O que significa CTA? Um guia prático para você aplicar essa técnica em seu e-commerce

CTA é a sigla para a expressão em inglês Call to Action que, traduzido para o português, quer dizer “chamada para ação”. Ou seja, os CTAs levam o seu visitante a realizar uma ação, expressando o que você deseja que ele faça. Quer saber mais? Leia este conteúdo até o fim!

Índice:

O que significa CTA no Marketing Digital?

Se você possui um e-commerce ou está pensando em abrir um negócio online, entender o que significa CTA é um passo fundamental. CTA é a sigla para a expressão em inglês Call to Action que, traduzido para o português, quer dizer “chamada para ação”

No marketing digital a intenção é incentivar o público a fazer algo específico, seja numa página da web, em pop-ups, posts nas redes sociais, e-mails marketing, vídeos, imagens, anúncios ou em um conteúdo informativo como blogposts.

Ou seja, os CTAs levam o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que deseja que ele faça. Assim, a tarefa transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, ordem, comando, conselho etc. Exemplos: compre, inscreva-se, registre, fale, baixe, siga, entre, leia, faça etc.

Através de ações variadas, os CTAs ajudam as empresas aumentar o tráfego e as taxas de conversão, de leads ou de vendas. Assim, é possível coletar as informações do usuário, além de acompanhar sua jornada dentro do funil de vendas de inbound marketing

O funil de vendas é um modelo estratégico, dividido em três etapas (topo, meio e fundo), que mostra em qual parte do processo de compras o cliente está. Essas fases também são conhecidas como descoberta e aprendizado; reconhecimento do problema e a consideração de solução e decisão.


Como aplicar o CTA na prática?

Viu esse formulário aqui em cima 👆👆👆? Ele é um exemplo prático de uma chamada para ação! Através dele estamos te convidando a assinar nossa newsletter! Aproveite, faça o seu cadastro (rs) e entenda melhor como funciona a estratégia de call to action (mais um CTA para você)! 😉 

Seja através de um formulário, de uma imagem, de um botão ou até mesmo em uma linha no meio do texto, normalmente os call to action são utilizados como uma forma de instrução, preferencialmente através de verbos imperativos.

Pensando na lógica do funil de vendas, ao usar um CTA o ideal é também saber quem é a sua persona e em qual estágio da jornada de compra ela se encontra. 

Visitante:

Uma pessoa acessou a sua página pela primeira vez? Então a intenção é convertê-la em um lead e ter acesso às suas informações! 

O que você deve fazer? Trazê-la para perto, fornecendo o máximo de informações úteis. Um exemplo de CTA seria: “Baixe gratuitamente o nosso e-book sobre o tema X”.

Lead:

Conseguiu um novo lead? Agora o objetivo é fazer com que ele avance dentro do funil e se torne um lead qualificado, ou seja, um prospect (cliente em potencial). 

O que você deve fazer? Incentive-o a preencher novos formulários que pedem informações mais completas e tente se aproximar dele. Um exemplo de CTA seria: “Entre em contato conosco e receba uma avaliação grátis”.

Cliente:

Gerou conversão e realizou uma venda? Ótimo! Quando o usuário está nesse estágio a intenção é fidelizar esse cliente e torná-lo um fã da sua marca. 

O que você deve fazer? Agora é importante estreitar esse relacionamento e se tornar íntimo dele, BFF mesmo (rs)! Um exemplo de CTA seria: “Receba agora um voucher especial e ganhe 20% de desconto em qualquer produto”.

Lembrete: certifique-se de que cada página do seu site, cada e-mail marketing ou cada material rico contenha uma frase atraente, que gere uma ação. 

Leia mais: Gatilhos Mentais: como utilizar em sua estratégia no marketing digital!

Aprenda a criar o Call to Action ideal

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Antes de mais nada, entenda que um CTA ideal é a soma de vários elementos. Para criar algo que cause impacto é necessário seguir alguns passos.

Chame atenção através do design

Ao criar um botão ou imagem de call to action, não siga as regras de design padrão e faça com que ele se destaque em relação ao design da página. Pode apostar em alguns elementos como fontes e cores da marca, mas certifique-se de que o CTA final é atraente. O design brilhante é a chave para um apelo à ação!

Invista em uma escrita adequada

Além de usar verbos imperativos, invista na técnica de copywriting. Encontrar o equilíbrio certo entre uma instrução simples e clara e uma copy atraente e sem jargões (que utiliza palavras de ação como “baixar”, “registrar” ou “iniciar”) pode exigir um pouco de criatividade. Uma dica é fazer uma pesquisa com a concorrência para ver que tipo de copy acionável eles estão usando.

Gere senso de urgência 

Adicionar o elemento de urgência é uma das melhores maneiras de manter os visitantes focados na ação que você deseja que realizem. É uma oferta limitada? A promoção vai expirar em breve? Restam apenas alguns itens em estoque? Informe seus clientes para que eles ajam agora, em vez de deixar para depois.

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Tenha uma promessa clara

Ninguém gosta de ser enganado ou induzido a clicar em algo que não tem valor. Mantenha seus CTAs informativos e certifique-se de que a copy diga explicitamente a seus clientes o que eles devem esperar em troca de seus cliques. Eles serão inscritos em sua newsletter ou receberam uma amostra grátis? Concentre-se em comunicar os benefícios de clicar em seu CTA.

Os 3 tipos de CTAs mais usados

O CTA pode assumir muitas formas e versões. Mas existem três formatos básicos que são usados quase sempre: botões, banners e links em textos.

Lembrando que não basta apenas inserir esses elementos no meio do blogpost, do e-mail ou de um anúncio. Deve haver um sentido, ou seja, ao clicar nesses itens o usuário deve ser encaminhado para alguma página de destino.

Botões de CTA

Os botões são um dos formatos mais encontrados em páginas iniciais de sites. Eles podem estar em qualquer lugar, desde que tenha um destaque e esteja visível ao usuário. Através dele podemos indicar que o visitante assine, compre, veja etc.

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Banners como CTAs

Esse é um dos formatos mais utilizados em blogs, mídias sociais e anúncios em redes de display.

Os banners nada mais são que uma imagem que oferece mais informações do que apenas um botão.

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Links em textos

Este formato, apesar de muitas vezes ter um caráter de link interno, não se limita a posts no blog ou outras páginas no site. Você também pode usá-los em outros ambientes, como emails com tom mais pessoal, textos em e-books, vídeos etc.

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4 exemplos práticos de CTA para usar na sua empresa

Já entendemos que o objetivo dos CTAs dentro de uma campanha de marketing digital é guiar o usuário dentro da jornada de compras para que ele, eventualmente, converta.

Abaixo estão alguns exemplos dos tipos de copywriting mais usadas em CTAs e que você pode usar no seu e-commerce:

Inscreva-se

Nesse tipo de CTA, o público pode ser convidado a se inscrever para uma avaliação gratuita, um curso online, uma newsletter ou até mesmo um evento futuro. Essa copy não compromete ninguém. Em vez disso, convida-os a receber atualizações da empresa. Call to actions como  “Assine” também são comuns e podem ser usados em blogs, por exemplo.

Experimente grátis

Quase todo site de empresa tem uma oferta de teste gratuito hoje. Cada um deles são CTAs dessa variedade e permitem que as pessoas experimentem um produto ou serviço antes de decidir se vale a pena o custo para elas.

Saiba mais

Às vezes, tudo o que você deseja é fornecer a seus clientes em potencial um pouco mais de informações para que estejam preparados para comprar algo. É para isso que serve este CTA.

Junte-se a nós

Você gerencia uma comunidade online? Seu produto é baseado na colaboração entre usuários? Você pode colocar o CTA “junte-se a nós” em algum lugar do seu site e gerar empatia com seus leitores

Essa são apenas algumas das várias sugestões que podem ser colocadas em prática com os CTAs. Uma dica valiosa é: acesse alguns sites e busque por ideias e inspiração. 

Milhares de empresas usam essa estratégia e, ao observá-las, você certamente aprenderá muito e pode tirar alguns insights para aplicar em seu e-commerce.

Teste as suas CTAs

O ideal é que cada empresa faça vários testes para compreender o que funciona e o que não funciona com o seu público específico. Por isso, é importante testar diferentes copys, cores, modelos, tipos etc. 

É o que chamamos de Testes A/B, que nada mais são que experimentos realizados para comparar as variáveis em uma estratégia de marketing

Através da análise de dados concretos, é possível identificar qual variável traz os melhores resultados e otimizar mais ainda a conversão das páginas, bem como outras métricas de sucesso.

Por exemplo, para e-commerce, existem diversos testes de CTA que podem ser feitos no botão de compra: COMPRAR AGORA, ADICIONAR AO CARRINHO, COMPRAR, ADQUIRIR etc.

Onde e como usar o Call to Action?

Agora que você já aprendeu a criar um CTA, está na hora de entender onde e quando usá-lo. Atualmente temos acesso à inúmeras ferramentas para divulgarmos nossos produtos e serviços na internet.

Por isso, é importante definir uma estratégia e usar esse recurso nos vários tipos de conteúdo que produzimos. Segue abaixo uma lista com os principais canais online onde você pode e deve inserir as chamadas para ação:

Home e páginas do site

Se alguém visitou o seu site, é porque aquele assunto, produto ou serviço lhe chamou atenção. Por isso é importante sugerir uma ação inicial, assim ele continua interagindo com a sua marca e você pode transformá-lo em um lead.

Exemplo: Participe do nosso grupo VIP no Telegram!

Mídias sociais

É raro encontrar alguém que não esteja inscrito em pelo menos uma mídia social. As redes digitais são uma ferramenta poderosa no Inbound Marketing, por isso é essencial usar a técnica de Call to Action em cada uma delas.

Como sabemos que existem inúmeras redes sociais espalhadas mundo a fora, você pode, inicialmente, dar uma ênfase no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube. 

Exemplo: Curta nossa página, deixe um comentário e compartilhe com os seus amigos!

Email marketing

Há quem dizia que o e-mail marketing iria morrer. Felizmente isso não aconteceu e eles são, até hoje, um dos meios mais eficazes de conversão. 

E isso acontece porque ele sempre vem acompanhado de um CTA impactante. Portanto, chame a atenção do seu lead e incentive-o a uma ação específica.

Exemplo: Entre em contato conosco e saiba mais!

Posts no blog

Não é uma regra mas, geralmente, a maioria dos conteúdos publicados em um blog são destinados para a primeira etapa do funil de vendas. 

Ou seja, ao gerar conteúdo relevante, e aplicando as técnicas de SEO corretamente, a intenção é atrair o maior número de visitantes possível para o site. Sendo assim, use dos CTAs e estimule esse visitante a avançar as etapas do funil.

Exemplo: Gostou deste texto? Aproveite e baixe agora mesmo o nosso infográfico sobre o mesmo assunto!

Anúncios

Se a sua empresa quer investir em links patrocinados como Google AdWords, Facebook Ads e Native Ads então é fundamental utilizar CTAs para potencializar a efetividade dos mesmos. Priorize textos curtos, com copys “matadoras” e que seja claro e objetivo.

Exemplo: Clique aqui e compre agora!

Vídeos

No vídeo nós podemos transmitir qualquer tipo de mensagem portanto, você pode influenciar a pessoa que está assistindo a realizar uma ação concreta. As blogueiras estão aí para comprovar que essa estratégia funciona (e muito)!

Seja para interagir ou comprar, o importante é explicar de forma direta o que você deseja que o seu público faça.

Exemplo: Não esquece de dar um like neste vídeo e se inscrever no canal! 

Nem sempre é possível criar links em vídeos (embora, no YouTube por exemplo, há a possibilidade de linkar para outras páginas), mas você pode incentivar o consumidor a realizar uma ação desejada através de sugestões ditas e na descrição.

Ex.: Para realizar uma doação, basta clicar no link da descrição!

Materiais ricos

Mesmo em materiais em PDF, por exemplo, é possível usar os CTAs e inserir links que podem ajudar as estratégias da sua empresa.

Exemplo: Quer saber mais sobre esse tema? Acesse o nosso blog agora mesmo!

Benefícios do CTA para seu e-commerce

Hoje em dia estamos tão acostumados com o funcionamento do mundo online que esperamos ver um CTA em uma posição de destaque dentro de um site ou numa landing page.

As chamadas para ação são essenciais para qualquer empresa que pretende converter leads em clientes. Como e-commerce, você nunca terá um controle total sobre seus usuários. Ou seja, é quase impossível presumir que eles façam a jornada de compra seguindo exatamente cada etapa dentro do funil.

Usando da estratégia de call to action, você consegue orientar seus prospects e melhorar a experiência deles ao dizer diretamente o que você deseja que eles façam. 

Quando os CTAs são usados de maneira assertiva, eles fazem maravilhas!

Eles podem chamar a atenção dos visitantes, despertar seu interesse, orientá-los e impactar diretamente suas taxas de conversão.

Mas, não se engane! Criar CTAs eficazes é uma arte em si, mas que pode ser dominada se você seguir as técnicas que te explicamos.

Esperamos que este texto tenha te ajudado a entender o que significa CTA e que você comece a colocar essa estratégia em prática na sua empresa. Como pode perceber, essa técnica é realmente valiosa e pode impactar muito as vendas do seu e-commerce!

E já que estamos falando de CTA, quero te convidar a baixar o nosso Guia Completo do Inbound Marketing

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Leia também: Vantagens de contratar uma agência de marketing digital

O que significa CTA no Marketing Digital?

CTA é a sigla para a expressão em inglês Call to Action que, traduzindo para o português, significa “chamada à uma ação”. No marketing digital a intenção é incentivar o público a fazer algo específico, seja numa página da web, anúncio ou em um conteúdo informativo como blogposts, vídeos e imagens.

Quais os benefícios do CTA para o e-commerce?

São vários os benefícios do CTA para qualquer e-commerce que pretende converter leads em clientes. Usando da estratégia de Call to Cction, você consegue orientar seus prospects e melhorar a experiência deles ao dizer diretamente o que você deseja que eles façam.

Onde e como usar o Call to Action?

Você pode usar o CTA na home e páginas do site; nas mídias sociais; em e-mail marketing; nos posts do blog; em anúncios; nos vídeos e em materiais ricos.

Quais são os tipos de CTAs mais usados?

OS 3 tipos de CTA’s mais usados são: botões de CTA, banners como CTA e links em textos.

Como criar o CTA ideal?

Para criar o CTA ideal chame atenção através do design; invista em uma escrita adequada, como copywriting; gere senso de urgência e tenha uma promessa clara e fiel.

O que é são Testes A/B?

Testes A/B são experimentos realizados para comparar as variáveis em uma estratégia de marketing. Através da análise de dados concretos, é possível identificar qual variável traz os melhores resultados e otimizar mais ainda a conversão das páginas, bem como outras métricas de sucesso.



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