Analisar a concorrência pode fornecer informações importantes e com as ferramentas certas você pode começar a fazer isso hoje mesmo. Confira!
Analisar a concorrência e ficar por dentro de suas táticas de Marketing Digital é a chave para estar à frente no jogo. Esse conhecimento consiste em saber o que rastrear e como ser eficaz nisso.
Conhecer os pontos fortes e fracos de seu concorrente contribui muito na hora de elaborar suas próprias estratégias.
Com o crescimento de atividades relacionadas ao Marketing Digital, se tornou essencial acompanhar também as métricas da oposição.
Mas, como fazer? Simples! Através de ferramentas eficazes! E acredite: existem inúmeras opções que podem contribuir com isso. Basta saber manuseá-las da forma correta.
Se você também deseja fazer uma análise de mercado, gerar insights relevantes para seu nicho específico e contribuir para o benchmarking competitivo, você precisa ler este artigo até o fim!
Compilamos uma lista de ferramentas que cobrem uma variedade de áreas, indo desde de anúncios pagos a e-mail marketing. Depois deste texto você já pode dar aquela “espiadinha” na concorrência!
O que é análise de concorrência?
Análise de concorrência é o processo de pesquisar e analisar as estratégias de marketing digital e as características de negócios das empresas que atuam no mesmo segmento de mercado que o seu.
Analisar a concorrência é essencial para identificar os pontos fortes e fracos de outros participantes do mercado, definir a posição da sua empresa em relação a eles, destacar as lacunas que eles deixam e estimar seu potencial para preenchê-las.
É errado analisar a concorrência?
A análise da concorrência é 100% legal e se baseia em dados disponíveis publicamente. As ferramentas de análise da concorrência tornam o processo rápido e sem esforço.
A sabedoria de manter seus amigos por perto e seus inimigos por perto vai além dos pensamentos de Sun Tzu sobre estratégia de guerra. É uma escola de pensamento que ressoa tanto nos negócios quanto no marketing.
Alguns podem se perguntar se ficar de olho nos concorrentes é uma coisa ruim e a resposta é: absolutamente não!
É a coisa certa a fazer para todas as empresas que pensam estrategicamente. A análise da concorrência e as ferramentas relevantes não têm nada a ver com espionagem ou espionagem.
Espionar seus concorrentes não significa prejudicar o sucesso deles. Em vez disso, é uma forma de obter insights e entender o que está funcionando, para que você possa modelar o sucesso deles.
O que funciona para eles pode funcionar para você. Não se trata de reinventar a roda, mas de ajustar o que já foi feito, de acordo com a sua área, para que você possa emular ou até mesmo superar seus resultados.
Por que você precisa analisar a concorrência continuamente?
Muitas empresas analisam sua concorrência quando começam a desenvolver uma estratégia de marketing digital e nunca mais voltam a pensar nessa estratégia.
Se você também faz isso, saiba que esse é um grande descuido. Em muitos casos uma atualização oportuna sobre os movimentos online de seus rivais pode ajudá-lo a ajustar sua campanha no meio do caminho e, assim, contribuir para que ela obtenha um melhor desempenho no final.
Muito provavelmente seus principais concorrentes permaneçam os mesmos, mas saiba que suas posições, e a situação geral do mercado, estão mudando constantemente.
Aqui estão os principais motivos para verificar outros participantes do mercado regularmente:
- Para acompanhar KPIs de SEO e tráfego web, redes sociais, mídia paga (anúncios) e conteúdos para blogs;
- Para revisar benchmarks;
- Para acompanhar as tendências da indústria e do mercado;
- Para aprender as melhores práticas e evitar erros;
- Para atualizar seu mix de marketing;
- Para refinar seus objetivos.
6 ferramentas para analisar a concorrência
A análise competitiva é um projeto abrangente. Você pode rastrear diferentes KPIs, começando com a presença e engajamento nas mídias sociais, passando pelo reconhecimento da marca e terminando com métricas de SEO, como pontuação de domínio e classificações de palavras-chave.
Quanto mais você souber sobre o seu setor, melhores decisões poderá tomar. É por isso que antes de entrar em qualquer atividade de marketing ou desenvolvimento de produto, você precisa conduzir uma pesquisa sobre a concorrência.
E agora que você já entendeu as vantagens de acompanhar as estratégias dos seus concorrentes, confira as 6 ferramentas que te ajudarão a examinar as áreas que te interessam e obter vantagem competitiva sobre seus adversários.
1) Website Grader
O Website Grader é uma ferramenta HubSpot que fornece em instantes as métricas mais importantes de um site, incluindo desempenho, mobilidade, SEO e métricas de segurança.
Em seguida, seu site obtém uma “nota” geral com base na pontuação cumulativa de 100 para todas as métricas. É gratuito verificar um site, mas para comparar as métricas requer uma assinatura do CMS Hub Professional. O site é uma ferramenta divertida e leve para enviar relatórios aos clientes.
2) Moat
Propriedade da Oracle, a Moat se descreve como inteligência de marca e análise para empresas, editores e plataformas. Para agregar valor aos seus clientes, a Moat afirma medir o Attention Analytics em tempo real, mais de 33 bilhões de vezes por dia.
O Moat é dividido em dois produtos principais:
- Moat Analytics: este SaaS é focado no rastreamento de impressões de anúncios e visualizações de conteúdo para ajudar marcas e editores a medir e atrair a atenção em várias plataformas.
- Moat Pro: é uma plataforma de marketing empresarial e inteligência de anúncios para publicidade móvel, direta e programática.
Para usar o Moat para análise de concorrentes, simplesmente pesquise por seu concorrente e a ferramenta mostrará seus designs de anúncio mais recentes, bem como os editores que exibem o anúncio.
Você pode usar essas informações para ajudá-lo a elaborar o criativo e as copywriting para seus próprios anúncios e também, potencialmente, encontrar novas fontes de tráfego.
3) SimilarWeb
Basicamente, SimilarWeb é uma ferramenta que permite que você fique de olho nos volumes de tráfego do site do seu concorrente, fontes de referência que incluem análise de palavras-chave, dados demográficos, visualizações de página, taxa de rejeição e muito mais.
A ferramenta analisa atualmente mais de 80 milhões de sites e tem a confiança de grandes nomes como eBay, Google, Microsoft, P&G etc. Ele é usado por empresas de tecnologia de publicidade, sites de comércio eletrônico e vários serviços online para melhorar seu tráfego e alcance.
4) BuzzSumo
O BuzzSumo é o sonho de todo profissional de marketing de conteúdo. É uma ferramenta poderosa para espionar os principais conteúdos de seus concorrentes e modelar a sua própria estratégia.
Insira sua palavra-chave ou URL do concorrente na ferramenta e o BuzzSumo retornará uma lista do conteúdo principal por contagem de compartilhamento e links.
Você pode ver, por exemplo, qual das páginas de um concorrente tem mais compartilhamentos. Sabendo que o título e o formato do conteúdo tiveram um bom desempenho, você pode usar essas informações para criar algo melhor.
5) Sprout Social
Sprout Social é uma plataforma de análise social que agrega dados de todas as principais redes sociais e os organiza em relatórios fáceis de entender. A plataforma inclui ferramentas de análise, engajamento, publicação e escuta social.
Cada marca, grande ou pequena, pode se beneficiar por saber o que seus concorrentes estão fazendo nas redes sociais. O Sprout Social ajuda a identificar tendências, táticas e desafios à medida que você planeja seus esforços de marketing.
QUIZ
Você está fazendo a divulgação correta da sua marca nas redes sociais? Clique no botão abaixo, faça o quiz e descubra!
6) Social Mention
Não seria ótimo saber tudo o que todo mundo está dizendo na Internet sobre você ou sua empresa em um só lugar? O Social Mention pode te ajudar!
A plataforma pesquisa em mais de 100 serviços de mídia social, como Facebook, Twitter, Instagram, blogs, imagens, vídeos etc, por menções à sua marca, fornecendo os resultados em uma única lista. Também vasculha.
Como qualquer outro mecanismo de pesquisa, você pesquisa determinadas palavras-chave ou frases-chave que deseja rastrear e a Social Mention retorna uma lista de resultados que você pode filtrar. A menção social fornece quatro métricas principais para ajudá-lo a compreender o sucesso de sua presença social:
- Força: mede a intensidade com que suas palavras-chave são discutidas nas redes sociais.
- Sentimento: isso dá a você uma ideia de menções positivas versus menções negativas.
- Paixão: quanto maior for sua pontuação de paixão, mais pessoas discutirão repetidamente suas palavras-chave.
- Alcance: mede a amplitude de influência – ou seja, quantos autores únicos estão mencionando suas palavras-chave.
Conclusão
Esperamos que este texto tenha te ajudado a entender a importância de analisar a concorrência e como você pode colocar essa estratégia em prática na sua empresa.
Como pode perceber, essa técnica é realmente valiosa e pode impactar muito as vendas do seu e-commerce!
E já que estamos falando de CTA, quero te convidar a baixar o nosso Guia Completo do Inbound Marketing
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