Skip to content

Dicas de marketing médico: Confira 10 ideias para alavancar seu negócio

O marketing médico é uma ferramenta indispensável para atrair e fidelizar pacientes. Além disso, ele contribui para consolidação da sua marca, com aumento da autoridade e relevância digital da sua clínica ou consultório.

 

Porém, utilizar o marketing na saúde não é só postar e esperar. É preciso construir uma estratégia séria, monitorar resultados, fazer ajustes necessários e levar em contar as regras do Conselho Federal de Medicina na hora de desenvolver os conteúdos.

Como fazer isso? Neste conteúdo, você vai descobrir 10 dicas de marketing para médicos que podem trazer ótimos resultados e solidificar ainda mais a estratégia de negócio desenvolvida pelo seu time de profissionais. Confira!

 

1 – Entenda as necessidades dos pacientes

Um dos pilares do marketing como um todo é conhecer seu público, entender as dúvidas, necessidades e aspirações dele. No marketing médico, isso não é diferente. Assim, saber quais são os problemas dos seus pacientes e responder as perguntas com cuidado e atenção é requisito indispensável para o profissional da medicina que quer se destacar no meio digital, mas também na carreira.

Então, faça uma boa investigação sobre seus clientes, visite as redes sociais deles, veja o que eles postam, analise os termos mais buscados, por qual canal eles preferem se comunicar, se costumam ligar para marcar consulta ou se usam mensagens por aplicativo. Ou seja, colete o máximo de informações sobre o público que pretende alcançar.

Com isso, suas ações de marketing terão maior chance de agregar mais valor à vida do paciente. Sem contar que essas informações podem contribuir com a experiência de atendimento como um todo.

 

2 – Mantenha um relacionamento próximo com os pacientes

Manter um relacionamento com o cliente é outro ponto importante na estratégia de marketing médico. Nela, você precisa trabalhar muito bem elementos de confiabilidade e credibilidade, que estão presentes no relacionamento entre profissional e paciente, seja no online ou no off-line. Ninguém vai levar seus filhos a um pediatra em que não confia, não é mesmo?

Para estreitar o relacionamento com o cliente, o marketing da sua clínica precisa ter uma comunicação que leve em conta a linguagem do cliente, a idade, o gênero e a classe social, entre outras características do perfil dele.

Esses fatores vão fazer com que sua clínica faça uma comunicação muito próxima ao paciente, na qual a sensação de acolhimento e de compreensão vai ser facilmente percebida.  

Eles ainda podem ser utilizados para criar uma persona fictícia, que vai te ajudar na concepção de ações de marketing assertivas e segmentados.

3 – Tenha uma presença ativa nos canais digitais

Numa rápida busca no YouTube, Instagram ou no TikTok é possível encontrar muitos médicos e médicas. Um número considerável deles utiliza as mídias sociais para levar informações de saúde e também divulgar seus serviços para potenciais pacientes.

Manter uma presença ativa nessas plataformas está diretamente ligado à construção da autoridade. Mas também é uma ótima maneira de estreitar o relacionamento com sua audiência, através das suas publicações.

A lógica é que quanto mais os pacientes conhecerem você, mais eles vão confiar. Com isso, são altas as chances de aumentar o número de consultas e agendamentos na clínica. 

 

4 – Faça pesquisa de satisfação dos pacientes

Você sabe por que motivo alguns dos seus pacientes não retornaram para uma nova consulta? Uma boa maneira de medir a satisfação do cliente é enviando avaliações por e-mail. Dessa maneira, a taxa de resposta é maior e ainda você pode aproveitar o e-mail marketing para engajar ainda mais os pacientes.

A pesquisa de satisfação deve ser feita com regularidade e fornecer insights para melhorar pontos críticos. Assim, é possível perceber que ela é mais que um recurso de marketing, a pesquisa de satisfação é um instrumento que pode funcionar como termômetro para sua estratégia de negócio.

 

5 – Invista na qualidade dos conteúdos postados

No marketing médico, o conteúdo é um elemento em que seu negócio não pode errar. Por isso, criar materiais com informações precisas e confiáveis é necessário. Utilizar fontes confiáveis de informações e até mesmo citá-las nos conteúdos é uma estratégia inteligente, para consolidar uma imagem de credibilidade.

Aproveite para divulgar postagens de conscientização sobre exames preventivos e a importância do acompanhamento médico. Foque também nas datas representativas para sua área médica, divulgando conteúdos relacionados ao calendário sazonal da sua especialidade.

Claro, é importante realizar um planejamento de conteúdo, evitando deixar a produção para última hora.

 

6 – Defina objetivos e metas de marketing médico

Você já se perguntou aonde quer chegar fazendo marketing médico? Se não, comece a pensar e a estabelecer seus objetivos agora mesmo. Segue abaixo algumas perguntas que podem ajudar a tomar boas decisões:

  • Quero me tornar referência na minha especialidade?
  • Quero dobrar meu faturamento mensal?
  • Pretendo aumentar o número de agendamentos?
  • Quero a visibilidade da minha marca?

Ter parâmetros claros facilita muito a construção e o desenvolvimento de estratégias de marketing mais assertivas. Mas também na mensuração delas, o que é requisito básico para saber se você está longe ou perto do seu objetivo maior.

 

7 – Desenvolva uma identidade visual marcante

Existem marcas que são facilmente reconhecidas pelo público. Quem não reconhece as cores da Coca-Cola ou símbolo da Nike? É difícil encontrar alguém não familiarizado com essas gigantes do mercado. Por isso, fazer uma boa escolha de traços, cores e design pode fazer toda a diferença.

Pense que sua logo é a cara do seu negócio. Ela vai ser o carro-chefe nos cartões de visita, nas redes sociais, presente em vídeos, imagens, e-books e muito mais. A ideia é que ela fique gravada no subconsciente do cliente, fazendo parte do imaginário dele.

 

8 – Inclua anúncios na sua estratégia de marketing médico

Se o objetivo da clínica é buscar um posicionamento e ter resultados rápidos, investir em anúncios pagos é uma forma eficiente de concretizar o planejamento.

Assim, os anúncios online são uma ótima possibilidade de alcançar o cliente de maneira mais rápida. Além disso, tanto o Instagram, quanto o Facebook e Google Ads é possível direcionar as campanhas para o perfil de público que mais dialoga com seus serviços. Ou seja, aumentando as chances de conversão e vendas.

Além disso, nessas plataformas é possível acompanhar os relatórios e insights das campanhas já realizadas. Com isso, você pode criar anúncios cada vez mais assertivos, segmentados e para uma audiência mais qualificada e disposta a se relacionar com sua marca e produtos.

Por isso, é fundamental que você aproveite todo o potencial das redes sociais e aprenda a utilizá-las a seu favor.

 

9 – Cadastre no Google Meu Negócio

Muitos pacientes procuram médicos no Google, então você precisa aparecer para futuros clientes no buscador mais acessado da atualidade. Fazer um cadastro no Google Meu Negócio é uma forma de entregar várias informações sobre sua clínica de forma fácil e rápida.

Nele, o cliente consulta o endereço da clínica, contatos de telefone, site, fotos e outras informações que você pode inserir, caso ache necessário.

O Google Meu Negócio é totalmente gratuito e pode contribuir para sua reputação, já que os clientes podem realizar avaliações sobre os serviços prestados e escolher quantas estrelas o seu negócio merece entre 1 e  5, por isso, tenha um excelente atendimento.

Então, na sua estratégia de marketing médico, é importante pedir avaliações de seus clientes. Basta gerar um link no perfil da sua empresa e compartilhar com seus pacientes.

 

10 – Siga as orientações do seu conselho sobre os limites do marketing médico

A medicina é uma área de atuação que lida com inúmeros dados e questões sensíveis.  Não é à toa que o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulga cartilhas e manuais de boas práticas de marketing médico [1].

Antes de se posicionar nas redes ou desenvolver conteúdos e anúncios, se informe sobre as práticas proibidas. Algumas delas são:

  • É proibido divulgar fotos de pacientes, mesmo com autorização deles;
  • É proibido fazer propaganda enganosa;
  • Não faça conteúdos sensacionalistas;
  • Evite expressões como: “o melhor”, “o mais eficaz” e similares;
  • Não prometa ou assegure resultados de tratamentos;
  • É proibido divulgar informações que cause alarde social.

Então, faça a adequação das suas comunicações em conformidade com as práticas evidenciadas pelo conselho. 

Percebeu que o marketing médico pode fazer muito bem para seu negócio, aumentando o faturamento e ajudar a construir uma marca reconhecida e de alto valor na sociedade?

Por aqui, você viu como algumas ações podem colocar sua clínica ou consultório no caminho certo para o sucesso. Aproveite para compartilhar o conteúdo com colegas de profissão e a espalhar as vantagens do marketing médico.

Fique por dentro e atualizado de todas nossas novidades nas nossas redes sociais, com conteúdos cheios de informação.

Até a próxima!