A importância da identidade visual para o sucesso da sua empresa

Você está a par da importância da identidade visual para uma empresa?

Em um mercado cada vez mais concorrido, é preciso ter consciência que diversos fatores podem contribuir para o sucesso de uma organização. Pensando nisso, preparamos um artigo completo que vai te mostrar a importância da identidade visual para sua empresa.

Neste conteúdo, você vai descobrir:

  • O que é identidade visual;
  • Qual é a diferença entre marca, identidade visual e branding;
  • Quais são os principais elementos de uma identidade visual;
  • Quais são as vantagens presentes nesse conceito;
  • E muito mais.

Por esse motivo, não deixe de ler o post até o final! 

O que é identidade visual? 

Antes de qualquer coisa, é preciso compreender o que define, de fato, uma identidade visual

De maneira resumida, trata-se da união de elementos visuais e gráficos, que juntos, compõem um conceito que irá definir as características presentes em sua organização. 

Ou seja, por meio de uma identidade visual bem elaborada, você será capaz de transmitir os valores e os objetivos presentes em seu negócio, de maneira natural e com muito mais personalidade.

Essa solução ainda contribui diretamente para a consolidação da sua marca no mercado, tornando sua empresa mais conhecida e colocando seus produtos e ideias em evidência.

Além de tudo isso, esse conjunto de informações também pode potencializar o poder de comunicação da sua empresa.

Diferença entre marca, identidade visual e branding

O mundo da comunicação visual pode ser um tanto confuso para quem não está tão habituado com o tema, por isso, é preciso ter bastante cuidado com alguns conceitos que, apesar de se complementarem, são consideravelmente diferentes.

Ao trazermos essa situação para a temática deste conteúdo, termos como marca, branding e identidade visual, são exemplos que costumam ser utilizados de forma deliberada e sem muita distinção.

Para que você possa entender melhor, vou explicar cada um dos conceitos logo abaixo, assim, você poderá identificar onde elas se encontram no contexto da sua empresa.

Marca

Ela pode ser considerada como um símbolo gráfico que representa uma empresa visualmente. Ao mesmo tempo, quando pensamos de maneira mais ampla, também podemos determinar que a divulgação da marca é uma das atividades responsáveis por estabelecer a percepção do público perante o seu negócio.

Branding

É uma tática desenvolvida com o objetivo de construir o posicionamento da sua empresa em relação ao mercado. Em outras palavras, uma organização que conta com valores, planos, experiências, linguagem e conceitos bem definidos, muito provavelmente já investiu em ações de branding.

Identidade visual

Sabemos que essa definição já foi explicada no tópico anterior. Porém, é importante trazer esse ponto de volta, pois a identidade visual pode ser marcada pelo encontro dos conceitos teóricos e práticos do branding, com os elementos visuais presentes em uma marca

Além do mais, ela carrega consigo uma espécie de manual de instruções, item extremamente importante para manter a coerência nas diferentes aplicações da sua empresa. 

Papelaria, uniforme, itens de decoração, embalagem, blog, publicações para redes sociais, fachadas de loja, todas essas demandas tendem a ganhar mais destaque quando são produzidas com base em um projeto de identidade visual inteligente.

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Principais elementos de uma identidade visual

Logo

Esse pode ser considerado um dos aspectos mais importantes de uma identidade visual, afinal, um logotipo tem como objetivo realçar a marca, tornando-a memorável e facilmente reconhecível. 

Por meio de uma logo bem desenvolvida, é possível fazer com que o seu público sinta a presença da sua empresa apenas com características visuais básicas. Quer um exemplo de como isso funciona? 

Então imagine uma lanchonete que tem um logotipo representado por uma letra grande e amarela

Pensou no McDonalds? Então não se preocupe, pois você não está sozinho!

Isso acontece porque as pessoas costumam ser muito expostas aos logos das empresas, e quando elas já se mostram consolidadas, se torna quase impossível desassociá-las desses elementos.

Por esse motivo, é importante dedicar tempo e esforço para criar um conceito poderoso e bem pensado, dessa forma, você será capaz de implementá-lo de diversas maneiras.

E lembre-se: é preciso garantir que seu logotipo seja identificável em diferentes tamanhos e dispositivos, contemplando desde a fachada de uma loja, até os ícones de um site ou aplicativo mobile.

Quer outra dica de ouro? Então evite comprar um logotipo pronto em bancos de imagens, pois além de serem, na maioria das vezes, genéricos, eles dificilmente irão transmitir as mensagens e ideias que estão indexadas na sua organização.

Paleta de cores

As cores de uma marca podem ser os principais diferenciadores e identificadores de um produto. Quando pensamos na Coca-Cola, por exemplo, automaticamente relacionamos com os tons de vermelho. E esse é apenas um exemplo da relevância presente nesse tipo de seleção. 

Para definir suas escolhas de maneira mais assertiva, é preciso, primeiramente, estudar e compreender os significados presentes na psicologia das cores, afinal, trata-se de um tema que está totalmente conectado com as emoções das pessoas. 

Cores mal utilizadas, podem confundir ou causar sensações negativas no consumidor da sua empresa, por outro lado, quando esse aspecto está bem alinhado, é possível transmitir tudo o que há de melhor e mais importante no seu negócio.

Durante essa etapa, também é imprescindível levar em conta as características da sua persona, afinal, condições demográficas e culturais podem atribuir conceitos diferentes para um mesmo tom.

Mascote

Algumas empresas também complementam a concepção da identidade visual com a criação de um mascote, seja ele um animal, objeto, ou mesmo um personagem humano. 

Essa estratégia é bastante válida, pois promove um vínculo mais próximo com o público, de uma forma mais lúdica e divertida.

Tipografia 

A tipografia também ocupa um papel extremamente relevante na identidade visual de uma marca. De maneira resumida, se trata das características textuais da sua composição, incluindo fonte, tamanho, estilo e legibilidade.

Ícones

Trata-se de um elemento visual, geralmente pequeno, e que é utilizado para complementar o logotipo. No entanto, em alguns conceitos, é possível que o ícone se torne a principal representação de uma marca. 

Como no caso da Nike, que utiliza a concepção da asa de uma estátua grega, ou do Instagram, que é representado por uma versão minimalista de uma câmera.

A importância da identidade visual: vantagens para sua empresa

Agora que você já sabe no que consiste uma identidade visual, chegou a hora de descobrir porque esse conceito é tão importante para a sua empresa. Confira abaixo os principais motivos:

  • Agrega mais valor às suas soluções;
  • Contribui para campanhas de marketing digital;
  • Potencializa a imagem do seu negócio em relação ao mercado;
  • Promove um posicionamento pleno da sua marca;
  • Cria uma comunicação mais próxima com seu público-alvo;
  • Destaca sua empresa da concorrência;
  • Aumenta a credibilidade da sua organização;
  • Entre diversos outros.

Não deixe de investir na identidade visual do seu negócio

Espero que este conteúdo tenha te mostrado o tamanho da importância da identidade visual para sua organização, afinal, se trata de um aspecto capaz de impactar a sua empresa de maneira direta.

Além de garantir mais personalidade para sua marca, esse investimento também pode proporcionar uma identificação mais próxima com o seu público-alvo.

Contudo, é necessário ter em mente que o processo de criação visual não é uma tarefa tão simples. Por isso, é importante poder contar com a ajuda de profissionais capacitados nessa área, para que assim, seja possível garantir um resultado à altura do seu negócio. 

Além do mais, nessas horas, contratar uma agência de marketing digital pode ser uma ótima solução. Dessa forma, você terá o auxílio de especialistas no assunto, que poderão te ajudar durante todas as etapas de desenvolvimento da sua identidade visual.

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