar indicadores classificados em diversas áreas de interesse e mercados variados. Basta utilizar a busca por palavras-chave.
Essa é mais uma opção que pode ser usada gratuitamente. Basta realizar um cadastro e logo em seguida acessar a busca completa de KPIs, artigos e pesquisas de benchmarks – o que já é ótimo para quem está começando ou, simplesmente, buscando inspiração.
Com esse texto você aprendeu o que significa KPI, como elas são importantes para garantir o sucesso da sua empresa e de que forma é possível inserir esse método no ambiente de trabalho.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudar a buscar melhorias em seu negócio e ao garantir a precisão de dados, tomar as decisões corretas.
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Uma empresa data driven é aquela que possui uma cultura baseada em dados estatísticos. Ou seja, ela faz a coleta de diferentes informações e os armazena para utilizar em situações estratégicas e na tomada de decisões.
O objetivo de qualquer KPI é trazer melhorias. Com esses indicadores é possível mensurar e acompanhar se a empresa está alcançando seus objetivos ou não.
Não, KPI e métrica não são a mesma coisa. As métricas são medidas que servem de base para estabelecer um indicador. As KPIs são indicadores criados a partir das métricas e têm o objetivo de mostrarem o alcance de determinado resultado. Resumindo: métricas são informações e KPIs são resultados!
Uma KPI SMART deve ser: Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-bound. Na tradução para o português seria o mesmo que: específico, mensurável, atingível, relevante e temporizável.
Os 4 principais tipos de KPIs são os: indicadores de produtividade, indicadores de qualidade, indicadores de capacidade, indicadores estratégicos
As 3 categorias básicas são: KPIs primárias; KPIs secundárias e KPIs práticas ou terciárias
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