Entenda o significado de cada conceito e não tenha mais dúvidas na hora de definir o seu cliente ideal
As necessidades e desejos dos clientes vêm mudando a cada dia e, com isso, o marketing digital e suas estratégias também. Tendo em vista todas essas transformações, é fundamental que as empresas entendam a diferença entre público-alvo, persona e avatar.
Dessa forma, as marcas podem garantir que toda a comunicação do seu produto ou serviço, chegue assertivamente a seus potenciais clientes.
Neste post, abordaremos a diferença entre esses três conceitos e como as características de cada um ajudarão na definição do cliente ideal.
Por que é importante saber a diferença entre público-alvo persona e avatar?
Para o marketing digital, conhecer o público é fundamental. Assim, as empresas serão capazes de produzir conteúdos que abordem as dores e desejos dos usuários, consequentemente gerando maior engajamento, conversão e fidelização.
Acredite: consumidores que se identificam com uma marcam tendem a investir seu dinheiro nelas.
Leia mais: Como criar um blog para e-commerce? Dicas essenciais para o sucesso!
Você pode ter um produto ou serviço de excelente qualidade, mas não saber para quem ele é destinado, pode ser um grande empecilho na hora de atingir o sucesso.
Por isso, entender a diferença entre público-alvo persona e avatar deve ser um dos primeiros passos antes de lançar algo no mercado.
Onde moram seus clientes em potencial? Por que esse item ou serviço é relevante para eles? Quais são seus hábitos de vida e consumo?
Resumindo: é fundamental que a audiência se reconheça, de forma positiva, em uma marca.
O que é público-alvo?
Na prática, o público-alvo é um grupo de pessoas para as quais o seu produto foi pensado e para quem as suas estratégias de marketing estão voltadas.
São, portanto, as pessoas com as maiores chances de comprar de você e que possuem características em comum (fatores sociais, econômicos e demográficos), tais como:
- Gênero;
- Idade;
- Estado civil;
- Formação;
- Profissão;
- Classe social;
- Localização;
- Hábitos de compra etc.
Exemplo de público-alvo:
Pense em um e-commerce de roupas para academia. Então, o público-alvo poderia ser:
- Mulheres solteiras;
- Idade entre 25 a 35 anos;
- Ensino superior completo;
- Residem nas capitais do Brasil;
- Possuem renda mensal entre R$3.000,00 à R$6.000,00;
- Frequentemente, compram roupas de ginástica.
As informações sobre o público-alvo não precisam ser estáticas. Ao longo do tempo elas podem variar. Mas, atenção: as empresas devem saber sempre a quem estão dirigindo as suas estratégias de marketing e vendas.
O público-alvo ainda é muito usado no marketing tradicional, porém, para o marketing digital, ele acaba sendo pouco preciso, pois não abrange as necessidades e desejos mais profundos do cliente. O que já é diferente no conceito persona, que veremos a seguir.
O que é persona?
A persona, também chamado de buyer persona, é um personagem fictício, criado para representar o perfil do cliente ideal de uma empresa.
Ao contrário do perfil geral, que fazemos ao determinar um público-alvo, no caso das personas, costumamos até mesmo “batizá-las” com um nome. Tudo isso para tornar a identificação com o cliente ainda mais real, próxima e íntima.
“Conhecendo” essas pessoas de perto, sabendo quais são seus interesses e desejos, fica mais fácil usar as técnicas adequadas, como o copywriting e os gatilhos mentais.
Na pesquisa de persona, também é abordado fatores sociais, econômicos e demográficos (gênero; idade; estado civil; formação; profissão; classe social e localização), mas, diferente de público-alvo, ele vai mais a fundo, onde procura-se saber:
- Sonhos e desejos;
- Medos e dificuldades;
- Desafios;
- Estilo de vida;
- Hobbies;
- Redes sociais que mais usa;
- Personalidades que mais se identifica;
- Hábitos de consumo e compra etc.
Exemplo de persona:
Vamos continuar no exemplo de e-commerce de roupas para academia, pois, dessa maneira, fica mais clara a diferença entre os conceitos citados.
Então, seguindo essa proposta, a persona seria mais ou menos da seguinte maneira:
- Amanda tem 26 anos;
- É solteira;
- Formada em Educação Física;
- Trabalha como Personal Trainer.
- Mora em São Paulo capital.
Além dessas informações, percebemos outras mais. Amanda possui uma rotina corrida entre trabalho e muito treino. Mas, como é uma mulher vaidosa, procura sempre estar por dentro da moda fitness. Por isso, ela adora ir trabalhar e treinar bem vestida.
No seu tempo livre, Amanda usa bastante o Instagram e busca inspirações para exercícios físicos, estilo de vida e moda fitness. Ela acompanha algumas personalidades famosas como: Sabrina Sato, Gabriela Pugliesi e Tabata Chang.
Amanda costuma inovar sempre em seus looks, com isso, compra roupas para academia mensalmente.
O que é avatar?
Agora vamos esclarecer de uma vez por todas o que é avatar. Mas, calma que não estamos falando dos bonequinhos azuis, criados pelo famoso diretor, James Cameron.
Já para outros, apesar de serem parecidos, ainda há alguma diferença. Portanto, o avatar seria uma versão menos elaborada da persona, semelhante ao público-alvo, com informações mais genéricas.
Na verdade, são termos diferentes que definem o mesmo conceito. O conceito veio do inglês: Customer Avatar/Buyer Persona, e como explicado anteriormente, ele vai mais a fundo, onde procuramos saber os sonhos, desejos e necessidades do cliente.
Tudo isso para poder traçar o cliente ideal e, assim, direcionar assertivamente a comunicação do produto/serviço, levando-o diretamente à compra.
Como definir sua persona corretamente?
Depois de aprender sobre a diferença entre público-alvo, persona e avatar, é necessário definir o perfil da sua persona.
Para isso, faça uma pesquisa bem elaborada, envie para sua base de contatos e tente extrair o maior número de informações possíveis.
Em seguida, para definir a persona de forma assertiva, utilize o Mapa da Empatia. O Mapa da Empatia é um dos métodos mais usados para analisar os dados coletados e formar o perfil do seu cliente ideal.
Como o próprio nome já diz, a ideia é gerar empatia pelo consumidor, se colocar no lugar dele e desenhá-lo com base nos seus sentimentos e personalidade.
Agora que já tem todas essas informações em mãos, que tal começar a definir o seu cliente ideal?
Aproveite e baixe agora mesmo o modelo que nós usamos do MAPA DA EMPATIA aqui na Agência Mango!
Assim você pode conhecer a fundo a personalidade do seu cliente ideal e vender muito mais!
Gostou deste post? Deixe sua opinião nos comentários!