Mídia paga: saiba o que é e conheça as principais plataformas!

A mídia paga funciona por meio de custo por clique (Pay Per Click ou PPC) e possibilita o impulsionamento de materiais diversos na internet. 

Embora a  mídia paga seja um ótimo jeito de aumentar os números de conversão, muita gente ainda desconhece a importância de investir nessa estratégia de Marketing Digital.

Com a alta competitividade e facilidade para encontrar produtos e serviços na internet, a mídia paga é um “plus” e pode te ajudar a atrair novos clientes, gerar tráfego para o seu e-commerce e aumentar a exposição da marca por meio de anúncios pagos.

Quando realizada de forma adequada, considerando a persona e o estágio do funil de vendas, essa opção pode ter um impacto significativo na aceleração dos resultados.

Esse assunto também é novidade para você? Quer entender melhor como usar os diferentes canais disponíveis e aplicar essa técnica na sua empresa? Então continue a leitura deste artigo e aprenda tudo com a gente!

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O que é mídia paga?

Existe um ditado popular que diz: “Quem não é visto, não é lembrado”. No mundo dos negócios essa máxima é válida e quem quer vender mais, precisa “aparecer” mais. E é por isso que as empresas precisam tanto se planejar e investir em anúncios!

Antes da era digital, a publicidade era feita, basicamente, em TV, rádio e materiais impressos variados e tinha um custo muito alto. Hoje em dia essa realidade é bem diferente! 

Com o surgimento e avanço da internet, os pequenos negócios encontraram uma oportunidade acessível, de baixo custo e com grandes resultados: a mídia paga.

A mídia paga funciona por meio de custo por clique (Pay Per Click ou PPC) e possibilita o impulsionamento de materiais diversos na internet

Ou seja, sua marca pode alcançar centenas de pessoas nas redes sociais e nos motores de busca como Google, por exemplo, através de vídeos, textos, podcasts, banner, jogos, landing pages, blog posts, links etc.

O formato do anúncio e para quem ele vai ser exibido dependem do objetivo de cada campanha, que podem ser escolhidos nos gerenciadores das próprias plataformas. 


Como e quanto investir em mídia paga?

Com certeza você deve estar se perguntando: “Quanto eu devo investir em mídia paga?” Bem, essa resposta é um pouco mais complexa e depende de vários fatores. 

O sucesso de cada campanha depende de vários fatores. Claro que os resultados das postagens são proporcionais ao valor investido. Isso quer dizer que o impulsionamentos aumenta conforme a quantia em dinheiro cresce.

Mas também é necessário se preocupar com a escolha correta das palavras-chave, a segmentação de público, os textos e imagens utilizadas nos anúncios, entre outros.

Por isso, não existe uma fórmula mágica ou um valor exato. Tudo depende! A grande vantagem dos anúncios online é que eles são muito flexíveis, o que possibilita que as campanhas sejam alteradas ou pausadas a qualquer momento.

As principais plataformas de mídia paga

Atualmente existem duas principais plataformas de anúncios online: Google Ads e o Facebook Ads. Vamos conhecê-las?!

O motor de busca mais conhecido do mundo também ocupa o topo das mídias pagas. O Google Ads é uma plataforma para criação de anúncios pagos, lançada em outubro de 2000.

Atualmente é possível realizar 5 tipos diferentes de anúncios:

  • Rede de pesquisa 

São os anúncios exibidos nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. Eles ficam em destaque no início e no fim da SERP (Search Engine Results Page) e com um pequena legenda de “Anúncio” para indicar que é um link patrocinado. A grande vantagem aqui é que você só paga quando o usuário clica no link do resultado para acessar o website.

  • Rede de display

Se você deseja que seus anúncios sejam vinculados a sites de notícias e blogs em geral esse é um excelente recurso, pois a Rede de Display do Google costuma alcançar 90% dos usuários da internet em todo o mundo. Além disso, há mais de uma maneira de usar a publicidade gráfica: banner, texto, Gmail e aplicativo.

  • Youtube

Com mais de 1 bilhão de usuários, essa opção é ideal para atingir um público interativo que tem preferência por tutoriais ou explicações práticas sobre as funcionalidades ou uso de um determinado produto. E o melhor de tudo:  o anúncio só será cobrado se o usuário continuar assistindo após os primeiros 30 segundos.

  • Aplicativos

Indicado apenas para quem possui aplicativos e quer aumentar o número de downloads no Google Play e Apple Store.

Facebook Ads

O Facebook Ads é o sistema de mídia paga do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. Por meio dele, é possível criar campanhas e estratégias de divulgação da sua marca no Facebook e Instagram.

O Facebook Ads disponibiliza diversos formatos de anúncios para a sua campanha de marketing. E  mais interessante: dá para segmentar o público e direcionar os anúncios conforme os perfis que sua empresa deseja alcançar. Vamos entender!

 

  • Core Audience (audiência principal)

 

Para que seu anúncio seja efetivo considere na audiência principal os dados demográficos como localização, estilo e estágio de vida, detalhes e características de compra, dentre outros.

  • Audiência Personalizada 

É possível encontrar uma audiência dentro daquelas que já existem entre os usuários ativos do Facebook.

  • Audiência Similar 

Alguns consumidores e usuários apresentam características já conhecidas e se elas forem importantes para o seu negócio, será fácil criar uma audiência similar a uma já personalizada, por exemplo.

  • Facebook Exchange 

As plataformas externas de publicidade como a demand-side platform (DPS), por exemplo, ajudam a entender o comportamento do usuário e criar anúncios tomando como base as informações coletadas.

  • Partner Categories 

Os parceiros externos disponibilizam dados das atividades realizadas fora do Facebook e que podem ser usadas para criar os anúncios baseados em segmentos.

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O que é mídia paga?

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A mídia paga funciona por meio de custo por clique (Pay Per Click ou PPC) e possibilita o impulsionamento de materiais diversos na internet.

Quanto de dinheiro investir em mídia paga?

O sucesso de cada campanha depende de vários fatores. Claro que os resultados das postagens são proporcionais ao valor investido. Isso quer dizer que o impulsionamentos aumenta conforme a quantia em dinheiro cresce.

Quais são as principais plataformas de mídia paga?

Atualmente existem duas principais plataformas de anúncios online: Google Ads e o Facebook Ads.



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