Gestão de carreira é um processo de longo prazo e trata-se de traçar um “roteiro”, analisando e planejando adequadamente nossa posição atual e esforços futuros
Mais do que nunca as organizações estão buscando vantagem competitiva por meio do melhor uso de seus funcionários. Infelizmente, numa época em que o mercado de trabalho é tão incerto, muitos líderes podem sentir que a gestão de carreira não é uma prioridade.
Só que enquanto as empresas querem maximizar o desempenho e a produtividade de seus colaboradores, eles querem potencializar suas carreiras. E eis que o desafio é encontrar o meio termo para atender ambos os objetivos.
É no contexto dessa realidade que a gestão de carreira assume mais importância. O gerenciamento de carreira consiste em levar as pessoas onde elas desejam ir e onde a companhia precisa que elas estejam.
Se os empregadores desejam que seu pessoal esteja comprometido, engajado com seu trabalho e motivado para o desempenho, eles precisam fornecer as ferramentas e os recursos de que precisam para administrar suas vidas profissionais.
O que é gestão de carreira?
A carreira pode ser definida como a jornada de nossa vida profissional. É o que fazemos e constitui uma parte importante das metas e objetivos de nossa vida. Ter uma carreira desejável e gerenciá-la bem é extremamente importante para um sentimento de realização e para levar a melhor vida possível.
Por isso, investir em uma gestão de carreira é algo essencial na vida de qualquer profissional, afinal, cada um de nós deve ter objetivos e aspirações muito claras sobre o que queremos fazer com nossa vida de trabalho.
De forma geral, gestão de carreira é um processo de longo prazo e trata-se de traçar um “roteiro”, analisando e planejando adequadamente nossa posição atual e esforços futuros, de modo a obter o benefício ideal em termos de crescimento de carreira como mudanças de cargo, promoções e reconhecimento e financeiro.
É a capacidade que temos de promover nosso auto-crescimento, prevendo as possibilidades; assim como um arquiteto prevê uma estrutura, planejando cada pequeno detalhe do projeto.
Fazer um bom gerenciamento de carreira ajuda o indivíduo a manter o foco naquilo que quer, evitando que aceite qualquer tipo de trabalho, permitindo que ele canalize suas energias em suas principais habilidades, inspirações e aspirações, para performar cada vez melhor.
Quando adentramos no mercado de trabalho, é muito comum que comecemos a perceber nossas limitações e busquemos aprimorar nossas habilidades em certas áreas específicas. Para isso, podemos precisar de treinamento extra em algumas áreas, como:
- Tecnologia
- Relacionamentos
- Conhecimento técnico
Adicionar mais certificações ao participar de diferentes palestras e conferências pode ser uma etapa muito útil em nosso desenvolvimento e gestão de carreira.
Como fazer a gestão de carreira em uma organização
Dentro de uma empresa, a gestão de carreira consiste em planejar a trajetória profissional de cada colaborador de forma estruturada, de acordo com os gostos, aversões, pontos fortes e fracos de cada um.
É também um processo pelo qual o departamento de Recursos Humanos de uma organização envolve seus funcionários internamente para permitir seu crescimento e avanço com base no conjunto de habilidades individuais.
É um aspecto importante do engajamento do empregado, que leva ao aumento da produtividade para a organização e mais satisfação no trabalho para o funcionário.
É benéfico tanto para o empregador como para o empregado, pois ajuda a preencher a lacuna entre as expectativas dos empregados e da empresa.
Aplicando a gestão de carreira na prática
O sucesso de qualquer organização depende dos esforços de seus blocos de construção, ou seja, de seus funcionários.
E esse resultado se dá através de uma série de fatores que, juntos, promovem um ambiente favorável para que líderes e liderados planejem e executem de forma satisfatória.
E para promover esse espaço e promover a carreira de seus colaboradores, é necessário desenvolver neles alguns pontos importantes. Confira:
1) Exploração de carreira
Aqui é necessário avaliar e explorar várias opções de carreira, baseando-se em duas partes: Autoexploração e Exploração ambiental.
- A autoexploração diz respeito à autoconsciência e ao autoconhecimento, sobre os próprios pontos fortes e fracos, gostos e desgostos.
- A exploração ambiental tem mais a ver com a avaliação do ambiente, que inclui o tipo de ocupação, tipos de negócio, modelo de gestão etc.
2) Conscientização
Quando alguém se autoavalia, aumenta a própria consciência, o que é muito importante no desenvolvimento de uma carreira.
É essencial que cada colaborador esteja ciente das próprias características e qualidades para que você possa traçar estratégias e definir os objetivos de carreira de forma assertiva.
3) Definição de metas
É importante estabelecer metas claras e objetivas para que o seu time se mantenha sempre motivado e empenhado.
Mas lembre-se: essas metas de carreira precisam ser realistas, mensuráveis e alcançáveis para surtirem resultado. Metas irrealistas podem causar desmotivação e ser ineficazes.
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4) Desenvolvimento de estratégia
Uma vez que a meta de carreira é definida, uma estratégia precisa ser desenvolvida para colocar o processo em movimento. É essencialmente uma sequência de atividades realizadas para atingir o objetivo que foi traçado.
Existem várias estratégias que os funcionários podem empreender para aumentar suas chances de sucesso, como, por exemplo:
- Competência de trabalho atual
- Envolvimento no trabalho
- Desenvolvimento de habilidades por meio de treinamento
- Desenvolvimento das relações interpessoais
- Cultura organizacional
5) Implementação da estratégia
É o processo de colocar em ação os planos e estratégias para atingir metas e objetivos no curso de desenvolvimento de carreira. Desenvolver uma estratégia é uma coisa e implementá-la é outra.
No decorrer da implementação da estratégia, é essencial que o líder promova o desenvolvimento da equipe por meio de treinamentos e ajude-os a investigar oportunidades para que eles possam colocar em prática o que aprenderam.
6) Feedback
Motivar os funcionários é importante para o crescimento organizacional, por isso, a implementação de uma estratégia de gestão de carreira exige o fornecimento de um feedback útil para a pessoa, permitindo que ela avalie suas ações e jornada.
Esse tipo de apontamento, se feito de forma assertiva, permite uma correção de rota, fazendo com que o funcionário se aprimore e otimize seu desempenho, trazendo melhores resultados para a empresa.
E lembre-se sempre: o feedback deve ser sincero, empático e focado na solução, e não no problema. Só assim os profissionais poderão avaliar seus pontos fortes e fracos.
Benefícios da gestão de carreira para a empresa e funcionários
1) Crescimento e desenvolvimento de carreira
A empresa apresenta uma oportunidade para seus funcionários para seu crescimento e desenvolvimento.
2) Atende às necessidades intrínsecas
Quando os funcionários são considerados adequados para uma função específica, na qual estão interessados, eles se esforçam ao máximo e se sentem mais realizados com seu trabalho.
3) Ajuda a cumprir os objetivos pessoais e profissionais
O crescimento e o desenvolvimento na carreira acabam por ajudar a cumprir os objetivos que estabeleceram para si próprios.
4) Os funcionários se sentem fortalecidos
A reestruturação organizacional apresenta aos funcionários oportunidades de ascensão na carreira, o que os faz se sentir fortalecidos.
5) Os funcionários se sentem parte integrante da organização
Quando os funcionários se sentem incluídos nas decisões da empresa, eles se sentem mais conectados com a organização.
6) Motiva para um melhor desempenho
A satisfação no trabalho e o crescimento em várias funções motiva os funcionários a ter um bom desempenho em seu trabalho.
7) Aumenta a produtividade dos funcionários
Melhor perfil de trabalho que seja mais do seu agrado levará a uma melhor produtividade entre os associados
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