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Qual a diferença entre público-alvo, persona e avatar? Aprenda a definir o seu tipo ideal de cliente!

Entenda o significado de cada conceito  e não tenha mais dúvidas na hora de definir o seu cliente ideal

As necessidades e desejos dos clientes vêm mudando a cada dia e, com isso, o marketing digital e suas estratégias também. Tendo em vista todas essas transformações, é fundamental que as empresas entendam a diferença entre público-alvo, persona e avatar.

Dessa forma, as marcas podem garantir que toda a comunicação do seu produto ou serviço, chegue assertivamente a seus potenciais clientes.

Neste post, abordaremos a diferença entre esses três conceitos e como as características de cada um ajudarão na definição do cliente ideal.

Por que é importante saber a diferença entre público-alvo persona e avatar?

Para o marketing digital, conhecer o público é fundamental. Assim, as empresas serão capazes de produzir conteúdos que abordem as dores e desejos dos usuários, consequentemente gerando maior engajamento, conversão e fidelização.

Acredite: consumidores que se identificam com uma marcam tendem a investir seu dinheiro nelas.

Leia mais: Como criar um blog para e-commerce? Dicas essenciais para o sucesso!

Você pode ter um produto ou serviço de excelente qualidade, mas não saber para quem ele é destinado, pode ser um grande empecilho na hora de atingir o sucesso.

Por isso, entender a diferença entre público-alvo persona e avatar deve ser um dos primeiros passos antes de lançar algo no mercado.

Onde moram seus clientes em potencial? Por que esse item ou serviço é relevante para eles? Quais são seus hábitos de vida e consumo? 

Resumindo: é fundamental que a audiência se reconheça, de forma positiva, em uma marca.


O que é público-alvo?grupo pessoas diferença entre público-alvo, persona e avatar

Na prática, o público-alvo é um grupo de pessoas para as quais o seu produto foi pensado e para quem as suas estratégias de marketing estão voltadas. 

São, portanto, as pessoas com as maiores chances de comprar de você e que possuem características em comum (fatores sociais, econômicos e demográficos), tais como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Formação;
  • Profissão;
  • Classe social;
  • Localização; 
  • Hábitos de compra etc.

Exemplo de público-alvo:

Pense em um e-commerce de roupas para academia. Então, o público-alvo poderia ser:

  • Mulheres solteiras;
  • Idade entre 25 a 35 anos;
  • Ensino superior completo;
  • Residem nas capitais do Brasil;
  • Possuem renda mensal entre R$3.000,00 à R$6.000,00;
  • Frequentemente, compram roupas de ginástica.

As informações sobre o público-alvo não precisam ser estáticas. Ao longo do tempo elas podem variar. Mas, atenção: as empresas devem saber sempre a quem estão dirigindo as suas estratégias de marketing e vendas.

O público-alvo ainda é muito usado no marketing tradicional, porém, para o marketing digital, ele acaba sendo pouco preciso, pois não abrange as necessidades e desejos mais profundos do cliente. O que já é diferente no conceito persona, que veremos a seguir.

O que é persona? rapaz vários rostos diferença entre público alvo persona avatar

A persona, também chamado de buyer persona, é um personagem fictício, criado para representar o perfil do cliente ideal de uma empresa

Ao contrário do perfil geral, que fazemos ao determinar um público-alvo, no caso das personas, costumamos até mesmo “batizá-las” com um nome. Tudo isso para tornar a identificação com o cliente ainda mais real, próxima e íntima.

“Conhecendo” essas pessoas de perto, sabendo quais são seus interesses e desejos, fica mais fácil usar as técnicas adequadas, como o copywriting e os gatilhos mentais.

Na pesquisa de persona, também é abordado fatores sociais, econômicos e demográficos (gênero; idade; estado civil; formação; profissão; classe social e localização), mas, diferente de público-alvo, ele vai mais a fundo, onde procura-se saber:

  • Sonhos e desejos;
  • Medos e dificuldades;
  • Desafios;
  • Estilo de vida;
  • Hobbies;
  • Redes sociais que mais usa;
  • Personalidades que mais se identifica;
  • Hábitos de consumo e compra etc.

Exemplo de persona:

Vamos continuar no exemplo de e-commerce de roupas para academia, pois, dessa maneira, fica mais clara a diferença entre os conceitos citados.

Então, seguindo essa proposta, a persona seria mais ou menos da seguinte maneira: 

  • Amanda tem 26 anos;
  • É solteira;
  • Formada em Educação Física;
  • Trabalha como Personal Trainer.
  • Mora em São Paulo capital.

Além dessas informações, percebemos outras mais. Amanda possui uma rotina corrida entre trabalho e muito treino. Mas, como é uma mulher vaidosa, procura sempre estar por dentro da moda fitness. Por isso, ela adora ir trabalhar e treinar bem vestida.

No seu tempo livre, Amanda usa bastante o Instagram e busca inspirações para exercícios físicos, estilo de vida e moda fitness. Ela acompanha algumas personalidades famosas como: Sabrina Sato, Gabriela Pugliesi e Tabata Chang.

Amanda costuma inovar sempre em seus looks, com isso, compra roupas para academia mensalmente.

O que é avatar?

Agora vamos esclarecer de uma vez por todas o que é avatar. Mas, calma que não estamos falando dos bonequinhos azuis, criados pelo famoso diretor, James Cameron.

Alguns dizem que avatar é o mesmo que público-alvo e outros dizem que é a mesma coisa que persona. 

Já para outros, apesar de serem parecidos, ainda há alguma diferença. Portanto, o avatar seria uma versão menos elaborada da persona, semelhante ao público-alvo, com informações mais genéricas.

Na verdade, são termos diferentes que definem o mesmo conceito. O conceito veio do inglês: Customer Avatar/Buyer Persona, e como explicado anteriormente, ele vai mais a fundo, onde procuramos saber os sonhos, desejos e necessidades do cliente. 

Tudo isso para poder traçar o cliente ideal e, assim, direcionar assertivamente a comunicação do produto/serviço, levando-o diretamente à compra.

Como definir sua persona corretamente?

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Depois de aprender sobre a diferença entre público-alvo, persona e avatar, é necessário definir o perfil da sua persona.

Para isso, faça uma pesquisa bem elaborada, envie para sua base de contatos e tente extrair o maior número de informações possíveis.

Em seguida, para definir a persona de forma assertiva, utilize o Mapa da Empatia. O Mapa da Empatia é um dos métodos mais usados para analisar os dados coletados e formar o perfil do seu cliente ideal.

Como o próprio nome já diz, a ideia é gerar empatia pelo consumidor, se colocar no lugar dele e desenhá-lo com base nos seus sentimentos e personalidade.

Agora que já tem todas essas informações em mãos, que tal começar a definir o seu cliente ideal?

Aproveite e baixe agora mesmo o modelo que nós usamos do MAPA DA EMPATIA aqui na Agência Mango

Assim você pode conhecer a fundo a personalidade do seu cliente ideal e vender muito mais!

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