Linkedin, uma rede social focada no mundo corporativo, apresenta diversas opções para quem deseja trabalhar com anúncios
Aqui em nosso blog, temos diversos conteúdos que abordam as diferentes alternativas de mídia paga disponíveis no mercado, e no artigo de hoje, vamos trazer mais uma ferramenta extremamente relevante para quem deseja investir em anúncios: o Linkedin Ads.
Neste artigo, você vai descobrir todas as possibilidades de tráfego pago disponíveis nesta rede social. Além do mais, também vamos compartilhar dicas para aproveitar todo o potencial de cada formato.
Por isso, não deixe de ler até o final!
O que é o LinkedIn?
Enquanto outras redes sociais como Facebook e Twitter se concentram mais em sua vida pessoal, o LinkedIn tem tudo a ver com networking profissional – ou seja, construir um grupo de contatos para ajudar a avançar em sua carreira.
Mas a verdade é que já faz tempo que essa plataforma deixou de ser somente um site para atualizar o currículo.
Ao completar 500 milhões de inscritos, em abril de 2017, a rede social firmou-se como a maior plataforma destinada a negócios, ganhando papel estratégico tanto para empresas quanto para profissionais.
Desde então a rede vem crescendo de forma acelerada, tornando-se assim, um canal de comunicação importantíssimo para estratégias de marketing digital, podendo atingir os públicos B2B e B2C.
Linkedin Ads: quais são os tipos de anúncios disponíveis?
Agora que já apresentamos um panorama objetivo sobre a plataforma do LinkedIn, chegou a hora de abordarmos as possibilidades de anúncios disponíveis para essa mídia. Confira mais abaixo:
Conteúdo patrocinado
Esses anúncios são conteúdos que aparecem no feed e que são parecidos com as postagens padrões. Além de serem muito familiares, eles também são ótimos para gerar engajamento e aumentar a visibilidade. Confira abaixo os diferentes formatos dessa opção.
Anúncios de imagem única:
Esse modelo de anúncio é uma excelente alternativa para quem deseja atingir todos os dispositivos. Mas para conquistar os melhores resultados, procure seguir algumas especificações recomendadas.
Primeiramente, desenvolva artes em JPG ou PNG, e cuide para que o tamanho do arquivo não ultrapasse 5 MB. Além do mais,
Em relação ao texto, tente criar títulos com 70 caracteres ou menos, e faça conteúdos com, no máximo, 150 caracteres. Dessa forma, suas campanhas vão alcançar um número maior de pessoas.
Outro ponto importante é que essa opção conta com diferentes possibilidades de CTAs. Nessas horas, vale a pena analisar o objetivo do seu anúncio e, a partir daí, escolher uma das alternativas de botão abaixo:
- Candidate-se
- Baixe
- Veja um orçamento
- Saiba mais
- Cadastre-se
- Assine
- Registre-se
- Participe
- Compareça
- Solicite uma demonstração
Além de tudo isso, também é necessário definir uma URL de destino, que apresente o prefixo de “http://” ou “https://” e que tenha menos de 2000 caracteres.
Anúncios em vídeo:
O vídeo pode ser considerado uma das opções mais poderosas para quem deseja prender a atenção, gerar credibilidade e envolver o usuário com um conteúdo profissional.
No Linkedin Ads, é possível criar campanhas nesse formato.Basta renderizar o arquivo em MP4, com taxa de 30 quadros por segundo e áudio no formato AAC ou MPEG.
As dimensões recomendadas são 16:9 (paisagem), 1:1 (quadrado) ou 9:16 (vertical). E o tamanho do arquivo deve ficar entre 75 KB e 200 MB, com duração máxima de 30 minutos. As condições de texto, CTAs e URLs permanecem as mesmas apresentadas anteriormente.
Anúncios em carrossel:
Assim como em outras plataformas, o carrossel é a opção ideal para quem deseja trabalhar uma narrativa interativa por meio da conexão de diversas imagens.
A principal diferença em relação ao tópico anterior está nas recomendações de design, que se resume a proporção de 1:1 com resolução recomendada de 1080x1080px. Além do mais, a sequência de lâminas do carrossel deve ter entre 2 e 10 imagens, e os arquivos não devem passar de 10 MB.
Leia também: Mídia paga: saiba o que é e conheça as principais plataformas!
Mensagens patrocinadas
Também conhecido como Sponsored Messaging, esse tipo de anúncio aparece como uma mensagem inbox para o usuário, o que, por si só, já chama a atenção.
Vale dizer que para marcá-la como lida, é preciso abrir a mensagem. No entanto, mesmo após essa ação, ela também permanece na caixa de entrada do lead atingido.
Além do mais, essa estratégia oferece a possibilidade de incluir um botão de CTA, e tende a ser uma das principais escolhas para quem busca por altas taxas de abertura em suas campanhas.
Entre as duas opções disponíveis, estão:
Anúncios em conversa
Aqui, o conteúdo simula uma conversa profissional, com textos mais diretos que são desenvolvidos para levar o usuário a clicar em um único botão de ação.
É possível dar mais destaque para esse anúncio inserindo uma imagem pequena (de 300x250px), que será usada como um banner. Quanto ao texto, é preciso garantir que a mensagem tenha no máximo 500 caracteres.
Outro tópico interessante é que essa opção permite uma personalização do CTA, que pode receber um texto de 25 caracteres.
Anúncios em mensagem
Uma alternativa parecida com a anterior, porém com algumas diferenças pontuais. O primeiro ponto é que aqui você pode inserir diversos botões de chamada de ação, oferecendo uma experiência mais dinâmica, e permitindo a inserção de diferentes páginas de destino.
A segunda diferença está na quantidade de caracteres da mensagem, que conta com um limite de 60 para o assunto, 1500 para o texto principal e 20 para o call-to-action.
Formulário de geração de lead
Se o seu objetivo é gerar contatos para sua base, então essa é a opção de anúncio ideal para você. O Linkedin Ads conta com uma plataforma de captação de leads própria, capaz de criar formulários de maneira intuitiva e adaptada para o seu segmento.
Para montar um conteúdo adequado para esse formato, é importante se manter dentro das recomendações de texto, que incluem um número máximo de 256 caracteres para o nome do formulário, 60 para o título da oferta, 2000 para a política de privacidade, 20 para o CTA e 300 para a mensagem de confirmação.
O LinkedIn também recomenda o uso de, no mínimo, 3 a 4 campos de formulário, e no máximo 12. Logo abaixo, você confere algumas opções que já estão disponíveis de maneira automática na plataforma:
- Nome;
- Sobrenome;
- Endereço de e-mail;
- URL do perfil;
- Número de telefone;
- Cidade;
- Estado/província;
- Função;
- Nível de experiência;
- Nome da empresa;
- Tamanho da empresa;
- Nível acadêmico;
- Entre outros.
Text Ads e Dynamic Ads
Aqui, os anúncios devem ser desenvolvidos de forma mais minimalista, com textos curtos, persuasivos e objetivos, que são exibidos ao lado direito da página do LinkedIn. Essa categoria está dividida em três vertentes:
Text Ads
Opção indicada para quem deseja conquistar resultados na plataforma, por meio de um investimento financeiro menor.
Nesse caso, é preciso utilizar muito bem a criatividade para condensar sua mensagem em um título de, no máximo, 25 caracteres, e em uma descrição que deve ser igual, ou menor do que 75.
Em paralelo, o design também precisa se adaptar a um formato mais reduzido de imagem, que deve ter as dimensões de 100x100px. Por se tratar de uma imagem pequena, a melhor opção é inserir um logotipo da sua empresa.
Anúncios em destaque
Essa alternativa é ótima para empresas que querem usar a rede social como plataforma de divulgação de algum serviço, produto, evento ou novidade em seu site. Inclusive, as recomendações técnicas são muito parecidas com as apresentadas no formato anterior.
No entanto, os anúncios em destaque permitem que seja inserida uma imagem de fundo com dimensões de 300x250px, gerando uma espécie de banner que pode chamar a atenção de seu potencial lead.
No âmbito dos textos, a descrição deve ter 70 caracteres ou menos, ao mesmo tempo, o nome da empresa pode chegar até 25.
Anúncios para seguidores
Mas se o seu objetivo é se tornar um player relevante na plataforma, a melhor opção é promover sua LinkedIn page por meio dos anúncios para seguidores.
Nesses casos, a copy e a imagem devem instigar o usuário a seguir o seu perfil, missão essa que se torna bastante intuitiva, já que é possível inserir um botão especificamente para essa função.
Tecnicamente, essas campanhas contam com uma imagem de 100x100px. Quanto ao texto, ela segue as mesmas indicações do tópico anterior.
Pensando nisso, a melhor estratégia é utilizar esse espaço para criar chamadas de ação diretas e instigantes, utilizando gatilhos como o de escassez, por exemplo.
Veja também:
O Linkedin Ads é apenas uma das possibilidades
Por meio deste artigo, você pôde perceber que existem diversas possibilidades de campanhas para o Linkedin Ads. Se interessou pelo assunto e quer saber mais?
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[sc_fs_multi_faq headline-0=”h2″ question-0=”Como funciona o conteúdo patrocinado no Linkedin Ads?” answer-0=”Esses anúncios são conteúdos que aparecem no feed e que são parecidos com as postagens padrões. Além de serem muito familiares, eles também são ótimos para gerar engajamento e aumentar a visibilidade. Confira abaixo os diferentes formatos dessa opção. ” image-0=”2023″ headline-1=”h2″ question-1=”Como funciona o sponsored messaging no Linkedin Ads?” answer-1=”Também conhecido como Sponsored Messaging, esse tipo de anúncio aparece como uma mensagem inbox para o usuário, o que, por si só, já chama a atenção. Vale dizer que para marcá-la como lida, é preciso abrir a mensagem. No entanto, mesmo após essa ação, ela também permanece na caixa de entrada do lead atingido, ” image-1=”” headline-2=”h2″ question-2=”Quais são as proporções de imagens indicadas para o Linkedin Ads? ” answer-2=”É importante garantir que a arte fique com as seguintes proporções: 1.91:1 (formato horizontal para desktop e mobile), 1:1 (formato quadrado para desktop e mobile) ou 1:1.91 (formato” image-2=”” count=”3″ html=”true” css_class=””]