Aprender como fazer um ebook de sucesso é uma tarefa fundamental para quem trabalha com Marketing Digital e vende seus produtos e serviços na internet.
Isso porque o e-book é uma técnica muito eficiente para chamar a atenção dos usuários e atrair novas oportunidades de negócio.
Estar presente nas redes sociais e publicar artigos frequentes em um blog é excelente para atrair visitantes e gerar mais tráfego para o seu site. Mas, investir em material rico agrega valor e aumenta a autoridade da marca no assunto.
Se você também quer usar essa tática no seu e-commerce, e quer saber na prática como fazer um e-book de sucesso, continue a leitura desse artigo e aprenda com a gente!
O ebook faz parte de uma estratégia que chamamos de materiais ricos. Ou seja, são conteúdos em formatos variados que têm como objetivo gerar e nutrir os leads.
Normalmente esses produtos digitais costumam abordar um determinado tema de maneira mais aprofundada e completa. E justamente por ser algo que agrega tanto valor e relevância para quem o consome, eles também ficam disponíveis para download.
Assim como o ebook existem diversos outros tipos de materiais ricos, como guias completos, infográficos, planilhas editáveis etc. No geral, os materiais ricos são a melhor isca para atrair a sua persona em diferentes etapas do funil de vendas.
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Ebook significa eletronic book, ou seja, como o próprio nome inglês já diz, é um livro eletrônico que pode ser comercializado ou oferecido gratuitamente, sendo uma das principais estratégias do Marketing Digital.
Como mencionado anteriormente, trata-se de um conteúdo digital em forma de texto, com acesso imediato, que prioriza uma leitura fácil e dinâmica e tem o objetivo de gerar mais leads para uma empresa.
Para ter acesso ao conteúdo gratuito, o usuário deixa suas informações pessoais (e-mail, nome, telefone etc) em um formulário ou landing page.
Assim, é possível adquirir mais um contato para a sua base, nutri-lo, educá-lo sobre seus produtos e serviços e, quem sabe, transformá-lo em cliente
Diferentemente dos livros de papel, o livro eletrônico é distribuído sob a forma de arquivo digital, normalmente em PDF, possibilitando o acesso em computadores, tablets, smartphones ou dispositivos específicos de leitura.
Agora que você compreendeu o que é um ebook e a importância disso para o seu e-commerce, que tal aprender na prática como fazer um ebook de sucesso e atrair mais pessoas para a sua base de contatos?
Definir o tema adequado para o seu público-alvo é fundamental, pois dessa forma você poderá despertar o real interesse em sua audiência.
Mas, lembre-se: embora o objetivo final seja capturar leads, o ebook também tem a função de ensinar algo na prática e agregar conhecimento ao leitor. Por isso, escolha um assunto que seja importante para a sua persona e ofereça informações de qualidade.
Uma dica é fazer uma pequena enquete no Instagram da sua empresa e tentar descobrir quais são as dúvidas mais frequentes dos seus seguidores.
Através das respostas das pessoas, você pode escolher produzir um material que vá de encontro com as necessidades delas!
Você também pode usar ferramentas para blog como o Google Keyword Planner, Google Trends, SEMrush e Ubersuggest para verificar o que os usuários estão buscando na internet.
Ainda que você saiba muita coisa sobre o assunto abordado, na hora de produzir um material tão completo é importante realizar uma boa pesquisa e ter a certeza de que seu texto contém informações atualizadas.
Caso o tema seja muito complexo, procure alguém que seja especialista no tema, esclareça suas dúvidas e busque escrever algo que vá além do senso comum.
Para enriquecer ainda mais a sua pesquisa, além de procurar sobre o tema no Google, tente assistir alguns vídeos no Youtube, ouça podcasts e, se necessário, recorra ao bom e velho livro de papel.
O que você quer ensinar aos seus leitores através do seu ebook? Antes de abrir o computador e sair digitando, que tal criar um esboço e distribuir o conteúdo que será tratado ao longo dos capítulos?
Faça um levantamento dos tópicos mais relevantes e defina o que será abordado na introdução, nos capítulos centrais e na conclusão.
Nesta etapa você também deve considerar quais imagens você deseja usar em cada parte do seu material. Pode ser interessante criar um infográfico para ilustrar alguns conceitos. Ele deixará seu material ainda mais valioso.
Basicamente, faça um “esqueleto” do seu ebook:
A leitura do ebook deve ser leve, dinâmica e ter uma sequência lógica. Por isso, organize os capítulos de forma que a cada etapa o leitor sinta que está aprendendo algo novo.
Por isso, priorize uma ordem crescente de informações. Isso se chama Progressão de Informações.
Cuidado para não fazer capítulos muito longos, que distraiam o seu leitor. Caso o assunto seja muito extenso, inclua títulos e subtítulos para deixar a leitura mais agradável.
O aspecto de bloco de texto só funciona com os livros tradicionais e impressos (e olhe lá). Ebooks precisam de quebra de leitura, design e diagramação.
O título de um ebook deve ser impactante, esclarecedor e chamar a atenção, afinal, é ele quem faz o leitor realmente se interessar a começar a ler o material.
Sendo assim, seja claro e direto sobre o que o leitor irá encontrar no interior do material. Uma dica é criar um subtítulo para ajudar a transmitir mais informações.
A revisão de conteúdo de um ebook é uma tarefa muito necessária, no processo de como escrever um ebook de sucesso.
Peça para uma outra pessoa para revisar o conteúdo. Dê preferência para alguém que conheça bem as regras de português e que tenha domínio sobre o assunto tratado. Lembre-se que erros gramaticais sempre diminuem a credibilidade de um trabalho publicado.
Como você já escolheu a palavra-chave e já definiu o título do seu ebook, pode também determinar qual será a URL da Landing Page do seu ebook.
“Não julgue um livro pela capa!”. Mas garanta que o seu ebook seja atraente e encante o olhar do seu leitor.
E se você não possui habilidades de edição e diagramação, opte por contratar um designer experiente para essa etapa.
Não é uma regra, mas você pode utilizar as cores da sua marca no material para gerar uma identificação maior.
Lembre-se de inserir boas imagens ao longo do texto para que a leitura se torne mais fácil e agradável. O ebook é um livro digital, certo? Sendo assim, seu layout deve ser diferente do que é feito em um material impresso, pelo fato de que será lido em uma tela.
Para isso recomendamos algumas ações práticas como:
Depois que seu conteúdo for lançado e promovido em todos os seus canais de comunicação digital, acompanhe o resultado do seu produto e faça uma análise detalhada do que atingiu com ele.
Para isso é importante ficar atento às métricas de marketing digital e ter uma planilha de KPI atualizada.
Como você viu, aprender como fazer um ebook de sucesso pode fazer muita diferença na sua empresa. Isso porque ele tem uma alta capacidade de atrair novos leads e gerar novas oportunidades para o seu negócio.
Seguindo as etapas corretamente, é possível produzir um material rico de qualidade, que agregue valor a seus seguidores e que mostre a sua autoridade sobre determinado assunto.
E, falando em ebook, com certeza você quer vender muito mais em 2021, não é mesmo?
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O ebook é um livro eletrônico, com acesso imediato, que prioriza uma leitura fácil e dinâmica e tem o objetivo de gerar mais leads para uma empresa.
Ebook significa eletronic book, ou seja, como o próprio nome inglês já diz, é um livro eletrônico que pode ser comercializado ou oferecido gratuitamente.
Os materiais ricos são conteúdos em formatos variados que têm como objetivo gerar e nutrir os leads.
É importante investir na produção de um ebook porque ele agrega valor e aumenta a autoridade da marca no assunto.
Para escrever um ebook de sucesso, escolha um tema; realize uma boa pesquisa; faça um esboço; organize os capítulos; escolha um título poderoso; revise o texto; invista em um design interessante e divulgue seu ebook.
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