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Mídia paga: saiba o que é e conheça as principais plataformas!

A mídia paga funciona por meio de custo por clique (Pay Per Click ou PPC) e possibilita o impulsionamento de materiais diversos na internet. 

Embora a  mídia paga seja um ótimo jeito de aumentar os números de conversão, muita gente ainda desconhece a importância de investir nessa estratégia de Marketing Digital.

Com a alta competitividade e facilidade para encontrar produtos e serviços na internet, a mídia paga é um “plus” e pode te ajudar a atrair novos clientes, gerar tráfego para o seu e-commerce e aumentar a exposição da marca por meio de anúncios pagos.

Quando realizada de forma adequada, considerando a persona e o estágio do funil de vendas, essa opção pode ter um impacto significativo na aceleração dos resultados.

Esse assunto também é novidade para você? Quer entender melhor como usar os diferentes canais disponíveis e aplicar essa técnica na sua empresa? Então continue a leitura deste artigo e aprenda tudo com a gente!

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O que é mídia paga?

Existe um ditado popular que diz: “Quem não é visto, não é lembrado”. No mundo dos negócios essa máxima é válida e quem quer vender mais, precisa “aparecer” mais. E é por isso que as empresas precisam tanto se planejar e investir em anúncios!

Antes da era digital, a publicidade era feita, basicamente, em TV, rádio e materiais impressos variados e tinha um custo muito alto. Hoje em dia essa realidade é bem diferente! 

Com o surgimento e avanço da internet, os pequenos negócios encontraram uma oportunidade acessível, de baixo custo e com grandes resultados: a mídia paga.

A mídia paga funciona por meio de custo por clique (Pay Per Click ou PPC) e possibilita o impulsionamento de materiais diversos na internet

Ou seja, sua marca pode alcançar centenas de pessoas nas redes sociais e nos motores de busca como Google, por exemplo, através de vídeos, textos, podcasts, banner, jogos, landing pages, blog posts, links etc.

O formato do anúncio e para quem ele vai ser exibido dependem do objetivo de cada campanha, que podem ser escolhidos nos gerenciadores das próprias plataformas. 

Como e quanto investir em mídia paga?

Com certeza você deve estar se perguntando: “Quanto eu devo investir em mídia paga?” Bem, essa resposta é um pouco mais complexa e depende de vários fatores. 

O sucesso de cada campanha depende de vários fatores. Claro que os resultados das postagens são proporcionais ao valor investido. Isso quer dizer que o impulsionamentos aumenta conforme a quantia em dinheiro cresce.

Mas também é necessário se preocupar com a escolha correta das palavras-chave, a segmentação de público, os textos e imagens utilizadas nos anúncios, entre outros.

Por isso, não existe uma fórmula mágica ou um valor exato. Tudo depende! A grande vantagem dos anúncios online é que eles são muito flexíveis, o que possibilita que as campanhas sejam alteradas ou pausadas a qualquer momento.

As principais plataformas de mídia paga

Atualmente existem duas principais plataformas de anúncios online: Google Ads e o Facebook Ads. Vamos conhecê-las?!

O motor de busca mais conhecido do mundo também ocupa o topo das mídias pagas. O Google Ads é uma plataforma para criação de anúncios pagos, lançada em outubro de 2000.

Atualmente é possível realizar 5 tipos diferentes de anúncios:

  • Rede de pesquisa 

São os anúncios exibidos nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. Eles ficam em destaque no início e no fim da SERP (Search Engine Results Page) e com um pequena legenda de “Anúncio” para indicar que é um link patrocinado. A grande vantagem aqui é que você só paga quando o usuário clica no link do resultado para acessar o website.

  • Rede de display

Se você deseja que seus anúncios sejam vinculados a sites de notícias e blogs em geral esse é um excelente recurso, pois a Rede de Display do Google costuma alcançar 90% dos usuários da internet em todo o mundo. Além disso, há mais de uma maneira de usar a publicidade gráfica: banner, texto, Gmail e aplicativo.

  • Youtube

Com mais de 1 bilhão de usuários, essa opção é ideal para atingir um público interativo que tem preferência por tutoriais ou explicações práticas sobre as funcionalidades ou uso de um determinado produto. E o melhor de tudo:  o anúncio só será cobrado se o usuário continuar assistindo após os primeiros 30 segundos.

  • Aplicativos

Indicado apenas para quem possui aplicativos e quer aumentar o número de downloads no Google Play e Apple Store.

Facebook Ads

O Face Ads é o sistema de mídia paga do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. Por meio dele, é possível criar campanhas e estratégias de divulgação da sua marca no Facebook e Instagram.

O Facebook Ads disponibiliza diversos formatos de anúncios para a sua campanha de marketing. E  mais interessante: dá para segmentar o público e direcionar os anúncios conforme os perfis que sua empresa deseja alcançar. Vamos entender!

 

  • Core Audience (audiência principal)

Para que seu anúncio seja efetivo considere na audiência principal os dados demográficos como localização, estilo e estágio de vida, detalhes e características de compra, dentre outros.

  • Audiência Personalizada 

É possível encontrar uma audiência dentro daquelas que já existem entre os usuários ativos do Facebook.

  • Audiência Similar 

Alguns consumidores e usuários apresentam características já conhecidas e se elas forem importantes para o seu negócio, será fácil criar uma audiência similar a uma já personalizada, por exemplo.

  • Facebook Exchange 

As plataformas externas de publicidade como a demand-side platform (DPS), por exemplo, ajudam a entender o comportamento do usuário e criar anúncios tomando como base as informações coletadas.

  • Partner Categories 

Os parceiros externos disponibilizam dados das atividades realizadas fora do Facebook e que podem ser usadas para criar os anúncios baseados em segmentos.

TikTok

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Em setembro de 2021, o TikTok alcançou a marca surpreendente de mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo.

No entanto, os anúncios só atingem o público maior de idade, que equivale a 825 milhões de pessoas, uma quantidade bastante expressiva, principalmente para quem deseja ter um contato mais próximo com a Geração Z.

Entre as possibilidades de publicidade, a plataforma conta com algumas opções que se assemelham aos formatos do Facebook Ads.

  • Anúncios no feed

Essas são as campanhas mais tradicionais, que são reproduzidas à medida que os usuários percorrem seus feeds.

São anúncios em tela cheia, e que podem atingir o público que já está engajado e assistindo a vídeos. Por esse motivo, é preciso investir tempo e criatividade para criar um conteúdo que seja envolvente e divertido.

  • Anúncios de visualização superior

Esses anúncios são exibidos na parte superior do feed dos usuários, tornando-se o primeiro vídeo que eles veem quando acessam o aplicativo.

Esse formato oferece visibilidade massiva e é ótimo para campanhas de reconhecimento de marca. Além do mais, de acordo com a própria plataforma, esse formato de anúncio é o que está gerando mais engajamento no momento atual.

  • Anúncios Spark

Os Spark Ads são alternativas de anúncio relativamente recentes, onde os anunciantes podem impulsionar um conteúdo orgânico, para alcançar ainda mais pessoas.

Também é possível utilizar essa alternativa para direcionar os usuários até o seu e-commerce, basta elaborar um vídeo personalizado para esse contexto, e inserir um link que seja compatível com o conteúdo.

LinkedIn

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Por se tratar de uma rede social focada no ambiente profissional, o LinkedIn também se apresenta como uma ótima possibilidade para aplicar estratégias de mídia paga, atingindo não apenas os consumidores B2C, como também os B2B.

Outro grande benefício desta ferramenta é que ela permite segmentações mais específicas, contemplando aspectos como empresas, cargos, área de atuação, formação acadêmica, entre outros.

Confira algumas possibilidades de anúncio na plataforma:

  • Conteúdo patrocinado

O conteúdo patrocinado é, sem dúvidas, o modelo de anúncio mais padrão da plataforma. Por meio dele, você poderá divulgar suas campanhas no feed do LinkedIn, seja por smartphones ou mesmo no desktop.

Vale dizer que é possível investir em anúncios no formato de imagem única, carrossel ou até anúncios em vídeo.

  • Anúncios dinâmicos

Essa é a opção mais personalizável do LinkedIn Ads. Através dos anúncios dinâmicos, você poderá atingir várias pessoas com campanhas diferentes, que serão desenvolvidas com base nas informações de cada perfil disponibilizado na plataforma.

Por isso, o conteúdo se torna muito mais atrativo para os usuários, mostrando-se uma alternativa ideal para direcionar seu público-alvo até suas páginas de venda.

  • Anúncios de texto

Os anúncios de texto aparecem na parte superior e no lado direito do feed do LinkedIn. Trata-se de um formato simplificado que, aliado a um orçamento bem estabelecido, pode alcançar uma quantidade surpreendente de usuários da plataforma.

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Leia mais: Como criar um blog para e-commerce? Dicas essenciais para o sucesso!

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