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A minha empresa precisa de um canal no Youtube? 6 motivos para você investir em vídeos

Criar um canal no YouTube é uma ótima maneira de promover seu negócio, alcançar novos públicos e se envolver com eles.

Se você ainda tem dúvida se vale a pena investir em um canal no YouTube, saiba que uma coisa é certa – o conteúdo de vídeo está aumentando e continua crescendo ano após ano. 

Isso explica porque o Youtube tem mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, dezenas de milhões de criadores que enviam 100 horas de vídeo por minuto e  atrai cerca de 30 milhões de visitas diárias.

Ou seja, é uma ótima plataforma para pequenas e grandes empresas que procuram divulgar seus produtos e serviços de forma didática e criativa.

E como nunca é tarde demais para reformular o Marketing Digital do seu e-commerce, preparamos este artigo com 6 motivos para você investir em estratégias para atingir o seu público por meio de um canal do Youtube! Confira:


Razões para iniciar um canal no YouTube

O YouTube é o terceiro site mais popular da web, “perdendo” apenas para o Google e Facebook. Além disso, é o segundo maior mecanismo de busca do mundo (mais uma vez, ficando atrás apenas do Google).

Estimativas apontam que até o final de 2021 mais de 80% de todo o tráfego da internet será para conteúdo de vídeo.

 canal no Youtube ursinho gif

Mas, o que isso significa para você como um potencial criador de conteúdos no YouTube?

  • Em primeiro lugar, como foi mencionado anteriormente, você alcançará uma audiência mundial de mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais. Portanto, não importa o tipo de conteúdo que você cria – haverão pessoas interessadas nele.
  • Em segundo lugar, se você incorporar palavras-chave em seus títulos, descrições, tags e assim por diante, terá maiores chances de ser encontrado por seu público-alvo. 
  • Por último, como o YouTube é propriedade do Google, seus vídeos serão ainda mais detectáveis, pois o Google não discrimina o conteúdo de vídeo. Pelo contrário, os vídeos são tão importantes para o Google quanto os sites baseados em texto. Portanto, certifique-se de otimizar o SEO do seu canal e dos seus vídeos da melhor maneira possível.

Confira mais 6 motivos para investir agora mesmo em um canal no Youtube e atrair mais clientes!

1) Ótima exposição para seu negócio

O YouTube é uma ótima plataforma para compartilhar vídeos relacionados ao seu negócio e o que você vende, a fim de promover sua marca e atingir um público mais amplo.

Uma coisa que você pode fazer, é produzir conteúdos de instruções sobre seus produtos. Além disso, você pode compartilhar vídeos de bastidores, mostrar aos clientes como seus produtos são criados e assim por diante. 

2) Ofereça mais conteúdo para o seu público

Quando as pessoas encontram um conteúdo bom e que resolva seus problemas, elas o consomem por mais tempo e, quando gostam, indicam para outras pessoas.

Por exemplo, se você vende maquiagem e outros produtos cosméticos, pode criar alguns tutoriais e até mesmo fechar algumas parcerias com influenciadores digitais.

3) Fonte extra de tráfego

Um bom efeito colateral de adicionar o conteúdo extra é que ele direciona mais tráfego para o seu site. Você pode usar um CTA e vincular ao seu e-commerce ou blog na descrição dos vídeos, incentivando seus espectadores a clicarem no link.

Outra alternativa é você direcionar seus seguidores para as redes sociais da sua empresa,,

ou ainda, induzi-los a baixar um material rico, como um e-book, por exemplo, e assim, conquistar novos leads para a sua base de contatos.

4) Promova eventos ao vivo e online

Semelhante ao Facebook Live, o YouTube tem seu próprio recurso de transmissão ao vivo. Se você decidir fazer uma transmissão ao vivo, há quatro maneiras de fazer isso. 

  • A primeira, que é a mais rápida, é a opção Transmitir agora
  • A segunda é por meio da guia Eventos, que oferece mais controle, pois você pode visualizar seu stream com antecedência. 
  • A terceira opção é encontrada no aplicativo móvel do site; se você usar isso, o stream será posteriormente arquivado em seu canal. 
  • Por último, você pode transmitir pela webcam do seu computador.

5) Ganhe dinheiro com o Youtube

Para monetizar seu canal com anúncios, primeiro você precisa se tornar um parceiro do YouTube. As condições são ter mais de 4 mil horas de exibição em seu canal no último ano, ter pelo menos mil inscritos e verificar se seu país se qualifica.

Se a sua inscrição for aprovada, você fará parte do Programa de Parcerias do YouTube e, como o YouTube é propriedade do Google, ganhará dinheiro por meio do Google AdSense.

Esteja ciente de que ganhar um bom dinheiro por meio de anúncios só é eficaz se você tiver muitos seguidores e um volume alto de visualizações.

6) Conexão pessoal mais próxima

Uma coisa que notamos com o vídeo é que ele incentiva um nível de familiaridade que ajuda a construir uma comunidade. Você pode criar uma conexão muito maior com a sua persona e permitir que ela o conheça e veja como você age e reage a certas situações. 

Isso acontece porque, diferente de um texto, no vídeo nós vemos e ouvimos alguém, percebemos como essa pessoa se movimenta, sentimos seu tom de voz e, consequentemente, nos identificamos.

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Dicas para criar ótimo conteúdo para o seu canal do Youtube

  • Planeje seu conteúdo

Antes mesmo de criar seu canal no YouTube, você provavelmente já decidiu sobre o tipo de conteúdo de vídeo que deseja mostrar.

A melhor maneira de aumentar suas visualizações e ganhar seguidores, ainda é manter seu conteúdo interessante e envolvente.

Quanto mais as pessoas se identificam com ele, mais elas vão querer clicar nele e assistir até o fim. 

  • Procure por inspiração

Conforme você avança, pode ser mais desafiador criar um conteúdo novo que corresponda ao entusiasmo de seus primeiros vídeos.

Mas não se preocupe – até mesmo artistas e empresas consagrados do YouTube passam pela mesma coisa de vez em quando. 

Liste suas ideias e evite se comparar com os outros e concentre-se no seu próprio canal. Aproveite todas as oportunidades para melhorar e evoluir em outras áreas.

Explore outras técnicas de filmagem com câmera, estilos de edição e abordagens para sua apresentação.

  • Faça cada segundo valer a pena

É igualmente importante que você produza conteúdo de qualidade e exclua tudo o que você acha que pode não contribuir para tornar seus vídeos melhores.

Isso significa que você precisa ser seletivo com os clipes que incluir no corte final. 

Escolha apenas suas melhores fotos (e recorte momentos de silêncio) para manter seus espectadores interessados ​​e engajados durante todo o vídeo.

Depois de reunir um grande número de seguidores, você pode ter um pouco mais de liberdade para incluir algumas dessas cenas artísticas (ou sem sentido).

Mas, lembre-se sempre de pensar como um espectador e criar o que você gostaria de ver.

Como divulgar seu canal do Youtube

canal no youtube subscribe inscreva gif

 Configurar e enviar seus primeiros vídeos é apenas o começo.

Depois você precisa cuidar do marketing do seu canal, aumentar seus seguidores e ver os seus vídeos bombarem na internet.

  • Otimize o SEO dos seus vídeos

Um segredo para dar mais visibilidade a seus vídeos é otimizar o SEO do seu conteúdo para ajudá-lo a se classificar no YouTube.

Assim que você enviar seu primeiro vídeo, dê a ele um título bom e descritivo que os espectadores provavelmente escreverão na barra de pesquisa – e certifique-se de incluir sua palavra-chave ou frase-chave principal. 

Além disso, certifique-se de usar tags relevantes que ajudarão a colocar seu vídeo em várias categorias relacionadas.

Em caso de dúvida, analise a concorrência e verifique quais tags outros vídeos semelhantes estão usando. 

Por último, escreva uma boa descrição com pelo menos 200 palavras e inclua sua palavra-chave, sinônimos e variações de palavras-chave de cauda longa.

Isso não apenas ajudará os espectadores a descobrir exatamente do que se trata o seu vídeo, mas também ajudará a classificá-lo nas páginas de resultados de pesquisas.

  • Construa sua rede com mídias sociais 

 O YouTube também é uma mídia social que trata de conectar, compartilhar e colaborar com outros usuários. Assim, para ter sucesso, você precisa fazer um esforço para construir sua rede.

Isso é particularmente crítico na comunidade do YouTube, já que as colaborações entre os criadores têm se mostrado eficazes em ajudar um canal a crescer e ganhar novos assinantes, pois ajuda os dois colaboradores a ganharem exposição com a base de assinantes do outro.

Converse com outros criadores, faça amigos e não tenha medo de entrar em contato com empresas maiores para perguntar sobre uma possível colaboração. Certamente pode ser intimidante, mas você não chegará a lugar nenhum a menos que tente!

  • Conecte-se com seus espectadores

Com o tempo, você lentamente ganhará seguidores e obterá mais comentários de fãs em seus vídeos e, eventualmente, receberá mensagens em suas contas pessoais de mídia social.

Tanto quanto possível, reserve um tempo para se conectar com seus espectadores e responder essas mensagens.

Essas interações são importantes, pois ajudam seus assinantes a aprender mais sobre sua empresa, além de ajudá-lo a fomentar um senso de comunidade e camaradagem online entre sua própria pequena comunidade.

Não basta que gostem do seu conteúdo – eles também têm que gostar de você e de sua experiência geral com o canal.

  • Ignore alguns comentários negativos

 Não importa o tamanho ou o tamanho do seu canal, sempre haverão comentários negativos. Afinal, o YouTube é um viveiro para pessoas implacáveis ​​que se escondem convenientemente atrás de seus avatares vazios.

Não importa quão bom seja seu conteúdo e quão duro você trabalhe em seu canal, sempre haverá pessoas que farão comentários de ódio e tentarão derrubá-lo.

Em vez de deixar que eles afetem você, tome isso como um simples lembrete de que você não pode agradar a todos e não se esqueça daqueles que apreciam você e o que você faz. Busque a força dessas pessoas para superar a negatividade e continuar produzindo conteúdo para elas.

  • Envie vídeos regularmente

Outra dica importante é ser consistente com seus uploads. Não importa o quão imperfeito você pense que seu conteúdo é, o mais importante é que você continue exibindo seus vídeos..

Alguns proprietários de canais do YouTube publicam vídeos uma ou duas vezes por semana e informam seus espectadores sobre essa programação (geralmente no final de cada vídeo) para que eles saibam quando verificar novamente. 

Isso dá ao canal uma chance maior de obter um fluxo constante de visualizações, especialmente quando ele ganha um número de inscritos ativos.

Depois de descobrir um cronograma conveniente que funcione para você, cumpra-o. Você deve estar melhorando e recebendo mais atenção em nenhum momento!

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