ROI é a abreviação do termo inglês Return on Investment, que, traduzindo, significa Retorno sobre Investimento. Leia e saiba mais!
Quem utiliza a estratégia de mídia paga em sua empresa há algum tempo, certamente já sabe o que é ROI e como fazer o cálculo correto para ficar de olho nas métricas.
Um dos componentes mais importantes de uma campanha de marketing digital é avaliar seu desempenho, impacto e lucro para determinar se seus esforços estão realmente ajudando a empresa a melhorar seus resultados financeiros.
Os insights obtidos por meio do processo podem ser usados para direcionar estratégias futuras baseadas em dados que influenciam em uma tomada de decisão mais inteligente.
Neste guia, discutiremos como rastrear, medir, analisar e melhorar seu ROI de marketing digital para que você possa executar campanhas patrocinadas com mais sucesso e expandir seus negócios.
QUIZ
Você sabe divulgar a sua marca corretamente nas redes sociais? Clique no botão abaixo, faça o nosso quiz gratuito e descubra!
O que é ROI no Marketing Digital?
ROI é a abreviação do termo inglês Return on Investment, que, traduzindo, significa Retorno sobre Investimento. É a prática de atribuir o crescimento do lucro e da receita ao impacto das iniciativas de marketing digital.
Ao calcular o ROI, as organizações podem medir o grau em que os esforços de marketing, holisticamente ou com base em campanha, contribuem para o crescimento da receita.
Normalmente, o ROI é usado para justificar os gastos de publicidade e a alocação de orçamento para campanhas e iniciativas em andamento e futuras.
Medi-lo e acompanhá-lo permite que você determine o que está funcionando e o que você pode mudar para melhorar seus resultados.
Por que medir o ROI?
Como já foi mencionado, se você não medir seu ROI, não saberá se suas campanhas atendem às suas expectativas ou mesmo retornam resultados positivos.
No entanto, se você medir seu ROI de marketing digital, poderá refinar seus investimentos com base em suas medições.
Por exemplo, se seus anúncios PPC têm um desempenho muito melhor do que seus e-mails, você pode decidir se vai concentrar suas ações em anúncios pagos ou se vai fazer melhorias em suas campanhas de e-mail.
Como calcular o ROI?
Embora existam várias maneiras diferentes de calcular o ROI de marketing, a fórmula principal usada para entender o impacto do marketing em um alto nível é relativamente simples:
ROI = Receita – Custo / Custo
Para determinar seu lucro líquido, você simplesmente subtrai seus custos de sua receita. Em seguida, você divide o lucro líquido pelos custos totais.
Para transformar esse número em uma porcentagem, multiplique esse número por 100. Incluindo o cálculo do lucro líquido, a fórmula é semelhante a esta:
[(Receita – custos) / custos] x 100 = ROI
- Exemplo:
Se você investiu R$5.000 em marketing digital e ganhou R$ 30.000 como resultado, seus cálculos seriam assim:
[(R$ 30.000 – R$ 5.000) / R$ 5.000] x 100 = 500%
Uma alternativa ao uso de uma porcentagem é expressar seu ROI como uma proporção. Para fazer isso, divida seu lucro líquido pelo seu custo.
Esse número é sua proporção em comparação com 1. Portanto, para o cenário acima, você dividiria R$ 25.000 por R$ 5.000 para obter 5. Sua proporção de ROI seria de 5: 1, ou R$ 5 para cada R$ 1 gasto, entendeu?
Se você não tem certeza de qual é sua receita ou lucro líquido, veja como calcular o ROI de marketing na Internet:
[(Número de leads X taxa de lead para o cliente X valor médio do pedido ) – custo de marketing] / custo de marketing = ROI
Aqui está o que cada parte da fórmula acima significa:
-
Número de leads
Um lead é alguém que expressa interesse em sua marca, produto ou serviço, tornando-se um cliente em potencial. Este número é o número de leads (contatos) que você ganhou durante sua campanha.
-
Taxa de leads para o cliente
É a porcentagem de leads que se tornaram clientes. Se você tivesse 100 leads e 30 deles se tornassem clientes, sua taxa de lead a cliente seria de 30%.
-
Valor médio do pedido
O valor médio do pedido ou ticket médio é a média de valor que os clientes pagam por um pedido. Determinar essa métrica te ajuda a contabilizar descontos e tamanhos variados de pedidos.
Custo de marketing
E o valor total que você gastou em sua campanha de marketing digital. Inclui custos como serviços de marketing, anúncios, ferramentas e salários de funcionários.
- Exemplo:
Digamos que você tenha 2.000 leads e 40% se tornem clientes, gastando em média R$ 100. Você gastou R$ 5.000 em marketing digital para esses leads.
Seus cálculos seriam assim:
[(2.000 x 40% x 100) – 5.000] / 5.000
[80.000 – 5.000] / 5.000
75.000 / 5.000
15
Leia também: Como investir corretamente em Face Ads para o sucesso de seu e-commerce
Se você multiplicar por 100 para transformar esse número em uma porcentagem, obterá um ROI de 1.500%.
Os cálculos de ROI digitais mais precisos, no entanto, vêm da avaliação de cada estratégia e suas métricas exclusivas individualmente.
Para obter números de ROI mais precisos, pode ser necessário fazer alguns cálculos personalizados, dependendo dos canais usados e das metas de suas campanhas de marketing .
Por exemplo, se você usou publicidade PPC , pode considerar fatores como:
- Custo por clique
- Número total de impressões
- Taxa de conversão
Se sua meta é aumentar as vendas ou a receita, as fórmulas acima são relativamente diretas.
No entanto, se o seu objetivo for algo como ganhar mais autoridade e conhecimento no mercado, você precisa considerar fatores como reconhecimento da marca e menções.
Não desista!
Sabemos que no começo pode parecer muito complicado interpretar tantos números e aplicá-los nas fórmulas, mas não desista!
Essa é uma análise de KPI muito importante para qualquer negócio e te ajuda a aplicar o dinheiro de forma correta.
E-book Grátis
Descubra tudo sobre o Inbound Marketing para E-commerce neste Guia Completo e Gratuito.
Clique no banner abaixo e confira várias estratégias comprovadas para aproximar o consumidor da sua marca e aumentar o faturamento da sua loja virtual!