Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração antes de contratar uma agência de marketing digital. Confira
Decidiu melhorar a comunicação da sua empresa e está pensando em contratar uma agência de marketing digital para te ajudar nesta missão?
Saiba que está tomando uma das decisões mais assertivas para o seu negócio!
Dentre tantas mudanças, principalmente após a pandemia causada pela covid-19, algo que ficou muito claro para as empresas é que elas precisam se consolidar cada vez mais no mercado digital.
Quem já tinha experiência no universo online saiu na frente e aumentou seu faturamento.
Mas, aqueles que só trabalhavam no formato offline tiveram que se adaptar às pressas para conseguir manter os negócios de portas abertas.
E essa demanda aumentou muito a procura e a contratação dos serviços de agências de marketing digital.
Existem inúmeras vantagens ao contratar uma agência especializada em marketing digital, afinal ela trabalha com estratégias alinhadas às expectativas dos clientes.
Assim, é possível criar um bom posicionamento das marcas no ambiente online, gerar relacionamento com o público-alvo e aumentar o número de vendas.
E para te ajudar, listamos abaixo alguns fatores que você deve levar em consideração antes de escolher sua nova parceria, afinal, o mercado conta com diversas opções que contemplam as mais diferentes necessidades, basta encontrar aquela que se conecta de maneira direta com sua empresa.
Ficou interessado e quer saber mais? Então não deixe de ler até o final!
O que uma agência de marketing digital faz?
A agência de marketing digital é responsável por prestar serviços voltados à comunicação na internet, contemplando demandas como:
- criação de conteúdos para redes sociais;
- elaboração de campanhas de mídias pagas;
- desenvolvimento de identidades visuais;
- estratégias de SEO;
- análise de desempenho de campanhas e etc.
De maneira geral, esse tipo de empresa atua de maneira alinhada com as expectativas do cliente, entendendo sua realidade, gerando relacionamento com o público-alvo e guiando a empresa pelo melhor caminho rumo ao seu objetivo.
O que analisar antes de contratar uma agência de marketing digital?
Antes de qualquer coisa, é preciso definir seus objetivos de maneira plena. Claro que todo negócio busca pelo mix de crescimento e consolidação da marca, no entanto, existem diversas formas de se chegar até esse resultado.
Mas, ao contratar uma agência de marketing digital, significa que ela e sua empresa deverão caminhar juntas para alcançar suas metas.
Por isso, certifique-se de que seus objetivos com essa contratação estejam de acordo com aquilo que a contratada possa entregar.
Existem muitos serviços que podem ser executados e o escopo precisa estar muito bem definido para você usufruir de tudo que está sendo ofertado.
Alinhar as expectativas é fundamental para que não haja frustração de nenhuma das partes.
Algumas opções, por exemplo, podem ser focadas em Inbound Marketing, técnica repleta de benefícios que contempla a produção intensa de conteúdo.
Por outro lado, também existem aquelas que se limitam à criação de sites e identidades visuais, ideais para quem deseja investir no rebranding da sua empresa.
E se você deseja um serviço completo, também existem agências que são especializadas em todas essas áreas, mostrando-se uma ótima alternativa para quem quer expandir as possibilidades e centralizar todos esses serviços em um só lugar.
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Dicas de como escolher a melhor agência de marketing para o seu negócio
Tendo o objetivo e as intenções bem definidas, analise de forma criteriosa cada elemento abaixo:
1) Serviços oferecidos
Você precisa de um novo site? Uma campanha de anúncios nas redes sociais ou no Google? Quer investir em e-mail marketing? Precisa de um novo branding?
Já identificou as suas necessidades reais e entendeu qual o objetivo final da contratação? Então o próximo passo é verificar qual agência consegue te atender da melhor forma possível.
Ao contratar uma agência de marketing digital, observe se ela tem a experiência necessária para atuar no seu segmento.
Pergunte, avalie e cuidado para não cair em alguns “golpes”. Tem muita gente por aí que diz que sabe, que faz, que isso e aquilo e no final, não tem nenhum tipo de experiência. Só contrate uma empresa se você se sentir 100% seguro!
2) Custo-benefício
Totalmente conectado com o tópico anterior, o orçamento é outro ponto que você não deve deixar de fora na hora de escolher a agência de marketing ideal para sua empresa.
Isso acontece porque é possível encontrar diferentes modelos de negócio dentro dessa área. Algumas apostam em pacotes que incluem uma lista de entregas mensais, ideal para quem busca um atendimento recorrente.
Outras preferem contemplar apenas projetos pontuais (como o lançamento de um produto, a elaboração de um evento ou a criação de uma marca), e aqui a metodologia é bastante diferente.
E ainda existem aquelas que oferecem uma negociação mais personalizada, entendendo a sua situação e encontrando um equilíbrio de investimento que seja compatível com sua realidade.
Infelizmente, muitas empresas acham que fazer marketing digital é algo simples e já consideram a ideia de montar uma equipe interna para executar esse trabalho.
No entanto, antes de iniciar esse planejamento, vale a pena verificar se não compensa mais terceirizar esse tipo de serviço com uma agência especializada.
Ao invés de contratar profissionais especializados, treinar, alinhar a equipe e ter outros custos como rescisões contratuais e processos trabalhistas e aguardar os resultados você pode avaliar se o custo-benefício de uma agência não compensa, afinal, lá é possível contar com um time completo de redatores, designers, analista de mídias sociais etc. Tudo em um só lugar.
3) Analise o atendimento
Nesta etapa, você ainda estará entrando em contato e marcando reuniões com diversas agências disponíveis.
Por isso, não deixe de aproveitar esse contexto para fazer uma análise completa do seu atendimento, considerando desde o primeiro e-mail, até as reuniões iniciais de apresentação e orçamento.
Assim, você poderá comparar os diferentes tipos de abordagem, e terá informações suficientes para identificar a mais compatível com você.
4) Veja o portfólio da agência
O portfólio de uma agência de marketing digital diz muito a respeito da capacidade dela e expertise da sua equipe. Essas informações são um tesouro e essenciais para fazer uma boa escolha.
Por isso, faça uma pesquisa e dê uma boa conferida nos trabalhos que essa agência já finalizou. Avalie a qualidade dos serviços, os resultados e, principalmente, se esses projetos vão de encontro ao que você precisa e procura.
5) Conheça a reputação da agência no mercado
Não menos importante que conhecer o portfólio da agência, é conhecer o seu histórico e sua reputação. Faça um levantamento do seu tempo de mercado, conheça os profissionais que compõem o time e averigue a satisfação de seus clientes.
Lembre-se que, muito provavelmente, você não será o primeiro cliente desta agência, por isso, é imprescindível que você procure informações relacionadas a reputação da mesma.
Páginas com cases de sucesso são ótimos indícios de que a mesma é confiável, pois ali, você poderá ter acesso a trabalhos que realmente se destacarem da concorrência.
Além do mais, veja quais agências já trabalham com clientes do seu segmento, dessa forma, sua análise será mais personalizada.
Contudo, vale dizer que isso não deve ser encarado como uma regra única, pois boas empresas de marketing são capazes de trabalhar com diferentes setores do mercado.
E para fechar, outra boa estratégia é buscar depoimentos de clientes que estão ativos, assim você terá uma visão mais imparcial da sua potencial parceria, e poderá levar em conta antes de tomar sua decisão.
6) Case de sucesso e depoimentos de clientes
Como dito no tópico anterior, cases de sucesso e depoimentos são um excelente indicador para avaliarmos a qualidade de um prestador de serviço.
Nesta etapa, você precisará de paciência e tempo para pesquisar depoimentos de clientes reais e conhecer os cases de sucesso.
Dê uma olhada no site e nas redes sociais e, se possível, entre em contato com duas ou três empresas que estão no portfólio da agência e converse com elas.
Ao falar com essas pessoas, tente descobrir como é a interação da agência com seus clientes, se ela é aberta a ideias, discussões e, principalmente, qual a eficácia dos resultados propostos.
Conhecer a experiência de outros clientes pode fazer toda a diferença na hora de colocar na balança a imagem que ela transmite e a experiência que proporciona.
7) Experiência da equipe
Como mencionado antes, uma das principais vantagens de contratar uma agência de marketing digital é poder contar com a experiência de uma equipe de especialistas.
Portanto, você precisa observar se esses profissionais possuem mesmo o conhecimento que sua marca necessita.
Geralmente, uma agência digital é composta por jornalistas, relações-públicas, publicitários, designers, desenvolvedores etc.
Avalie quem terá contato com suas campanhas e certifique-se que eles realmente sabem o que deve ser feito!
8) Preocupação com prazos e resultados
Antes de assinar o contrato com uma agência, verifique se ela emite relatórios que apontam os resultados, oportunidades e pontos a serem melhorados, se implementam uma estratégia de qualidade e se fazem acompanhamento de métricas. Se for o caso, peça um modelo de relatório que você receberia caso fosse um cliente.
Lembre-se que somente com a análise de dados é possível tomar decisões estratégicas durante o desenrolar das campanhas.
Além disso, investigue se essa agência tem a tradição de cumprir com os prazos. E essa avaliação pode começar desde o momento em que você estiver em negociação.
Por exemplo, se o time comercial promete que vai te ligar e não ligar, ou que vai te enviar uma proposta e não envia, você já consegue perceber que nem em um dos momentos mais importantes, que é na hora de conquistar o cliente, essa agência não está preparada. Sendo assim, será que ela está apta para cumprir com os prazos do dia-a-dia?
Mas, atente-se para um fator: uma agência que se compromete com o prazo não é, necessariamente, uma agência que desenvolve os materiais com mais rapidez.
Trata-se de um ponto importante pois, muitas empresas, acabam focando apenas na questão da velocidade que é prometida, e não analisam, de fato, se elas estão compatíveis com as demandas ou não nem com a qualidade daquilo que entregam.
Nessas horas, a melhor opção é focar naquelas que apresentam um prazo bem definido, e um sistema de organização transparente, assim, você não terá surpresas negativas e poderá manter suas expectativas no lugar.
09) Foco no sucesso do cliente
Sendo um dos problemas centrais na relação entre agência e clientes, verifique se a agência analisada fornece suporte e comunicação adequada para resolver problemas em serviços que já foram entregues.
Uma agência de verdade está preocupada em oferecer um serviço personalizado, focando em planejamentos que garantam o sucesso de seus clientes. Além disso, conta com uma equipe de Customer Success Manager (gerente de sucesso do cliente), sendo ele o gestor responsável pela conta da sua empresa.
Contar com o apoio de um CSM é ter a certeza de que você não estará desamparado e terá um profissional exclusivo para atender às suas necessidades. Busque conhecê-lo e veja se ele te transmite confiança, afinal, vocês manterão um relacionamento próximo por muito tempo.
Veja também o que acontece quando os contratos são encerrados. Será que essa agência se preocupa em ligar posteriormente só para saber como estão os antigos clientes? Será que ela se interessa e oferece algum tipo de ajuda mesmo depois que uma empresa fica “inativa”?
Atitudes como essas revelam muito compromisso e profissionalismo, o que gera confiança em quem está fazendo uma contratação.
10) Não se preocupe tanto com o tamanho
Muitos acreditam que a melhor agência de marketing é também o maior tamanho (em espaço e quantidade de colaboradores) mas, isso não é necessariamente verdade.
Na realidade, tudo dependerá do contexto, dos objetivos, das expectativas e das habilidades de cada organização.
Lembre-se que existem aquelas opções de pequeno, médio e grande porte, e isso poderá impactar em aspectos como atendimento personalizado, escopo de trabalho e preço.
11) Priorize as que apresentam certificações
As certificações de marketing digital vão te ajudar a diferenciar as agências que se mantiveram atualizadas das que estão ficando para trás.
Além do mais, esse contexto garante que a comunicação da sua empresa estará alinhada com as demandas atuais do mercado, garantindo materiais criativos e de alta qualidade.
Conclusão
Agora que você já sabe os principais pontos que deve levar em conta antes de contratar uma agência de marketing digital, faça uma lista, marque reuniões, observe e então tome a sua decisão.
Supondo que você já esteja a par de todas as informações sobre a agência, o caminho é simples: entre no site da agência digital e agende uma consultoria grátis. Garanto que isso vai aliviar o seu coração!
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a escolher a melhor agência de marketing digital para sua empresa. Seguindo essas dicas, você será capaz de acertar em cheio na sua escolha.
E se você está buscando por uma alternativa que contemple todos os fatores apresentados no artigo, não deixe de conhecer a Agência Mango.
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