Muitos donos de agência de marketing digital ainda não sabem como reter talentos na sua empresa e diminuir a taxa de turnover.
Você é proprietário ou gestor de uma agência de marketing, contrata diversos funcionários novos ao ano, mas ainda não sabe como reter talentos na sua empresa?
Pois saiba que isso é mais comum do que parece. A alta rotatividade em agências de marketing e publicidade é uma das dores mais comuns entre os líderes que atuam na área.
Para te ajudar a reduzir o seu turnover (palavra em inglês que significa “renovação” ou “virada”) e manter os melhores colaboradores em sua agência, listamos neste post algumas boas práticas de retenção. Continue a leitura e confira!
Por que as agências perdem seus talentos?
Até hoje, a retenção de talentos é um problema global, presente em todas as áreas de uma agência.
Segundo um relatório publicado pela Payscale (empresa americana de software e dados de remuneração), o tempo médio de permanência de um funcionário em uma agência de marketing chega a ser de 1,1 ano.
De acordo com os dados publicados, atualmente, as pessoas deixam seus empregos por vários motivos:
- Ambiente de trabalho insalubre;
- Valores desalinhados;
- Falta de benefícios.
Além disso, enquanto os baby boomers consideravam ideal passar a vida inteira no mesmo lugar, as gerações mais recentes, como a geração Y, pensam exatamente o contrário.
Assim, o que antes era visto como um funcionário leal e comprometido com sua agência, hoje é rotulado como um funcionário “estagnado”, que não conseguiu se reinventar.
Em um campo tão novo e em constante evolução como o Marketing Digital, o risco de perder pessoas boas é ainda maior do que em outros segmentos e setores.
Por se tratar de uma área tão específica, que exige conhecimento técnico aprofundado de inúmeras ferramentas, contratar um profissional qualificado se tornou tão difícil quanto achar aquela agulha no palheiro.
Ou seja, perder um talento se torna um problema de curto prazo, já que mexe com toda a estrutura de trabalho da agência, e também se torna uma questão a se resolver a médio ou longo prazo, já que é necessário encontrar alguém igualmente bom para substituí-lo.
Como reter talentos em sua agência?
Agora que já vimos os principais motivos que elevam a taxa de turnover em agências, a seguir, veja uma lista de ações que podem te ajudar a entender melhor como reter talentos na sua empresa.
1) Desenvolva um plano de carreira
Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, 54% dos entrevistados deixam de trabalhar em uma agência por falta de oportunidade de crescer na carreira.
Para atender a essa expectativa, o plano de carreira surge como uma alternativa. Juntamente ao profissional, o gestor deve traçar metas individuais a curto e a longo prazo e definir maneiras de alcançar esses objetivos.
Afinal, sabendo-se onde cada um quer chegar, fica mais fácil programar treinamentos, dar feedbacks, corrigir falhas e contribuir para tornar a equipe engajada. E essa ação permite ainda que o grupo visualize as oportunidades internas e trabalhe motivado.
2) Monitore a satisfação do funcionário
Um dos motivos pelos quais os funcionários optam por encontrar um emprego alternativo é o tédio ou o sentimento de infelicidade em seu papel.
Fique de olho nos membros da equipe que não contribuem ou se envolvem com o time de forma mais ampla; isso é um sinal de que eles podem estar prontos para abandonar o barco. Ou ainda, aqueles que estejam sofrendo de estresse ou de um problema de saúde mental que os fez desistir.
3) Investir em treinamento de líderes
Você já ouviu o ditado: “Um funcionário nunca sai da empresa, ele sai do chefe”? Se você está perdendo os membros mais talentosos da equipe, talvez tenha que considerar que isso pode ser devido à má gestão.
Isso acontece porque a maioria das pessoas conseguem uma posição de liderança porque são boas em seu trabalho técnico, mas não necessariamente sabem como gerenciar pessoas.
Quando agências e organizações ignoram a complexidade que há na transição de uma carreira técnica para uma carreira de gestão, e promovem alguém sem oferecer nenhum tipo de preparo prévio, elas cometem um erro que pode custar muito caro lá na frente.
E ainda tem o fato de que boa parte das agências possuem um proprietário, que é o líder geral e, quando muito, um gerente que “faz tudo”.
Para reter bons colaboradores e desenvolver a liderança informal, é necessário treiná-los através de cursos, palestras, workshops etc. Essa é uma forma de equipá-los com as habilidades e conhecimentos necessários para melhor desempenharem suas funções e também se sentirem inspirados a continuar trabalhando com você e seu time.
4) Crie uma cultura de recompensa
Como parte de sua estratégia para reter os talentos de sua agência, invista em uma cultura onde os funcionários sejam recompensados quando merecerem e, principalmente, quando tiverem uma performance que seja considerada “fora da curva”.
Mas, lembre-se que hoje em dia as pessoas querem mais do que apenas dinheiro; eles querem experiências e recompensas. Se você quer que as pessoas apreciem o esforço da sua companhia em dar algo a mais para elas, antes procure saber com o que se importam de verdade.
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