Aprenda como fazer uma newsletter, uma espécie de “boletim informativo” em formato de e-mail que é enviado periodicamente à uma lista de contatos!
Você quer aprender como fazer uma newsletter que agrade seus leads, mas não tem conhecimentos técnicos? Fique tranquilo que vamos te ajudar!
Saiba que é possível começar a escrever um texto atraente, que gere resultados e, até mesmo, criar newsletters em plataformas 100% grátis.
E se você também deseja utilizar essa estratégia em seu e-commerce, este post vai te ajudar a dar os primeiros passos no e-mail marketing, te ensinando a criar uma newsletter de alta qualidade.
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O que é uma newsletter?
Quando algo legal acontece em nossas vidas, o que, geralmente, a gente faz? Enviamos uma mensaginha para aqueles amigos mais próximos e contamos a novidade, não é mesmo?
Através da newsletter, as empresas fazem a mesma coisa. Traduzido como “boletim informativo”, a newsletter, é um email enviado periodicamente à uma lista de contatos. Com ela, as marcas conseguem informar a audiência sobre suas novidades mais recentes e fortalecer o relacionamento com seus consumidores.
Por que investir em newsletter?
Apesar de não ser diretamente usada para fins comerciais (vender um produto ou serviço), a newsletter pode trazer resultados positivos à sua estratégia de Marketing Digital.
O principal motivo pelo qual você precisa providenciar uma newsletter para a sua empresa é a criação de uma ótima lista de e-mails!
Ao oferecer este serviço aos usuários você tem a oportunidade de capturar inúmeros contatos, aumentar a sua base de leads e construir uma relação de confiança com futuros clientes.
Isso porque o objetivo da newsletter é oferecer conteúdo relevante e que agregue valor ao destinatário. Assim, além de estreitar o relacionamento com o seu público, é possível gerar mais tráfego ao site ou blog de uma marca, nutrindo e educando as pessoas sobre o negócio em que a empresa atua.
Ou seja, fazê-las caminhar dentro do funil de vendas do inbound marketing!
Com esses contatos de email, é possível:
- Falar com a sua persona de forma mais direta, assertiva e íntima;
- Aumentar o número de oportunidades e conversões;
- Garantir um relacionamento longo com o seu público, afinal, é muito raro as pessoas mudarem seus emails.
Como construir uma lista de contatos através da newsletter?
Quem trabalha com blog já sabe: para que sua marca seja encontrada pelos usuários de forma orgânica, é imprescindível aplicar técnicas de SEO em suas páginas.
Produzir um blog post de qualidade, e que responda à dúvida, interesse ou necessidade de quem te encontra, é o primeiro atrativo para o início de um relacionamento.
Se o visitante gosta do seu conteúdo e se identifica com sua marca, possivelmente ele vai desejar receber suas novidades e, através dos seus materiais, solucionar problemas futuros.
É nesse momento que ele decide, então, assinar sua newsletter. Por isso, seu blog ou site necessita ter um formulário de inscrição bem visível e chamativo.
Mas, atenção: esse formulário deve pedir informações básicas, como e-mail e, no máximo, o nome, para que o usuário não desista de completá-lo.
Após o preenchimento, essa pessoa entra automaticamente para a sua base de contatos e passa a receber sua newsletter periodicamente.
Leia também: Marketing nas redes sociais: como criar uma comunicação eficiente que dê resultados em cada mídia social
Como fazer uma newsletter em 10 passos
Se você chegou até aqui, tenho certeza que está ansios@ para, finalmente, descobrir como fazer uma newsletter de sucesso! Por isso, preparamos 10 dicas incríveis que vão te ajudar nessa jornada.
Acredite: criar uma newsletter não é complicado, mas, assim como qualquer estratégia no marketing digital, exige planejamento e cuidados.
Sabendo da grande importância de uma newsletter, eu decidi mostrar a você o passo a passo da construção de uma newsletter de sucesso.
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Defina seus objetivos e metas
Ter em mente quais são os resultados que você espera atingir com o envio da newsletter é fundamental para que, no futuro, seja possível mensurar a efetividade dessa ferramenta.
Por exemplo: seu objetivo inicial é aumentar sua base de leads? Então você pode estipular uma meta de crescer em 10% a sua lista de contatos nos próximos 6 meses.
Através da newsletter também é possível aumentar o tráfego do seu site ou blog, melhorar a sua entregabilidade, aumentar o número de conversões assistidas etc.
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Estabeleça uma periodicidade
Assim como uma assinatura de jornal ou revista, a newsletter deve ter uma frequência de contato definida que pode ser semanal, quinzenal, mensal.
A periodicidade constante mantém os leitores engajados e contribui para a construção de um relacionamento firme e duradouro.
O ideal recomendado é que seja enviado, no mínimo, uma newsletter por mês, para que a sua empresa não caia no esquecimento.
Mas, caso o seu e-commerce publique um conteúdo novo semanalmente ou quinzenalmente, é possível aumentar o número de emails enviados aos seus contatos.
Leia também: Você sabe o que é copywriting? Descubra as principais técnicas e como gerar venda apenas com a escrita
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Escolha o tipo de conteúdo que será enviado
Um passo muito importante é definir que tipo de conteúdo irá compor a sua newsletter.
Aqui, a regra de ouro é fazer uma boa curadoria dos assuntos que já estão disponíveis em seu blog.
Opte por temas que sejam interessantes para o seu público-alvo e que possam te ajudar a atingir os objetivos propostos no planejamento de marketing.
Veja alguns exemplos de conteúdo para o seu email:
- Artigos do blog da empresa;
- White papers, guias, ebooks, checklists;
- Cases de sucesso ou depoimentos de clientes;
- Promoções e cupons de desconto;
- Anúncios da empresa;
- Próximos eventos e webinars.
E lembre-se que cada uma dessas opções deve apresentar um CTA (call to action) diferente e um link específico que enviará os usuários executar a ação desejada.
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Selecione a ferramenta ideal
Para que sua newsletter seja enviada para a sua base de leads, é fundamental escolher qual ferramenta de automação de email será utilizada.
Ali ficará armazenada toda a sua lista de contatos e será possível agendar e acompanhar as métricas de envio.
E para que servem essas ferramentas? Esse tipo de comunicação em massa possui regras bem específicas e se elas não forem respeitadas não será possível atingir a caixa de entrada dos seus assinantes (além de ser marcado como spam).
Por isso, jamais dispare uma newsletter profissional pelo Gmail ou qualquer outro provedor de email comum!
Existem diversas ferramentas de email marketing e você pode encontrar opções grátis ou pagas. Confira uma lista com as ferramentas de email marketing mais populares no mercado.
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Crie um layout simples
Cuidado com os exageros. Na maioria das ocasiões menos é mais, por isso, priorize um layout simples e que funcione bem em todas plataformas, sem prejuízos à visualização.
É importante manter a sua marca em evidência, portanto certifique-se de elaborar uma arte que mantenha o esquema de cores e fonte que compõe a sua logomarca. Ou seja, utilize poucas, mas relevantes informações.
Antes de enviar seu email, lembre-se de sempre testar como ficará a aparência dele em diversas telas para ter certeza de que seus assinantes conseguirão acessar independentemente do dispositivo que eles escolham usar.
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Dê atenção ao mobile
Com o smartphone nas mãos é cada vez mais comum que as pessoas chequem sua caixa de entrada a todo tempo.
Isso significa que é essencial pensar em emails responsivos, que se adaptam bem a qualquer tamanho de tela e otimize a experiência dos usuários.
Uma dica é reduzir o tamanho das imagens e aumentar o tamanho dos botões de CTA. Quanto mais imagens um email tem, mais demorado ficará o carregamento dele.
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Segmente sua base de contatos
Se a sua empresa possui vários tipo s de produtos, serviços ou personas, o mais indicado é que você segmente a base de contatos.
Sendo assim, não envie o mesmo email para todo mundo e busque produzir e encaminhar suas newsletter de acordo com o interesse de cada um dos leads.
Um conteúdo mais personalizado te aproxima do seu leitor e ainda aumenta as métricas de engajamento.
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Insira uma assinatura no rodapé do email
O ideal é que a newsletter seja assinada por uma pessoa que represente o seu negócio, seja você ou algum membro da sua equipe, porque ajuda a humanizar a marca.
Você também pode aproveitar o espaço da assinatura para colocar links para as redes sociais do seu negócio e canais de contato.
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Facilite o cancelamento da newsletter
Pode acontecer, com o passar do tempo, que algumas pessoas não estejam mais interessadas em receber a sua newsletter.
Com a LGPD em vigor é importante facilitar o descadastramento da sua base de contatos.
Acredite: facilitar esse cancelamento é bom para a sua empresa. Dessa forma você evita que seus conteúdos sejam marcados como spam e mantém na sua lista apenas as pessoas que estão realmente interessadas.
Por isso, inclua no final de todos os seus emails um link de descadastramento.
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Mensure os resultados
Em qualquer estratégia só é possível descobrir se estamos no caminho certo quando acompanhamos e analisamos os resultados.
Para uma mensuração bem feita elas devem estar ligadas às metas e aos objetivos que você estabeleceu lá na primeira etapa.
Para avaliar o desenvolvimento da newsletter, fique de olho nas seguintes métricas de email marketing:
- Taxa de entrega;
- Taxa de abertura;
- Taxa de cliques;
- Número de descadastros.
Agora que você viu como fazer uma newsletter impactante que tal fazer o teste e se inscrever na nossa newsletter?
Assim, você recebe nossos conteúdos em primeira mão e fica por dentro de todas as novidades que acontecem no universo do marketing digital. Então, preencha o formulário abaixo e fique de olho na sua caixa de entrada!
E se você quiser colocar essa tarefa em prática, mas sente que precisa de uma ajuda de profissionais da área, não deixe de clicar no banner abaixo para FALAR COM UM ESPECIALISTA! Assim você poderá tirar todas as suas dúvidas!
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Leia mais: O que significa KPI? Entenda porque é importante acompanhar os indicadores-chave de desempenho
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