Marketing digital e campanhas de black friday: 5 estratégias para você usar na sua loja virtual

A maior data do varejo online está próxima, com muita concorrência e ganhar visibilidade não é tão fácil. Então, se você deseja aumentar as suas vendas, precisa investir em estratégias de Marketing Digital para as suas campanhas de Black Friday.

Com as mudanças nos comportamentos dos consumidores em função da pandemia, a previsão é que a Black Friday 2021 traga cada vez mais faturamento para as lojas virtuais.

Para se ter uma ideia, segundo o relatório da Neotrust/Compre&Confie, os e-commerces faturaram um total de R$ 7,72 bilhões entre os dias 26 e 30 de novembro de 2020, ou seja, da véspera da Black Friday até a Cyber Monday.

De acordo com o estudo, foram realizadas 7,6 milhões de compras online na data e, em alguns momentos do dia, foram registrados mais de 5 mil pedidos por minuto.

Além disso, o estudo também revelou que os brasileiros estão gastando mais. Na última Black Friday o ticket médio dos produtos foi de R$ 668,70, 5,1% maior do que o registrado no mesmo período em 2019.

Como empreendedor, essa oportunidade de sucesso é estimulante e muito promissora, não é? 

E para te ajudar a impulsionar as suas vendas e fazer o seu e-commerce ganhar mais dinheiro, vou compartilhar 5 estratégias de marketing digital que aplico com os clientes da minha agência.

1) Faça vídeos, lives e webinars antes da Black Friday

Muitas pessoas esperam ansiosamente pela BF porque sabem que existe a possibilidade de fazer excelentes compras, com um preço abaixo do mercado.

Uma boa estratégia de marketing digital é investir em vídeos. Você pode gravar alguns conteúdos explicando como funciona a sua loja virtual, como o cliente pode proceder quando tiver dúvidas, qual a política de devoluções/trocas etc.

Se você decidir investir em transmissões online e ao vivo, essa é uma ótima oportunidade para você apresentar os seus melhores produtos e informar qual será o desconto dado para cada um deles durante a Black Friday e Cyber Monday.

Além disso, aproveite esse evento digital para conquistar alguns leads. Por exemplo: quem estiver interessado nesses itens específicos, pode preencher um formulário e receber outro benefício exclusivo como frete grátis ou algum brinde.

2) Configure uma campanha de remarketing

Colocar um pixel de rastreamento em suas páginas de alta conversão permite que você crie campanhas de remarketing. 

Essas campanhas funcionam exibindo anúncios para pessoas que já visitaram seu site e mostraram algum interesse em seus produtos, mas não compram nada ou não visitam a sua loja há muito tempo.

Com as campanhas de retargeting, você pode anunciar para pessoas que provavelmente não visitariam sua loja durante a Black Friday. 

Dessa forma, você pode lembrá-los de que possui ótimos produtos nos quais eles estavam interessados ​​e que agora eles têm a oportunidade de adquiri-los por um preço mais barato.

3) Separe uma boa verba para investir em mídia paga

Com a alta competitividade e facilidade para encontrar produtos e serviços na internet, a mídia paga se torna quase que uma necessidade obrigatória durante a Black Friday.

Ela pode te ajudar a atrair novos clientes, gerar mais tráfego para o seu e-commerce e aumentar a exposição da marca por meio de anúncios pagos.

Quando realizada de forma adequada, considerando a persona e o estágio do funil de vendas, essa opção pode ter um impacto significativo na aceleração dos resultados.

4) Crie uma lista VIP para a Black Friday

Tenho certeza que você conhece a eficácia do e-mail marketing para impulsionar as vendas da Black Friday. 

Mas para que seu marketing por e-mail seja frutífero, você precisa aumentar sua lista de contatos, com leads interessados ​​em suas ofertas futuras.

Uma ótima ideia de marketing digital para a Black Friday é investir em uma Lista VIP. O objetivo dessa estratégia é transformar pessoas anônimas em leads e, consequentemente, torná-las clientes.

E como fazer isso? Desenvolva uma landing page específica e deixe-a disponível durante as semanas que antecedem a data. Quem preencher essa LP terá acesso à uma página oculta em sua loja virtual, que liberará promoções ou descontos durante aquele período.

Já para o grande dia da BF, você pode liberar outros brindes exclusivos para quem se inscrever nessa LP. Envie e-mails apenas para essa base específica e estimule-os a comprar com vocês, demonstrando como eles são especiais e únicos para a sua empresa.

5) Invista em pop-ups

Existem dois desafios predominantes que você enfrenta durante a Black Friday e a Cyber ​​Monday. 

  • Clientes que entram para fazer pesquisas de preços e saem sem fazer uma única comprinha.
  • O valor frequentemente transitório dos visitantes do seu site naquele dia.

Isso acontece porque sempre haverão compradores que não serão cativados com tanta facilidade e possivelmente deixarão seu site de mãos vazias. Mas, felizmente, os pop-ups podem ser usados ​​para ajudar nesses dois problemas. 

Pop-ups de saída aumentam as chances de reconquistar a atenção dos usuários, antes que eles fechem a sua janelinha e partam para nunca mais voltar.

Ofereça a eles ótimas promoções, ofertas exclusivas da Black Friday e até um presente grátis que selará o negócio.

Fique calmo!

Mesmo que você esteja numa luta contra o relógio e acha que não vai conseguir realizar boas campanhas de black friday, fique calmo! Sempre há uma saída!

Se sua loja virtual não tem experiência com algo tão grande, como a Black Friday, te aconselho a procurar ajuda profissional, em uma agência focada em marketing digital.

Conversar com um especialista pode abrir seus olhos para que você perceba a importância de criar planejamentos estratégicos para cada data comemorativa

Lembre-se: a internet é muito grande e, certamente, a sua persona está apenas esperando ser impactado por algum anúncio da sua empresa para se tornar um cliente fiel.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!



Artigos Relacionados




Deixar um comentário