Os backlinks são links de entrada para uma página da web. É quando um site menciona outro site e cria um link para ele.
Os fatores de ranqueamento mudam em um ritmo tão extremo que todos os anos os profissionais de Marketing Digital desenvolvem novas estratégias. Descobrir o que são backlinks e como usá-los corretamente continua sendo algo crucial para otimizar o SEO – Search Engine Optimization, que traduzido seria “otimização para motores de busca” – de um site ou de um blog.
E, por mais incrível que pareça, ainda existem muitos profissionais que têm dificuldade em entender como os backlinks funcionam na prática e acabam “ignorando” sua funcionalidade.
Hoje, mais de 3,5 milhões de artigos são criados por dia, então investir recursos para criar conteúdo de qualidade sem pensar em criar links não é uma boa estratégia se você quer que seus textos tenham visibilidade na Internet.
Um estudo de 15.000 palavras-chave feito pela Moz descobriu que 99,2% dos sites indexados nos 50 primeiros resultados do Google tinham pelo menos um link apontando para seu site.
Neste artigo, você vai entender o que são backlinks, quais são as suas vantagens e o que fazer na prática. Então, venha conferir e aprender mais sobre o assunto!
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O que são backlinks?
Os backlinks são links de entrada para uma página da web. Ou seja, é quando um site menciona outro site e cria um link para ele, estabelecendo uma conexão entre ambos. Normalmente são aquelas palavras destacadas de outra cor e/ou sublinhadas.
Em outras palavras, um link ou backlink é um tipo de menção que outras pessoas fazem a outro site. São muito importantes para o SEO, pois através deles conseguimos transmitir autoridade e dar mais visibilidade ao nosso site.
Quando se trata de SEO Off Page (ou link building), backlinks são a parte mais importante da estratégia, pois, inicialmente, quanto mais links Off Page (fora do nosso site) chegarem ao nosso site, mais autoridade geramos.
Mas atenção, a qualidade dos links é fundamental! Quanto mais autoridade um site tiver, mais qualidade terá o link para seu site. Portanto, a qualidade do link é mais importante do que a quantidade destes .
Sempre que ocorrem backlinks (especialmente backlinks de qualidade), é como receber um voto de confiança para uma página da web, o que atrai a atenção do Google.
Quanto mais citações você obtém de sites com autoridade, mais positivo é o efeito na classificação de um site e na visibilidade de pesquisa. E por isso esse é um importante fator de rankeamento segundo o Google.
Diferença entre link interno e link externo
Ao entrar no “mundo dos links”, a princípio é fácil confundir backlinks com links externos ou internos. E embora tenham certas semelhanças, são coisas diferentes.
- Links internos: links que são usados para vincular URLs diferentes dentro do mesmo site.
- Links externos: links que apontam de um site para qualquer outro domínio. Eles geralmente são usados para fornecer informações adicionais.
- Backlinks ou links de entrada: links de outros sites que apontam para um site com o objetivo de ganhar notoriedade no Google.
Glossário de termos comuns relacionados a backlinks:
Link Juice:
O link juice acontece quando uma parte da PageRank migra para outra página ou site, o que em geral é algo muito positivo para o site.
PageRank:
É um algoritmo que classifica a relevância dos links de um site, usada no Google e que já foi a principal forma de rankear os sites mais relevantes em quantidade e qualidade, para que pudessem ficar à frente durante as pesquisas de palavras-chave.
Link No-Follow:
Ocorre quando a pessoa que os cria faz uma alteração no HTML para intencionalmente informar ao Google para não dar ao website referenciado nenhum link juice a mais. Eles não impulsionam o PageRank e tampouco ajudam numa melhor colocação na SERP – sigla em inglês para Search Engine Results Page, que em português significa “Página de Resultados dos Motores de Busca”.
Link Do-Follow:
Os links do-follow são aqueles que permitem que o Google e outros buscadores apontem de volta o seu site ou blog.
Vinculando domínios raiz:
Refere-se ao número de backlinks que chegam ao seu site a partir de um domínio único. Mesmo que um site tenha sido vinculado ao seu site dez vezes, ele será considerado apenas como um domínio raiz vinculado.
Links de baixa qualidade:
Links de baixa qualidade são links que vêm de sites coletados, sites automatizados, sites de spam ou mesmo sites pornográficos. Esses links fazem muito mais mal do que bem. Esse é um dos motivos pelos quais você deve evitar comprar backlinks.
Links internos:
Links internos são links em seu site que apontam para outro artigo ou página do seu próprio site. Os links internos são fatores muito importantes para SEO, pois ajudam no fortalecimento e autoridade da página para a qual se está linkando, indicando ao robô que ela é referência no assunto. O próprio processo é referido como vinculação interna ou interligação.
Texto âncora:
O texto usado para hiperlinks é chamado de texto âncora. Os backlinks de texto âncora funcionam muito bem quando você está tentando classificar para palavras-chave específicas. São as letras em geral azuis e sublinhadas que aparecem quando você insere um link em alguma palavra ou frase
Exemplo de como funcionam os backlinks na prática
Conforme discutimos anteriormente, o Google considera esses links de entrada como um sinal de autoridade em um site.
Quanto mais sites de qualidade mencionarem sua empresa, maior será a probabilidade de o algoritmo do Google considerar seu site de qualidade também. Além disso, se você conseguir que eles o apontem em um site do seu setor, o link será muito mais importante.
Em outras palavras, o Google dá mais valor aos links de entrada que são do seu setor. É mais ou menos parecido com o comportamento humano.
Ou seja, se você está procurando um bom dentista, provavelmente vai confiar mais se for recomendado por colegas do setor (outros dentistas, enfermeiras, clínicas etc) do que se for recomendado por pessoas de outros setores (encanadores, advogados, eletricistas etc).
Exemplo:
João tem um blog sobre esporte e escreveu um artigo muito interessante sobre um jogo de futebol. A Aline é redatora de uma revista famosa e escreveu sobre um dos times que fizeram parte do mesmo jogo, e decidiu citar o blog post do João em seu texto. Por isso, ela criou um backlink que direcionou para a postagem do João.
Como a revista da Aline é muito popular, muitos outros sites farão um link para o artigo dela. Isso aumenta a autoridade da revista online, e, por consequência, o artigo do João acaba obtendo um backlink valioso de um site confiável. Basicamente, é uma situação em que todos ganham.
Vantagens dos backlinks para o SEO
Antes de falar sobre as vantagens dos backlinks, você precisa saber que muita coisa mudou em relação aos backlinks nos últimos anos.
Houve um tempo em que mesmo links de baixa qualidade ajudavam a classificar um site. Mas desde que o Google lançou seu algoritmo Penguin, todo o cenário de backlinking mudou.
É importante ter backlinks de sites de qualidade e esses backlinks devem ser contextuais. Se, por exemplo, você tem um site sobre peixes e está criando links de outros sites de nicho sobre macacos, esses links serão inúteis. Seu objetivo deve ser obter links de sites confiáveis e relevantes.
Agora, vamos ver por que é importante para você criar backlinks para seu site.
1) Melhora a classificação orgânica
Backlinks ajudam a obter melhores classificações nos mecanismos de pesquisa.
Se o seu conteúdo está recebendo links de outros sites, esse conteúdo naturalmente começará a ter uma classificação mais elevada nos resultados da pesquisa. Se não for, você precisa ser proativo e criá-los.
Seu objetivo deve ser criar links para postagens ou páginas individuais junto com aqueles que levam à sua página inicial.
2) Indexação mais rápida
Os robôs dos mecanismos de pesquisa descobrem novas páginas da web seguindo backlinks de páginas da web existentes. Somente quando eles descobrem seu site, eles podem rastreá-lo com eficácia .
Será mais difícil para os robôs de mecanismos de pesquisa encontrarem seu site se você não tiver nenhum backlinks. Especialmente para um novo site, é importante obter backlinks, pois eles ajudam na descoberta e indexação mais rápidas do seu site.
3) Tráfego de referência
Um dos principais benefícios dos backlinks é que eles ajudam a obter tráfego de referência. Basicamente, uma pessoa que está lendo uma postagem pode clicar nos links da postagem para saber mais sobre o tópico em questão.
Como as pessoas clicam em links voluntariamente, elas geralmente são mais direcionadas e têm menos probabilidade de sair da página rapidamente (também conhecido como baixa taxa de rejeição).
Normalmente, o tráfego de referência é direcionado e tem uma baixa taxa de rejeição.
Leia mais: Por que aplicar técnicas de SEO no e-commerce? Descubra agora!
Como começar a obter backlinks para o meu site?
Existem várias maneiras de obter um backlink ou um link de entrada. O melhor deles será sempre obtê-los naturalmente, ou seja, criar um conteúdo de qualidade tão bom que todos queiram mencionar ou compartilhar.
Portanto, vamos indicar algumas maneiras de obter links de qualidade para o seu
site:
Guest post
Guest posts são os artigos de convidados. Ou seja, eles oferecem a possibilidade de você publicar conteúdos em outros blogs que não sejam o seu. Normalmente, são convidados para escrever guest posts especialistas em determinados nichos e autoridades sobre o assunto abordado.
Você pode entrar em contato com o proprietário de um site (se possível com um PageRank alto) e propor a redação de um artigo de qualidade adequado para seu blog. Em alguns casos, eles podem pedir para publicarem em seu site ou blog também, mas em troca você receberá um ou dois links para o seu site com o texto âncora que deseja.
Aqui na Agência Mango fazemos guest post com a Rock Content e com o site do E-commerce Brasil.
Links quebrados:
Trata-se de procurar links quebrados em sites com alto PageRank e com tema relacionado ao seu para recuperá-los. Assim que um link quebrado for detectado, você contacta o proprietário ou administrador do site para informá-los sobre isso e oferece a opção de alterá-lo para um que aponte para o seu site.
Conclusão
Você compreendeu o que são backlinks e como é importante obter links exclusivos e confiáveis para conquistar uma classificação mais elevada nos motores de busca e melhorar o seu SEO.
O algoritmo do Google para avaliação de links evoluiu nos últimos anos com foco em links de qualidade, não quantidade.
Isso criou um processo mais desafiador para obter backlinks de alta qualidade dentro de sua estratégia de SEO.
Links externos ainda são importantes e não estão obsoletos, então comece a trabalhar em uma estratégia de link building para melhorar sua visibilidade de pesquisa.
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