Se você trabalha com marketing digital ou tem uma empresa, já deve saber como é importante se posicionar nas redes sociais, e contar com um público engajado. No artigo de hoje trouxemos algumas dicas valiosas para quem ainda não sabe como ganhar seguidores reais no Instagram. Confira!
Como ganhar seguidores reais no Instagram? Com tantas mudanças nos algoritmos, e gente vendendo e comprando perfil fake a toda hora, essa é uma dúvida comum entre as pessoas.
Se você trabalha com marketing digital ou tem uma empresa, já deve saber como é importante se posicionar nas redes sociais, e contar com um público grande e engajado.
Apesar das mídias sociais fazerem parte do nosso dia a dia, utilizá-las comercialmente exige uma abordagem estratégica bem específica. Principalmente para um perfil novo, que deseja aumentar o número de seguidores de maneira orgânica.
Para realizar ações práticas, e que sejam verdadeiramente eficazes, é necessário conhecer bem essa plataforma, entender suas funcionalidades, saber interagir e gerar conteúdo de qualidade.
Mas, quer uma boa notícia? Para te ajudar nessa missão, preparamos este conteúdo com 19 dicas incríveis para você descobrir como ganhar seguidores reais no Instagram e bombar de vez o seu negócio!
Por que usar o Instagram em sua empresa?
Com tantas opções de redes sociais, algumas marcas ainda se questionam se devem ou não criar uma conta no Instagram. Ainda que, todos os dias, milhões de pessoas postem imagens e vídeos no feed e interajam umas com as outras, nem sempre fica clara a relação de vantagem do uso corporativo no canal.
Se você ainda tem dúvidas sobre os reais benefícios dessa plataforma para os negócios, veja alguns dados:
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O Instagram conta, atualmente, com mais de 1 bilhão de usuários espalhados pelo mundo;
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No Brasil, esse número já ultrapassa os 66 milhões;
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A cada segundo, temos em média 575 likes e 81 comentários realizados;
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Em 2019 o Instagram gerou uma receita de quase 20 bilhões de dólares, através de publicidade;
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98% das marcas de moda, usam essa mídia social de maneira ativa;
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Em geral, 65% das pessoas usam a plataforma mais de uma vez ao dia.
Fonte: Iska Digital (Plataforma do Facebook)
Esses dados mostram como esse canal está presente no dia a dia das pessoas. Ao utilizá-lo de forma comercial, as empresas podem criar confiança com seu público e melhorar a forma de se relacionarem com seus clientes. Consequentemente, essas ações geram mais vendas e fidelização!
Pense nas inúmeras possibilidades de divulgação! Além de expor seus produtos e serviços em uma “vitrine digital”, com um custo baixíssimo, você também pode divulgar os bastidores da sua marca e gerar uma identificação mais efetiva.
É o que chamamos de marketing de relacionamento, essencial para quem quer saber como ganhar seguidores reais no Instagram e, claro, alcançar mais potenciais clientes
Vale a pena comprar lista de seguidores?
Por sermos uma agência de marketing digital, sabemos que é trabalhoso adquirir espaço no mercado e produzir conteúdos que agreguem valor às marcas, e às suas mídias sociais.
Sabemos também que algumas pessoas escolhem o caminho mais curto, e decidem por comprar algumas listas com perfis de diversos usuários do Instagram. Ou ainda, utilizam ferramentas de automação de Instagram para conseguir seguidores rapidamente.
Porém, ao optar por essas estratégias, as pessoas para quem você enviar suas publicações podem não ter interesse no que você tem a oferecer. E mais, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em vigor, esse tipo de prática (compartilhamento de dados com terceiros) só será válida quando o titular foi avisado sobre o fato e consentir o mesmo.
Então, no final das contas, você vai estar apenas incomodado outros usuários com seu negócio, o que pode fazer com que eles não queiram nem mesmo saber o que você tem a oferecer.
Ou seja, essa é uma prática ruim e que pode deixar sua reputação online muito negativa. Por isso, comprar seguidores não vale a pena!
Afinal, como ganhar seguidores reais no Instagram?
Depois de entender a importância do Instagram para as organizações e ver porque é tão ruim comprar lista de seguidores, vamos para as partes práticas?
Acredite: não existe nenhuma fórmula mágica para adquirir um perfil relevante e que atraia a atenção das pessoas. Mas, é preciso ter conhecimento adequado, paciência e colocar a mão na massa!
Lembre-se que você deverá se empenhar para seguir essas orientações. Só assim será possível garantir o seu sucesso! Então, pegue o celular e venha aprender com a gente!
1) Preencha seu perfil e deixe-o atraente
Preencher seu perfil adequadamente é essencial. É através dele que as pessoas conhecerão sua empresa, seu nicho de mercado, quais são os produtos ou serviços oferecidos, etc.
Antes, vamos entender a diferença entre perfil pessoal e perfil comercial:
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A conta pessoal do Instagram é ideal para pessoas físicas. É indicado para quem deseja utilizar a rede social para postar informações particulares, seguir perfis e utilizar uma interação tradicional, sem necessidade de vender, gerar mais curtidas e etc.
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A conta profissional do Instagram é ideal para varejistas. É indicado para negócios locais, marcas, organizações não governamentais, prestadores de serviços etc.
Por isso, o perfil profissional precisa ser bem estruturado e atraente, caso deseje ganhar muitos seguidores reais e várias curtidas maneira orgânica. Basicamente, um perfil comercial é composto por 4 elementos principais:
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Nome de usuário: ter um nome padronizado em todas as suas redes facilita que seguidores de outras plataformas te encontrem no Instagram.
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Nome: ele pode ter até 30 caracteres e é o que aparece na pesquisa do Instagram. Uma dica é incluir uma palavra-chave para que as pessoas te encontrarem de forma mais rápida e fácil. Ou seja, não necessariamente o nome do seu perfil precisa ser igual ao nome do seu usuário.
Exemplo: Você tem uma academia de CrossFit e ela se chama EasyLife. O seu username no Instagram pode ser @easylife, mas no nome você pode incluir a palavra-chave do seu segmento e da sua localização (Academia de Crossfit em SP), para facilitar que potenciais clientes te encontrem.
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Site: é uma opção no Instagram para incluir um link clicável além dos anúncios. Outra opção é adicionar um Link para o WhatsApp, link de uma Landing Page para captar novos leads, etc.
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Biografia: utilize até 150 caracteres para transmitir a identidade da sua marca e mostrar aos visitantes novos por que eles devem seguir sua empresa.
Além desses itens, o perfil comercial também permite ao usuário acrescentar informações como: campo para telefone, e-mail, endereço, categoria e botões de ação.
2) Defina quem é a sua persona (público-alvo)
Com quem você deseja falar e se engajar? Para qual público você quer comunicar a sua marca e, quem sabe, fechar negócio? Quando você define bem quem é sua persona, consegue entender seus hábitos de compras, gostos e preferências gerais.
Dependendo do produto, serviço ou tipo de conteúdo oferecido, existem grupos de pessoas que podem ter maior interesse e, consequentemente, maiores chances de se tornarem seus seguidores.
Por exemplo: se a sua empresa trabalha com moda feminina esportiva, certamente vai querer seguidoras mulheres, que pratiquem esporte ou que gostem de se vestir de maneira confortável.
Trabalha com um e-commerce de cremes e produtos para se proteger do sol? Então, tente atrair pessoas que moram em cidades com praia ou que gostam de viajar para o litoral durante as férias.
3) Entenda os interesses do seu público
É claro que uma marca pode usar sua presença digital para falar sobre seu diferencial e, assim, aumentar suas vendas . Porém, essa não é a ação mais indicada para ganhar seguidores reais no Instagram.
É importante que o conteúdo divulgado seja direcionado para atender às necessidades e expectativas do seu público-alvo. Ou seja, ele deve ser relevante, de qualidade, útil, compartilhável e gerar valor. Mas, como fazer isso?
Primeiramente, tenha empatia e se coloque no lugar do seu cliente ou seguidor ideal. O que eles querem? Quais são suas dúvidas? Como a informação deve ser transmitida? Quais são seus interesses reais? O que eles buscam e quais são suas prioridades?
Veja, a seguir, alguns exemplos:
Sua empresa oferta cursos e treinamentos para desenvolver novos líderes? Poste conteúdos com dicas sobre produtividade no trabalho, vídeos explicativos sobre o que é liderança, indique livros e filmes sobre o tema.
Com essa visão, de entregar o que é relevante, é possível produzir o conteúdo certo para atrair o cliente ideal. Mas lembre-se: publique algo que seja de interesse deles, e não o que é interessante para você!
4) Poste fotos e vídeos que chamem atenção e despertem o engajamento do público
O Instagram é uma rede social que preza pelo visual. Por isso, a qualidade das fotos e dos vídeos postados é fundamental para gerar engajamento.
Para se destacar da multidão e atrair o olhar das pessoas, você precisa fazer algo que fuja do senso comum.
Experimente ângulos inusitados, brinque com a iluminação, mostre como seus produtos e serviços são na prática e podem fazer a diferença na vida de seus consumidores!
Criatividade conta muito na hora de aprender como ganhar seguidores reais no instagram.
5) Harmonize seu feed de notícias
Já te aconteceu de seguir um perfil e perceber como ele era harmonioso? Um feed organizado, com elementos que se combinavam e seguiam a paleta de cores da logo?
Isso acontece porque possuir uma linha estética agradável, impacta a percepção de quem está vendo o seu conteúdo, além de ser uma excelente maneira de atrair seguidores.
Para causar essa boa impressão, e mostrar que sua empresa segue um estilo, defina coisas como o tema dos conteúdos que serão publicados, quais fotos os vídeos serão postados, qual informação ou história você deseja comunicar, quem fará a produção desse material etc.
No perfil da Agência Mango, nós prezamos pelas cores (e fontes) que fazem parte da nossa identidade visual: o preto, o laranja e o roxo! Além disso, intercalamos posts escritos, fotos e vídeos. O resultado, modéstia à parte, é um feed alegre, divertido, mas que, mesmo assim, traz informações de qualidade!
6) Use aplicativos de edição de fotos e vídeos
Um jeito prático de aplicar o mesmo estilo às imagens e torná-las mais atraentes, é usar aplicativos de edição de fotos e/ou vídeos.
Assim, você pode fazer recortes, utilizar filtros de cores, mudar o fundo da imagem, inserir músicas ou efeitos etc.
Veja a lista de alguns apps gratuitos para editar foto no Instagram:
Eles conseguem ir bem além das opções de edição oferecidas no Instagram. Alguns aplicativos populares são:
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Afterlight, VSCO, Snapseed: para filtros e efeitos nas fotos – disponível para android e iOS;
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Facetune: para edição de imperfeições no rosto e no corpo – disponível para iOS;
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8mm Vintage Camera: para efeitos vintage em fotos e vídeos – disponível para iOS;
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Over e Font Candy: para inserção de texto em imagens – disponível para iOS;
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InShot: para edição, criação e recortes de vídeos – disponível para android e iOS
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Canva: para editar fotos e utilizar para criar artes variadas como posts, cartões, logotipos etc – disponível para android, iOS e na versão web.
7) Adicione legenda à sua foto
Pode escrever legendas nas publicações do Instagram? Sim! O mesmo vale para textos longos? Sim, também! Mas, fique atento: as informações ficam visíveis apenas nas duas primeiras linhas.
Caso o usuário deseja ler o restante do texto, ele precisa clicar em “mais”. Por isso, precisar passar uma mensagem relevante inicialmente, para gerar a curiosidade e instigar a pessoa a ler o conteúdo todo.
Embora o Instagram seja uma plataforma altamente visual, suas legendas desempenham um papel importante para gerar engajamento. No entanto, elas precisam ser condizentes com sua foto para te ajudar a obter mais seguidores.
Para isso, você pode tentar diferentes estratégias:
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Utilize estratégias de copywriting (linguagem persuasiva) e coloque uma frase de impacto nas primeiras linhas, procure transmitir a informação de forma atraente logo no início.
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Faça uma pergunta e encoraje seu público a deixar um comentário com resposta.
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Use emojis e tente expressar o “sentimento” daquela publicação.
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Teste vários comprimentos e tipos de legenda e descubra qual gera mais engajamento com os seguidores.
8) Use hashtags (com sabedoria)
O uso de hashtags relevantes para seu negócio ajudará suas postagens a serem encontradas, já que através dela, você pode chegar até uma pessoa que ainda não segue seu perfil, mas se interessa pelo assunto marcado na tag.
Uma jeito fácil de descobrir quais os termos mais usados para o seu produto, serviço ou nicho de mercado, é utilizar o recurso “Explorar” dentro do próprio insta.
Mas, vá com calma! Embora o uso de hashtags seja um ótimo recurso para ganhar seguidores reais, exagerar na dose pode distrair seu público e diluir a mensagem. Além disso, a plataforma também penaliza quem faz o uso inadequado de hashtags já que essa ação é vista como spam. Assim, o alcance da publicação pode ser bem menor.
9) Tenha um cronograma de postagem e publique regularmente
Qual a coisa mais básica depois de criar uma conta no Instagram? Fazer postagens! Ninguém gosta de seguir um perfil vazio! Mas, como se organizar e ter tempo para publicar?
Simples! Monte um cronograma para te ajudar a gerir sua rede social! Faça uma tabela no Excel, acresce data, horário, tema, tipo de material, responsável pela produção e pela publicação etc. Tenha certeza que isso te ajudará muito a manter a constância das suas publicações.
Uma dica bem valiosa é contar com algumas plataformas gratuitas para agendar os posts previamente. Por serem ofertadas sem custos, costumam contar com algumas limitações, mas agilizam e muito o trabalho do social media e colaboram para que ele poupe recursos para investir em outras ferramentas, como plataformas que geram relatórios das redes sociais.
Uma novidade é que agora o Instagram permite o agendamento de posts sem a necessidade de uma ferramenta. O agendamento é feito diretamente pelo Estúdio de Criação do Facebook. Outros apps bem conhecidos (e gratuitos) são: Buffer, Social Oomph, Social Pilot, Everypost, Latergram e TweetDeck.
Quer saber como criar uma comunicação eficiente que dê resultados em cada mídia social?
10) Interaja com seus usuários
Muitas empresas cometem o erro de não interagir com seus seguidores. Quando alguém fizer algum comentário em suas publicações, responda, nem que seja com um simples emoji. As pessoas ficam felizes de serem notadas e respondidas de forma única.
Curtir e comentar nas fotos mais interessantes que encontrar de outros usuários, e que tenham relação com seu negócio, é outro fator importante para saber como ganhar seguidores reais no instagram.
Você também pode iniciar uma conversa, através do direct, com os usuários mais assíduos do seu perfil. Quem sabe, dando essa atenção extra, não surge aí uma parceria que trará benefícios tanto para você quanto para eles?
11) Varie no conteúdo
Talvez seja algo óbvio, mas vale ressaltar que além das imagens, você pode – e deve – investir nos outros formatos de conteúdos, como os vídeos. Segundo a Agência Brasil, o consumo de vídeo online aumentou e se consolidou no Brasil. Entre os usuários de internet, 74% assistiram a programas, filmes, vídeos ou séries em 2019.
O legal é que o vídeo possibilita uma grande variedade de conteúdo como making off, entrevistas, previews, demonstrações, entre outras.
No Instagram nós temos 3 opções para postar vídeos no feed:
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Vídeos de até 1 minuto, indicado para conteúdos objetivos e que chamem atenção;
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Vídeos de até 15 minutos, que podem ser publicados no seu IGTV. Aliás, invista nesse formato, já que o recurso é uma excelente oportunidade para falar de assuntos mais complexos. Portanto, capriche no título e na capa do vídeo para deixar claro o tema abordado;
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Reels, lançado em 2020 é a nova função do Instagram que oferece ferramentas para criação de vídeos curtos e criativos. Ele é parecido com os conteúdos publicados no Tik Tok (outra rede social) e o público adora interagir com esse formato mais curtinho e divertido.
Descubra: você está fazendo a divulgação da sua marca corretamente?
12) Apoie causas sociais
Além de ajudar a provocar mudanças com impacto positivo, apoiar alguma causa social é uma forma de fortalecer o posicionamento da sua marca e criar maior empatia com seu público.
Sua empresa atua na área da saúde? Uma boa ação seria promover uma campanha de doação de sangue ou alimentos, por exemplo. Isso é marketing social!
13) Explore o potencial do Instagram Stories
O Instagram Stories foi uma das mudanças mais relevantes na plataforma e, assim como o Snapchat, as publicações ficam no ar por apenas 24 horas.
A alternativa pode ser interessante como estratégia para deixar a comunicação mais informal. Também serve para aproximar a marca dos seguidores, criar identificação e até mesmo promover conteúdo e ofertas exclusivas durante aquele período de tempo.
Há uma infinidade de opções dentro dos Stories. Vale muito a pena investir nessa ferramenta!
14) Faça lives
O formato do vídeo ao vivo é uma tendência que continua crescendo nas mídias sociais, ainda mais depois da pandemia causada pelo novo coronavírus. Quem não fez ou não participou de uma live nos últimos meses, com certeza assistiu alguma.
E isso acontece porque ele é perfeito para interagir com o público, que pode enviar mensagens em tempo real. Com as lives, as empresas podem realizar a cobertura de eventos ao vivo, falar sobre suas promoções, lançamento de novidades ou para “entrevistar” algum convidado.
Ao finalizar a live, você pode permitir que ela desapareça ou pode torná-la disponível no próprio IGTV! Além disso, seus seguidores serão notificados quando iniciar sua transmissão ao vivo. Ou seja, uma live pode realmente chamar a atenção.
15) Divulgue seu perfil em outros canais
Não se restrinja a atrair seguidores apenas dentro do Instagram! Lembre-se que é possível linkar seu perfil em seu site. Além de falar sobre ele diretamente para as pessoas, mostrar as fotos que você coloca no Instagram via Facebook, deixar o link na sua assinatura de e-mail, dentre outros.
São muitas as possibilidades! Portanto, a dica aqui é sempre dar um motivo para que as pessoas sigam seu perfil. Pode ser que lá você tenha conteúdos ou promoções exclusivas, por exemplo.
Lembre-se que toda oportunidade de falar sobre seu Instagram é um ponto de contato para gerar novos seguidores.
16) Utilize a geolocalização e faça marcações com check-ins
A geolocalização no Instagram permite compartilhar em tempo real a sua localização através das suas postagens. Pelo uso do GPS do seu celular ou computador, a geolocalização coleta dados da sua posição geográfica, permitindo localizar as postagens da sua empresa.
Colocar a localização em fotos, nos stories e na descrição ajuda seu perfil a ser encontrado. Seu conteúdo é associado àqueles lugares que marcou e será mostrado sempre que for relevante para a localidade.
Ela pode aumentar o seu envolvimento com seus seguidores e consequentemente a sua clientela e engajamento. A geotag facilita a busca dos usuários que estão procurando um negócio na região ou na cidade.
17) Invista em posts patrocinados
O formato demanda certo planejamento para não desperdiçar dinheiro e gerar o Retorno sobre Investimento (ROI) esperado. Mas isso não significa que você não possa aproveitar todo o seu potencial.
Você pode divulgar novidades, eventos, vantagens e até mesmo conseguir captar a atenção daqueles usuários que ainda não seguem seu perfil. Faça isso através de uma segmentação de público bem definida.
18) Crie sua própria hashtag e divulgue-a
Além das hashtags mais populares, crie uma hashtag própria para sua empresa. Essa é uma boa forma de motivar seu público a compartilhar fotos relacionadas à sua marca.
E se engana quem acredita que essa tática não se aplica para seu nicho de mercado. Use a criatividade, aposte nos jargões mais usados dentro da sua empresa e boa sorte!
Ufa! Entender como ganhar seguidores reais no Instagram exige muito estudo e dedicação! Mas, fique tranquilo! Sabemos que é muita informação nova de uma única vez! Não tenha pressa em colocar todas em prática.
Em breve você e sua empresa se tornarão expert nessas 19 ações práticas e terão um perfil irresistível!
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