Categories: Sem categoria

Como fazer um ebook de sucesso? 8 dicas práticas para criar o seu produto digital e vender mais na internet

Ebook significa electronic book e como o próprio nome já diz, é um livro eletrônico que pode ser oferecido gratuitamente, com o objetivo de gerar mais leads para uma empresa.

Aprender como fazer um ebook de sucesso é uma tarefa fundamental para quem trabalha com Marketing Digital e vende seus produtos e serviços na internet.

Isso porque o e-book é uma técnica muito eficiente para chamar a atenção dos usuários e atrair novas oportunidades de negócio.

Estar presente nas redes sociais e publicar artigos frequentes em um blog é excelente para atrair visitantes e gerar mais tráfego para o seu site. Mas, investir em material rico agrega valor e aumenta a autoridade da marca no assunto.

Se você também quer usar essa tática no seu e-commerce, e quer saber na prática como fazer um e-book de sucesso, continue a leitura desse artigo e aprenda com a gente!

O que são Materiais Ricos no Marketing Digital?

O ebook faz parte de uma estratégia que chamamos de materiais ricos. Ou seja, são conteúdos em formatos variados que têm como objetivo gerar e nutrir os leads

Normalmente esses produtos digitais costumam abordar um determinado tema de maneira mais aprofundada e completa. E justamente por ser algo que agrega tanto valor e relevância para quem o consome, eles também ficam disponíveis para download

Assim como o ebook existem diversos outros tipos de materiais ricos, como guias completos, infográficos, planilhas editáveis etc. No geral, os materiais ricos são a melhor isca para atrair a sua persona em diferentes etapas do funil de vendas.

Quem é a sua persona?

Quer conhecer melhor a personalidade do seu cliente ideal e vender mais?

Clique no botão abaixo e faça o download grátis do Mapa da Empatia usado na Agência Mango!

BAIXAR MAPA DA EMPATIA

O que é um e-book?

Ebook significa eletronic book, ou seja, como o próprio nome  inglês já diz, é um livro eletrônico que pode ser comercializado ou oferecido gratuitamente, sendo uma das principais estratégias do Marketing Digital. 

Como mencionado anteriormente, trata-se de um conteúdo digital em forma de texto, com acesso imediato, que prioriza uma leitura fácil e dinâmica e tem o objetivo de gerar mais leads para uma empresa.

Para ter acesso ao conteúdo gratuito, o usuário deixa suas informações pessoais (e-mail, nome, telefone etc) em um formulário ou landing page.

Assim, é possível adquirir mais um contato para a sua base, nutri-lo, educá-lo sobre seus produtos e serviços e, quem sabe, transformá-lo em cliente

Diferentemente dos livros de papel, o livro eletrônico é distribuído sob a forma de arquivo digital, normalmente em PDF, possibilitando o acesso em computadores, tablets, smartphones ou dispositivos específicos de leitura.

8 Dicas práticas de como fazer um ebook de sucesso

Agora que você compreendeu o que é um ebook e a importância disso para o seu e-commerce, que tal aprender na prática como fazer um ebook de sucesso e atrair mais pessoas para a sua base de contatos?

1) Escolha um tema

Definir o tema adequado para o seu público-alvo é fundamental, pois dessa forma você poderá despertar o real interesse em sua audiência.

Mas, lembre-se: embora o objetivo final seja capturar leads, o ebook também tem a função de ensinar algo na prática e agregar conhecimento ao leitor. Por isso, escolha um assunto que seja importante para a sua persona e ofereça informações de qualidade.

Uma dica é fazer uma pequena enquete no Instagram da sua empresa e tentar descobrir quais são as dúvidas mais frequentes dos seus seguidores. 

Através das respostas das pessoas, você pode escolher produzir um material que vá de encontro com as necessidades delas!

Você também pode usar ferramentas para blog como o Google Keyword Planner, Google Trends, SEMrush e Ubersuggest para verificar o que os usuários estão buscando na internet.

Leia também: Como funciona o inbound marketing? Entenda o que é essa estratégia a partir de uma história da vida real!

2) Realize uma boa pesquisa

Ainda que você saiba muita coisa sobre o assunto abordado, na hora de produzir um material tão completo é importante realizar uma boa pesquisa e ter a certeza de que seu texto contém informações atualizadas.

Caso o tema seja muito complexo, procure alguém que seja especialista no tema,  esclareça suas dúvidas e busque escrever algo que vá além do senso comum.

Para enriquecer ainda mais a sua pesquisa, além de procurar sobre o tema no Google, tente assistir alguns vídeos no Youtube, ouça podcasts e, se necessário, recorra ao bom e velho livro de papel.

3) Faça um esboço

O que você quer ensinar aos seus leitores através do seu ebook? Antes de abrir o computador e sair digitando, que tal criar um esboço e distribuir o conteúdo que será tratado ao longo dos capítulos?

Faça um levantamento dos tópicos mais relevantes e defina o que será abordado na introdução, nos capítulos centrais e na conclusão. 

Nesta etapa você também deve considerar quais imagens você deseja usar em cada parte do seu material. Pode ser interessante criar um infográfico para ilustrar alguns conceitos. Ele deixará seu material ainda mais valioso.

Basicamente, faça um “esqueleto” do seu ebook:

  • Defina para qual estágio do funil de vendas é dedicado aquele material;
  • Escolha um tema;
  • Pesquise;
  • Escreva uma introdução;
  • Monte um índice e uma estrutura que garante começo, meio e fim;
  • Escolha o nome dos capítulos;
  • Escreva tudo o que você sabe sobre aquele assunto;
  • Revise o material;
  • Escreva uma conclusão;
  • Dica extra: deixe um CTA no final. Isso vai atrair o lead para as próximas etapas do seu funil de vendas.

4) Organize os capítulos

A leitura do ebook deve ser leve, dinâmica e ter uma sequência lógica. Por isso, organize os capítulos de forma que a cada etapa o leitor sinta que está aprendendo algo novo.

Por isso, priorize uma ordem crescente de informações. Isso se chama Progressão de Informações.

Cuidado para não fazer capítulos muito longos, que distraiam o seu leitor. Caso o assunto seja muito extenso, inclua títulos e subtítulos para deixar a leitura mais agradável.

O aspecto de bloco de texto só funciona com os livros tradicionais e impressos (e olhe lá). Ebooks precisam de quebra de leitura, design e diagramação. 

5) Escolha um título poderoso

O título de um ebook deve ser impactante, esclarecedor e chamar a atenção, afinal, é ele quem faz o leitor realmente se interessar a começar a ler o material.

Sendo assim, seja claro e direto sobre o que o leitor irá encontrar no interior do material. Uma dica é criar um subtítulo para ajudar a transmitir mais informações.

6) Revise o texto

A revisão de conteúdo de um ebook é uma tarefa muito necessária, no processo de como escrever um ebook de sucesso.

Peça para uma outra pessoa para revisar o conteúdo. Dê preferência para alguém que conheça bem as regras de português e que tenha domínio sobre o assunto tratado. Lembre-se que erros gramaticais sempre diminuem a credibilidade de um trabalho publicado.

Como você já escolheu a palavra-chave e já definiu o título do seu ebook, pode também determinar qual será a URL da Landing Page do seu ebook.

7) Invista em um design interessante

“Não julgue um livro pela capa!”. Mas garanta que o seu ebook seja atraente e encante o olhar do seu leitor.

E se você não possui habilidades de edição e diagramação, opte por contratar um designer experiente para essa etapa.

Não é uma regra, mas você pode utilizar as cores da sua marca no material para gerar uma identificação maior. 

Lembre-se de inserir boas imagens ao longo do texto para que a leitura se torne mais fácil e agradável. O ebook é um livro digital, certo? Sendo assim, seu layout deve ser diferente do que é feito em um material impresso, pelo fato de que será lido em uma tela. 

8) Divulgue seu ebook

Após todas as etapas você certamente aprendeu como escrever um ebook de sucesso. Então agora é a hora de divulgá-lo e mostrá-lo ao mundo!

Para isso recomendamos algumas ações práticas como:

  • Compartilhe o conteúdo em redes sociais;
  • Invista em mídia paga;
  • Publique conteúdos no blog e use backlinks que levem para o ebook;
  • Use do email marketing para divulgar seu material e não esqueça de inserir um CTA para o leitor preencher o formulário;

Depois que seu conteúdo for lançado e promovido em todos os seus canais de comunicação digital, acompanhe o resultado do seu produto e faça uma análise detalhada do que atingiu com ele.

Para isso é importante ficar atento às métricas de marketing digital e ter uma planilha de KPI atualizada.

Conclusão

Como você viu, aprender como fazer um ebook de sucesso pode fazer muita diferença na sua empresa. Isso porque ele tem uma alta capacidade de atrair novos leads e gerar novas oportunidades para o seu negócio.

Seguindo as etapas corretamente, é possível produzir um material rico de qualidade, que agregue valor a seus seguidores e que mostre a sua autoridade sobre determinado assunto.

E, falando em ebook, com certeza você quer vender muito mais em 2021, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos um guia completo com as principais datas comemorativas de 2021 + dicas práticas para você aproveitar as oportunidades e aumentar o seu número de conversões!

Basta clicar na imagem abaixo para fazer o download grátis! Com certeza esse conteúdo fará a diferença nos resultados do seu e-commerce!

Este texto foi útil? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e conte com a ajuda da Agência Mango!

Leia mais: Por que aplicar técnicas de SEO no e-commerce? Descubra agora!

O que é um ebook?

O ebook é um livro eletrônico, com acesso imediato, que prioriza uma leitura fácil e dinâmica e tem o objetivo de gerar mais leads para uma empresa.

O que significa ebook?

Ebook significa eletronic book, ou seja, como o próprio nome inglês já diz, é um livro eletrônico que pode ser comercializado ou oferecido gratuitamente.

O que são materiais ricos no marketing digital?

Os materiais ricos são conteúdos em formatos variados que têm como objetivo gerar e nutrir os leads.

Qual a importância de investir em um ebook?

É importante investir na produção de um ebook porque ele agrega valor e aumenta a autoridade da marca no assunto.

Como escrever um ebook de sucesso?

Para escrever um ebook de sucesso, escolha um tema; realize uma boa pesquisa; faça um esboço; organize os capítulos; escolha um título poderoso; revise o texto; invista em um design interessante e divulgue seu ebook.

Share
Published by
Agência Mango

Recent Posts

O que é LGPD? Conheça a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e sua importância

A LGPD tem a função de determinar como as empresas farão o tratamento de dados…

3 dias ago

Gestão de leads: o que é e qual a importância disso na sua empresa?

Gestão de leads é o processo de capturar os contatos, qualificá-los, nutri-los e convertê-los em…

3 semanas ago

Mídia paga: saiba o que é e conheça as principais plataformas!

A mídia paga funciona por meio de custo por clique (Pay Per Click ou PPC)…

1 mês ago

Como fazer uma newsletter de valor? Entenda porque essa ferramenta é importante para o seu negócio + 10 dicas infalíveis

Newsletter, que pode ser traduzido como “boletim informativo”,  é um e-mail enviado periodicamente à uma…

1 mês ago

Estratégia poderosa! Saiba como escrever email marketing corretamente e encante seus leads!

O email marketing é uma estratégia de Marketing Digital que foca no relacionamento entre empresa…

2 meses ago

O que é sucesso do cliente e por que é tão importante para um e-commerce?

O consumidor é um dos fundamentos da sua loja e você e seu time precisam…

3 meses ago